quarta-feira, 27 de julho de 2022

Jogos criativos de MSX n3

01 - Binary Land


 "Binary Land" foi lançado pela Hudson soft para MSX em 1984; o jogo recebeu ports para outros sistemas japôneses, inclusive o famicon. No jogo controlamos 2 humanos em uma espécie de labirinto de uma tela só, ambos se movimentam juntos, porém de forma espelhada. Você também pode usar um spray para matar os insetos e destruir as teias de aranha - se algum personagem ficar preso, o outro tem que ajudar. Você tem tempo, e cada inimigo morto aumenta seu score; se você for pego pelos insetos ou deixar o tempo acabar, você perde uma vida. O objetivo é levar ambos os personagens para o fim do labirinto, o lugar marcado com um coração. Com o tempo vai aparecendo mais obstáculos, exemplo do passarinho que troca seus personagens de lugar. Alguns itens podem ajudar, um que me lembro torna os personagens invencíveis, mas o tempo do contador acaba correndo mais rápido. São 17 fases ao total ao som de Erik Satie - com o tempo, a música fica sim um pouco repetitivo, depois disso o jogo entra em loop. Também possui fases bonus onde você tentará adquirir mais vidas. Eu conheço mais a versão de NES que foi lançada um ano depois; e nessa versão os humanos apaixonados são trocados por pinguins. Ganhou um port de fã para o ZX Spectrum em 2020.


(clique para ler mais...)


02 - Mr Swing of the Window Cleaning Company


  Jogo da Compile lançado para MSX no ano de 1984. O jogo de relance lembra uma cópia de Crazy Climber, mas seu objetivo é diferente, afinal, não só precisamos subir os edifícios como também limpar suas janelas imundas. Só podemos andar onde há janelas, e precisamos desviar de monstros. É um jogo arcade e a musiquinha é alegre, mas não sei dizer se tem um final ou se o loop é infinito. Agora falando sério: Pessoal da segurança do trabalho acabaria multando o edifício, onde já se viu limpar janelas sem um andaime? 



 03 - Hitsuji Yai - Pretty Sheep.


 Em "Pretty Sheep" controlamos um pastor que precisa levar as ovelhas até cercado antes do dia terminar; O jogo não marca isso através de um cronômetro, nós ganhamos noção disso analisando o céu que vai mudando de cor e a movimentação do sol. O maior desafio é fazer uma ovelha não sair enquanto você vai buscar outra, e no decorrer  aparece um lobo querendo te lograr. As vezes sua pontuação aumenta quando consegue beijar a dama. Foi lançado pela Hudson - conhecida por Bomberman -, em 1984.



04 - Poppaq the fish.


 Poppaq the Fish é um jogo simpático com uma mensagem importante embutida: A preservação ambiental, mais especificamente, a vida marinha. Aqui controlamos um peixinho que solta bolhas; fato que correlacionei a bubble bubble. Essas bolhas servem para derrotar os inimigos ambientais, que é a poluição, aqui caracterizado como: Garrafas pet e bules que são jogados do navio, ou mesmo em outras fases petróleo vazando de galões no oceano. Tenho impressão que infelizmente a barra de poluição não diminui, porém ao menos reseta quando vamos para uma nova fase. Começa a aparecer outros bichos marinhos nas fases posteriores, mas acho que não são nocivos, servem só para atrapalhar mesmo. É divertido, e a graça é conseguir a melhor pontuação, todavia, sinto que os sprites piscam muito com a quantidade de objetos na tela, me deixando as vezes confusa. Foi lançado no japão em 1984.

 

05 - Arm Wrestling (Homebrew).


  Jogo de esporte lançado em 2004 onde jogamos partidas de queda de braço; Não confundam com Arm Wrestler que participou da MSXdev21, diferente dele esse jogo permite um modo co-op competitivo, você pode brigar com seu amigo para ver quem esmaga botões. Mas apesar dos gráficos serem bem animados e bonitos, aconselho mais você ir fazer queda de braço na vida real, faz bem pro corpo e sua saúde agradece. Eu também agradeço, não quero ver nenhum leitor dedicado doente!



06 - Flyguy (Homebrew).


 Flyguy foi lançado em 2021 e participou da MSXdev21.Nele controlamos um mosquito que ficou preso numa teia que é ninho de aranhas, está infestado! Por algum motivo, você precisa coletar pílulas para passar de fase, e se alguma aranha consegui acessar essa pílula antes de você ela fica mais rápida. Tenho impressão que o jogo é aleatório: o formato da teia, onde nosso personagem começa e como as pilhas são espalhadas. A movimentação é em grid, e o jogo tem marcação de tempo, e se formos pego pelo inimigo aparece uma animação da aranha enrolando o mosquito na teia. Não sei dizer se tem um final ou é loop infinito, não consegui ir muito longe - acho que minha pontuação foi 17 mil -, mas é bem divertido e merecia uma classificação melhor na MSXde21.


07 - Telebunnie.


  Esse jogo é uma cópia de PAC-MAN onde controlamos um coelho. Assim como ele a visão é top down, e a jogabilidade é arcade: Precisamos coletar todas os corações e desviar das cobras. O complicado é que deram a tarefa para o pequeno coelho de guiar a tartaruga, apertando espace mais a seta você marca o caminho que ele deve perpassar; Assim ele coleta frutas diversas que são transformadas em um coração. Se o coelho não coletar esses corações eles mucham, e podem ser mortais se a tartaruga alcançá-la; se o coração ficar sozinho por muito tempo ele vira um mosquito e tenta matar o coelho. Se uma cobra passa pelo coração mucho ele se torna uma cenoura, assim o coelho pode comê-la e ganhar poderes necessários para derrotar as cobras. Gostei muito da movimentação do coelho, ela é bem suave e característica, mas são tantas mecânicas legais que ao mesmo tempo não faz nenhum sentido lógico. Foi lançado em 1983.


2 comentários:

  1. Interessante que Kiku-san, o programador de Binary Land, estava enamorado quando programou o jogo. A transformação dos personagens, de humanos para pinguins, foi bem infeliz nisso, porque tirou parte da coisa romântica ;T-T) mas o programador botou lá um segredo, então, se você reiniciar o jogo apertando A+B, vai aparecer uma mensagem de amor de Kiku-san.

    Há uma versão alternativa, um cartucho dourado, feita após a saída de Kiku-san da Hudson, homenageando dois funcionários da Hudson que estavam para casar; por muito tempo esse boato circulou como lenda, mas o Takahashi-san, antigo diretor da Hudson, confirmou que ela existia uns anos atrás.

    Eu amo esse jogo, e também é um jogo feito de amor, lol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu conheci primeiro a versão de NES, eu tenho muito apego por ela, mas é muito interessante essa curiosidade! É bem fofo.

      Excluir