quarta-feira, 15 de junho de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum Parte 04

  16 - Alter Ego


 Alter Ego foi lançado em 2011 pela RetroSouls, a mesma empresa de Old Tower e Yazzie - está se tornando uma das minhas produtoras favoritas. Aqui temos um alter ego que troca de lugar com a gente quando nos convém para resolver os puzzles. Esse alter ego se movimenta de forma contrária ao nosso personagem, é espelhado; precisamos desviar dos inimigos e coletar as frutinhas para passar de fase. Recebeu uma continuação em 2014 com a mesma jogabilidade, mas melhora gráficos e sons. 


(clique para ler mais)



  17 - Travel Through Time Vol 1


  Não sou do tipo que gosta de jogos de carro, me acho péssima, mas Travel Through Time, da empresa Zosnya é tão impressionante que tive que dar uma chance. O jogo não faz desfeita e me impressionou ainda mais quando descobri que tem história: Somos o personagem Sven Larsson, que está interessado em corrida de carros, e se envolve nisso. Eu até então achava que era apenas um jogo de corrida casual, quando alguém abruptamente me para. Meu pensamento inicial foi de que podia ser a policia vindo me dar multa, mas era somente o tio do personagem me mandando tomar cuidado; sugestão que não levei a sério, aumentei ainda mais a velocidade e meu carro chocou com um trem em movimento. Viu crianças? levem a sério os sinais de transito. Isso foi apresentado numa cutscene muito bem animada, e o preto e branco dá um ar noar condizente com o tempo que quer transmitir, que suponho ser entre a década de 50 aos 80. O jogo respeita física de colisão; meu carro deteriorava quando batia, e se eu batesse em uma placa, essa mesma placa voava pra longe. Pelo que li, ele tem uma variedade boa de carros e de desafios, e como podem ver também, uma história igualmente interessante. (jogo de 2021).


  18 - Marsmare: Alienation


   "Marsmare: Alienation" é um plataforma de ação onde você precisa fugir dos aliens que te abduziram. Você precisa tomar cuidado, porque as vidas são poucas, precisa gerenciar com cuidado seus recursos, pois as balas de sua arma também não são infinitas. O jogo não é de todo injusto, visto que há checkpoints no decorrer das fases. São ao todo 5 áreas diferentes: o laboratório, as cavernas, a fábrica, o porto espacial e a superfície de marte - esse você só consegue alcançar se possuir a roupa de astronauta. O jogo tem mapa, um mapa relativamente longo, mas só mostra o que você já explorou. O jogo é muito bem animado, tem uma ótima música e jogabilidade precisa. (jogo de 2020).


  19 - Multidude


  Outro jogo de puzzle da RetroSouls, no jogo controlamos até 2 ou 3 robôs na mesma fase, que termina quando todos conseguem atravessar uma porta. Por vezes esses robôs precisam trabalhar em equipe, e alguns tem habilidades especiais. São 30 fases no total, e o jogo conta com uma jogabilidade simples e acessível, uma boa palheta de cores e uma boa música. (jogo de 2014).


  20 - Tiki Taca


 Atic Atac foi um dos jogos mais conhecidos do ZX Spectrum; ele se tratava de um explorador de calabouços cheio de inimigos, onde precisavamos interagir com chaves adequadas para portas diferentes. Algumas portas só eram acessíveis para determinado personagem. Ao todo eram 3: O servo, o mago e o espadachim, e cada um tinha também seu tipo de ataque próprio. O jogo foi criado pela Ultimate Play the game em 1983, empresa que mais tarde se tornaria a Rare, sendo hoje parte da gigante Microsoft. Tiki Taca foi uma tentativa de fã de recriar Atic Atac nos moldes da engine de Knight Lore, um jogo pseudo 3D isométrico de puzzle que também fez muito sucesso na época. Devo dizer que senti falta da cor nos inimigos, porém em partes o jogo se tornou melhor: não preciso mais clicar em space para coletar as chaves das portas, pois elas já coletam sozinhas quando passamos por ela. (jogo de 2019). 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário