terça-feira, 21 de junho de 2022

Alguns jogos de ZX Spectrum feito por brasileiros.

  A Lenda de Gavea


  "A Lenda de Gavea" é um adventure de texto lançado em 1987, foi produto criativo de Luiz F. Morales e Degiovane. A história é baseada em uma montanha real, onde dizem haver relatos de experiência ovni e discos voadores. O jogo tem sistema de fome e sede, e também recebeu uma versão para MSX. (Pode ser adquirido no site da Bitnamic),




Amazônia


   Dos mesmos criadores de "A Lenda de Gavea", dois anos antes, em 1985, "Amazônia" que é considerado o primeiro jogo brasileiro foi lançado. Como o nome indica, se situa na conhecida floresta brasileira; nele sobrevivemos a um acidente de avião, e precisamos com astucia sobreviver a seus perigos, dentre eles: Armadilhas, feras, animais selvagens entre outros. (Ganhou uma versão especial atualizada em 2020 pela Bitnamic).


Devwill Too


 Jogo criado por brasileiros, para PC, ZX Spectrum, Mega Drive e também para o MSX. Teve participação do Paulo Andrés - cara muito talentoso. É um plataforma arcade onde controlamos um diabinho, e ganhamos mais pontos quando pulamos em vários inimigos consecutivamente. Também adquirimos novas habilidades quando alcançamos relíquias escondidas (Jogo de 2021, pode ser comprado no site oficial da amaweks ou no itch.io).


Zoinho no Jardim dos Tolos.

  
 Zoinho é um ciclope gordinho que acabou por algum motivo no "Jardim dos Tolos", lugar macabro onde o perigo é constante. O jogo é um puzzle pseudo 3D no estilo de Knight Lore. O Jardim dos tolos seria uma referência ao Jardim de São Paulo - que é cheio de Zoinhos, critica foda. São 70 telas onde nosso colega Zoinho precisa coletar livros de conhecimento e machados, para assim conseguir realizar seu ultimo desafio. (Produzido pelo Ricardo Nunes em 2021, e pode ser adquirido no site da Bitnamic).


Virgil's Purgatory


  Jogo do mesmo criador de Devwill Too, vale ressaltar que "Virgil's Purgatory" ganhou o prêmio de melhor jogo luso-brasileiro para ZX Spectrum em 2021. A história do jogo A Divina Comédia com elementos regionais da arte brasileira, sendo uma delas a literatura de cordel. É um plataforma metroidvania, onde nosso personagem precisa explorar e usar seu crânio de gado como arma contra seus inimigos. (Jogo de 2021, pode ser comprado no site oficial da amaweks ou no itch.io).


Laserbirds


  Laserbirds é um jogo de arcade muito similar a Space Invaders; a diferença porém é a quantidade de inimigos e a velocidade que eles nos atacam. Aqui quanto mais tu demora para matar o primeiro inimigo do mapa, mais ele te metralha. Quando você passa de fase sua vida é recuperada, e dependendo da fase os inimigos começam a se movimentar caoticamente. O jogo tem uma história épica, embora isso só seja mostrado em sua página do itch.io. Quanto mais você manda os alienígenas para o inferno, mais você ganha pontos. É um jogo justo com uma dificuldade crescente, e caso você seja um bom jogador que gosta do desafio, pode entrar para o Hall of Champions - algo impossível para uma simples camponesa, que chegou na fase 13 de 129 (Lançado em 2020 pelo Wilton).

Carga de Profundidade


  Numa realidade alternativa a Alemanha desiste de atacar a União Soviética e o palco de tudo se passa no ocidente; inclusive invadiram Portugal, fazendo muitos Tugas se mudarem para a África ou para o Brasil. Dentro de um contratorpedeiro, você deve desviar dos ataques advindos dos submarinos do inimigo. Você também deve controlar a linha horizontal para cima e para baixo, assim como a posição do seu veiculo. O jogo tem tempo, e a quantidade de pontos que tu perde ao ser atingido é maior do que a que você ganha se acertar o inimigo. "Carga de profundidade", não tem suporte a controles, mas tem uma jogabilidade bem intuitiva, foi programada em comemoração da edição de número 40 da revista Micro Sistemas. Ficou em quarto lugar na categoria PT\BR na Planeta Sinclair GOTY 2021 (Produzido pelo Filipe Veiga em 2021, está como gratuito no site itch.io, mas deixem um cafezinho pra ele! )


Nenhum comentário:

Postar um comentário