segunda-feira, 18 de julho de 2022

Jogos criativos de MSX n2

01 - Circus Charlie.


  Esse jogo eu conheci pelo nintendinho, e prefiro ela somente por nostalgia, pois a versão do MSX não fica para trás. As duas versões tem uma fase a menos se comparado ao original do arcade, mas continua com um scroll e paleta bem colorida. O jogo é um plataforma que se passa num circo, e controlamos um palhaço apresentando 5 espetáculos, ou seja: 5 apresentações. Na primeira fase há montaria de leão e pulos sobre anéis de fogo. Na segunda driblamos macacos andando na corda bamba.  Na terceira nos equilibramos sobre bolas, e na quarta montamos a cavalo pulando sobre plataformas. A quinta é a mais odiada: Pular sobre cordas e tambores, nunca acertei o ritmo do salto. Depois dessa o jogo entra em loop. O tempo é limitado, mas não é injusto, e se não me falta a memória caso faça pontuação de 10 mil consegue uma vida. Pode ser jogado em multiplayer, mas cada um na sua partida, e se quiser dificuldade pode experimentar o modo hard. Só sinto falta da comemoração do palhaço quando ele chega no final da fase. Clássico da Konami, foi lançado em 1984.


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02 - Super Cabra (Homebrew).


  O Goat Simulator do MSX, o jogo é aparentemente uma paródia de "Super Cobra", onde ao invés de iniciar com um helicóptero, jogamos com uma cabra dando saltinhos e comendo maçãs. Precisamos desviar dos inimigos estáticos e em movimento, e o tempo é curto e está em contagem regressiva. Nosso objetivo é chegar do outro lado da tela. Também pode ser jogado em co-op. Jogo de 2022, participou do MSXbasic.


03 - Catpots (Homebrew).


  Cats Pots foi inspirado em Crackpots do Atari. É um jogo simples e fofo onde controlamos um gato, querendo infernizar a vida dos ratos que querem subir a cerca. Não deixe eles invadirem seu território! Jogue os vasos de planta neles! A cada inimigo derrotado ganhamos pontos, e podemos competir pra ver quem ganha mais contra um amigo. Gato encapetado. O que tudo indica foi desenvolvido por um brasileiro e lançado em 2020.


04 - Keystone Kapers.


  Keystone Kapers foi lançado inicialmente para Atari 2600 em 1983, e é um dos sucessos da Activision. O jogo é tipo a brincadeira de policia e ladrão, somos um segurança tentando capturar um foragido. Perdemos uma vida caso o contador acabe ou caso percamos o foragido de vista; o que não é difícil devido aos obstáculos. São várias telas interligadas formando um só cenário, e nos situamos pelo minimapa abaixo. As fases são diversificadas, e a dificuldade vai aumentando em seu decorrer, progressivamente. A versão do MSX parece muito semelhante ao do colecovision, que tem uns pequenos adicional gráfico se comparado ao atari. O mais importante para mim é que agora os bonequinhos tem rosto. A versão de MSX foi lançada em 1984.


05 - Arm Wrestler (Homebrew).


  Mini-Game simples de quebra de braço. É resumidamente um click simulator, a diferença é que aqui você pode ganhar ou perder, as teclas para clicar vão mudando de acordo com o tempo e a dificuldade idem. É um jogo que exige reflexos, mas eu não me diverti muito, não é meu tipo de jogo. Também senti falta de um modo co-op. Foi lançado em 2021 e participou do MSXdev21


06 - Cow Abductors (Homebrew).


  Amo aliens, até hoje sou fã do Lilo e Stich, mas não faço ideia de onde originou a ideia de que Aliens abduzem vacas. É estranho? É, mas não deixa de ser engraçado. Imagina um jogo focado nisso? Abduza o maior número de vacas que o seu amigo! Nada de errar e levar o cachorrinho como pet. Há 3 velocidades e pode também ser jogado contra a cpu. Foi lançado em 2009 e participou da MSXdev9 ficando em sexto lugar. 


07 - Cheating Wives (Homebrew).


 Não jogue esse jogo ser for paranoico e tem medo de levar chifre. O jogo se passa em um prédio e você tem um número limitado de chances para encontrar a mulher infiel abrindo as janelas dos moradores. Quando erramos os moradores olham para o lado, sugerindo que direção está a traíra. É um jogo focado em score e eu não consegui ir muito longe. Apesar do conceito, não tem nenhuma imagem sugestiva. Foi lançado em 2005 e participou da MSXdev05.



3 comentários:

  1. Circus Charlie disparado um jogo complicado, também conheci nos clones do Nes, a música era algo viciante, mas sentia dificuldade em sua jogabilidade, raramente conseguia ir muito longe, e quanto conseguia não passava do ultimo show.

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    1. Assistindo um video com vários jogos de NES, reparei que essa da música ser viciante está em vários títulos. Um antigo professor meu disse que as máquinas de cassa-níquel viciava através do som, que é o mesmo efeito de alguns jogos casuais recentes como o Candy Crush. Talvez por vários jogos de NES serem adaptações do arcade, talvez, por isso a música grude tanto na cabeça. Até o final da adolescência não passava do ultimo show, o ultimo show era um teste de paciência.

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  2. Meu problema no "Circus Charlie" sempre fora o quarto estágio.
    O último é bem tranquilo se você pegar o tempo certo, basta esperar um ciclo inteiro, isso é, a corda ir e vir, e na segunda vinda, você pular; se fizer isso, é bem capaz de ir saltando sem parar até o fim.

    No mais, eu odiava a musiquinha ; `c´)

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