sexta-feira, 8 de julho de 2022

110 Novos para jogar no seu MSX!

   Fiz Posts separados, mas aqui vai abranger tudo!

1 - Los Amores de Brunilda


  "Los Amores de Brunilda", é um jogo de rpg muito colorido e carismático, porém não se deixe levar pelas aparências, é um jogo psicológico profundo, que trata de fé e supertição. Nele temos batalhas que se assemelham a um jogo de ritmo, conversa e exploração. Tem também uma versão para Spectrum e Amstrad CPC. (Jogo lançado em 2019).


(clique para ler mais...)


2 - Duckstroma


 Duckstroma é um jogo de plataforma lançado para MSX e ZX Spectrum em 2020. No jogo controlamos um pato cujo o trabalho é entregar 8 disketes para um cliente, mas isso não é uma tarefa muito fácil, pois eles estão localizados no laboratório subterrâneo do primo do cliente. Podemos interagir com alavancas, e nosso pato tem a habilidade de soltar um ovo que explode fazendo nosso pulo mais alto. É um jogo bem polido e tem músicas legais.  


3 - Invasion of the Zombie Monster.



  Nesse jogo de 2010 controlamos um garoto cuja missão é salvar a namorada que foi sequestrada por uma sombra escura, que também está ameaçando a cidade com sua escuridão. Agora cabe a ele, escolhido pela lua, com seus poderes mágicos, ultrapassar uma gama de aliens e zumbis. Esse jogo é difícil de arcade, me lembra uma mistura de Ghouls and Ghosts com as piadas de Zombies ates my Neighboors. Tem uma versão para ZX Spectrum e outra para Amstrad CPC.



 4 - Yazzie


 Em Yazzie controlamos um bonequinho branco que precisa coletar moedas, porém ele pode cavar para se livrar dos inimigos, isso me lembrou o arcade Lode Runner.  (Jogo Lançado em 2019)



5 - The Menace from Triton


  "The Menace from Triton", é considerado um clone de R Type; ele é um shooter lançado para MSX em 2020 com inovações do tempo atual, aliás, ele participou do concurso de Homebrews para o MSX do mesmo ano. Há uma ameaça na galáxia, que está lutando pelo espaço que os humanos estavam até então colonizando.  No jogo temos bastante customização, e no decorrer há upgrades; o scrooling é suave, e os chefes até que são criativos.


6 - Malaika



  Malaika nada mais é que um clone de Bubble Bubble, onde no lugar do dragãozinho controlamos uma menina das cavernas que joga ovos em slimes. Jogo de puzzle de 2013. Eu acho os gráficos bem bonitinhos.



7 - Cocoa and the Time Machine.


   É uma série que já possui 2 títulos: "Cocoa and the Time Machine", e "Cocoa Twenty Four Hour Pasley People", esse segundo por enquanto exclusivo do ZX Spectrum. O jogo parece inspirado em Monty Mole, porém aqui controlamos um coelhinho de nome Cocoa; é um puzzle de plataforma vertical onde devemos interagir com os objetos. O jogo é um port do ZX Spectrum, e tem tradução para o português. (Jogo lançado em 2020)  É bem cartoon e engraçado, sempre que algum inimigo se machuca o coelho grita: "Não foi minha culpa".


8 - Devwill Too


  Jogo criado por brasileiros, para PC, ZX Spectrum, Mega Drive e também para o MSX. É um plataforma arcade onde controlamos um diabinho, e ganhamos mais pontos quando pulamos em vários inimigos consecutivamente. (Jogo de 2021, pode ser comprado no site oficial da amaweks ou no itch.io).



9 - Mutants from the Deep.


  Duas pessoas estão preocupadas com o vazamento de óleo na água; entre eles um mergulhador engenheiro de petrolífera, e a outra uma sereia que está sendo afetada por morar nas profundezas. Você pode escolher um dos personagens para explorar. É praticamente um jogo de navinha onde controlamos um humanoide, e se passa embaixo do mar. (jogo de 2021).



10 - Night Knight


 Night Knight é um jogo arcade de plataforma; nosso personagem precisa desviar dos inimigos enquanto colore o chão; assim que estiver tudo pintado, abre a porta para o próximo nível. Tem gráficos bem charmosos e coloridos. (jogo de 2019).


11 - Astro Monsters.


 "Astro Monsters" é um shoot'em up de 1996, saiu um ano depois do final do MSX. Nele controlamos um robô, e disparamos contra outros seres de metal numa batalha espacial. A dificuldade é gradual, mas pode ficar impossível para quem não tem bons reflexos; por vezes senti que os inimigos tinham inteligência artificial e me seguiam, eles tem uma variedade boa de movimentação, e inovação é sempre bem vinda nesse gênero. 


12 - Malaika Prehistoric Quest.


  "Malaika Prehistoric Quest", trás de volta nossa menina das cavernas da Karoshi Corporation, mas dessa vez numa aventura side scrooling ao estilo Mario Bros, onde pulamos em inimigos e coletamos itens para ganhar vidas. O jogo é suave e colorido, tem um gráfico bem bacana para o MSX1, devo dizer que fiquei impressionada. Único ponto negativo que enxergo, e talvez mal valeria à pena citar, foi o reaproveitamento das músicas do jogo anterior -, porém se trata de um indie, e já vi empresas grandes e famosas fazerem tão igual ou pior. (jogo de 2006)


13 - Pitman.


  Parece que na comunidade ninguém dá a mínima, ou subestimam esse jogo. Nosso objetivo aqui é coletar todos os cristais, e para isso precisamos empurrar os blocos. Esse puzzle de 2021 me lembrou Cat Trap de gameboy, porém sem a mecânica de voltar no tempo; aqui você perde vidas mesmo caso seja esmagado ou caia em um buraco.


14 - Crash! Pacocche.


  "Crash!Pacocche", é um puzzle onde controlamos um cubo que precisa coletar todos os balões. Mas, deve-se tomar cuidado por onde anda, porque o chão pode sumir, ou escorregar; a física depende do ambiente, e o jogo vai mostrando mais ambientes com novas gimmicks para quebrar a cabeça no seu decorrer. Sua música é relaxante, é bem vibe de anos 90. (jogo de 2004).

15 - Traffic Jam.


  Já imaginou ser frentista? Você vai experimentar algo similar em Traffic Jam, a diferença é que não vai receber por isso, o máximo que vai ter é motivação da personagem ao lado, que é sua colega de trabalho. Brincadeiras aparte, o jogo é divertido e simples; você precisa movimentar os carros amontoados para conseguir atravessar na rua com o seu. Ao todo são 40 fases, e produzido pela Imanok em 2006.

16 - Monster Hunter.


  Sendo a fã de RPG que sou, Monster Hunter foi o jogo da lista que mais me interessou. Criado em 2006, o jogo participou e ganhou da competição MSXdev06, e foi o primeiro jogo de MSX criado pelo Alberto e sua produtora Nerlaska. Na competição exigia-se que a rom tivesse no máximo 128k, porém após o evento o jogo recebeu um update para 512 com mais gráficos, mapas e etc. Em "Monster Hunter", você é um caçador de monstros, que durante suas buscas se vê preso numa terra da qual não consegue sair. A visão do jogo é top down, e as batalhas são em turnos.


17 - Caos Begin.


  Jogo de anime fortemente inspirado em Maze of Gallious. Em uma era de trevas, em que Ares está a conspirar contra o pai de todos Zeus, levando caos a humanidade, diminuindo sua influência e a autoridade do mesmo. Você é Zineu; um rei e paladino, e sua amiga Aleena, uma amazona a quem tem forte apreço. Por ser considerada bonita, Aleena acaba atraindo os olhos de Zeus, que a engravida. Isso acaba por atiçar a raiva de sua esposa Hera, que se junta a Ares; ambos acabam por sequestrá-la, levando-a para uma prisão infernal. Você deve agora, descer essa prisão, a fim de salvar sua amiga e o bebê de seu ventre. O jogo é um aventura 2D com elementos de RPG lançado pela Hikaru em 2007. Você precisa explorar e derrotar inimigos, interagir com objetos e equipamentos. Você tem uma barra de experiência que ao atingir o máximo, recupera seu HP e aumenta um pouco da vitalidade permanentemente. Por vezes recebemos descrição sobre o bem estar do personagem e também falas do mesmo Vi uma referência a fala de Castlevania: "Die Monster! You don't belong to this World!".

18 - Hans Adventure.


 Hans Adventure é um jogo de aventura point click que exige a exploração de um labirinto. Você precisa ajudar o senhor Hans a sair da mina na qual acabou caindo e ficou preso. Foi produzido pela The Pets Mode em 2010, e é uma versão melhorada de Escape from Dwarves Goldmire, ganhou também remaster com gráficos melhorados e com a adição de criador de fases em 2018. O jogo já era bonito, ficou ainda mais bonito e completo. Ele participou e ficou em terceiro lugar no MSXdev10.


19 - Manbow 2.


  Como o nome já revela, "Manbow 2" se trata de uma continuação não licenciada do Space Manbow do MSX. Não se compara ao original, que é um clássico aclamado, talvez teria sido melhor financeiramente se tivessem utilizado de outro nome, pois fãs do original criticaram que, embora os gráficos tenham se mostrado superiores, passou por muitas vezes uma vibe diferente, principalmente na sua música. Mas é um jogo decente se usarmos a visão técnica: tem ótimo scroll, sprites bonitos e muitas vezes grandes e impressionantes. Não percam a experiência, é algo para se jogar com a mente aberta, sem se ater ao saudosismo.

20 - Heroes Arena.


  Esse jogo participou do MSXdev10, acredito que venceu. Nele vemos uma combinação bem feita de Pong com Penguin Wars. No jogo precisamos com a nossa bola quebrar todos os sprites atrás do campo do adversário; podemos soltar especiais e caso a bola acerte o inimigo de jeito deixamo-lo atordoado. O cartoon desse jogo é bem charmoso e as músicas são bem animadas. Alguns personagens de jogos conhecidos da Konami aparecem aqui e são jogáveis. (Imanok, 2010).


21 - Bombaman Extra Ammo.


  Começamos em uma cidade, na qual interagimos igual a num rpg, e somos levamos a um cemitério, onde a mãe de Yumi, o personagem principal está enterrada. Uma sombra aparece e diz para ele visitar o templo. O legal desse jogo é o modo história, que não tinha no homebrew Bomberman 2 - que não é do mesmo autor. Outra coisa legal a se ressaltar, é que tem tradução para o português e um editor de fases. Tem boa música e bons gráficos, mas não gostei do modo battle, achei pouco diversificado. Sugiro não jogar no modo difícil, pois você vai penar. (jogo de 2008).

22 - Alter Ego


  Alter Ego foi lançado em 2011 pela RetroSouls, a mesma empresa de Old Tower e Yazzie - está se tornando uma das minhas produtoras favoritas. Aqui temos um alter ego que troca de lugar com a gente quando nos convém para resolver os puzzles. Esse alter ego se movimenta de forma contrária ao nosso personagem, é espelhado; precisamos desviar dos inimigos e coletar as frutinhas para passar de fase. Tem uma versão para ZX Spectrum, mas prefiro a do MSX. Recebeu uma continuação em 2014 com a mesma jogabilidade, mas melhora gráficos e sons.


23 - British Bob.


  Jogo freeware lançado em 2017, participou da MSXdev e ficou em quarto lugar. A história gira em torno de um ladrão que robou todos os biscoitos e chás da Inglaterra, e cabe a Bob recuperá-los. É um jogo de arcade onde temos que coletar itens e desviar dos inimigos, o mesmo para os pingos de chuva. Quando conseguimos entrar na cabine eletrônica passamos de fase. 


24 - The Secret Code: Mystery City.


  Jogo brasileiro lançado em 2020; também pode ser jogado em inglês ou espanhol. Mystery City parece ter algum envolvimento com a revista Clube do MSX, ou foi lançado pela primeira vez lá, e só muito tempo depois teve uma edição de luxo. O jogo tem um ar noar, e fala de um policial em crise de meia idade. É um jogo focado inteiramente em texto, e tem puzzles a se resolver relacionado a eles.


25 - SHMUP!


 "SHUMP!", é um horizontal shootem'up cuja a história é sobre aliens invadindo a terra. Ele participou do MSXdev13. No jogo atiramos em inimigos e qualquer outro objeto que bloqueie nosso caminho, assim ganhando pontos de score; se uma nave é atingida, somos transferida para a outra se ela aparecer a tempo na tela. Tem sistema de fusão que é ativada depois que coletamos bastante combustível, nos tornando mais forte por certo período de tempo. O jogo tem um scroll bem agradável. (jogo de 2013).


26 - Zombie Incident.



 "Zombie Incident", participou do MSXdev11; ganhou também uma versão para 3DS em 2015. Aqui controlamos uma menina, chamada Nana, em um jogo de plataforma grid based cheio de creaturas zumbificadas. O jogo tem gráficos bonitos e uma ost bem bonita. (jogo de 2012).


27 - Montana John and the Templar's Treasure.


  Montana John é um jogo de aventura lançado em 2008, onde controlamos John, que está na busca do tesouro dos templários. Ele descobre sua localização através do diário que herdou de seu tio. É um jogo de exploração com elementos de rpg - tendo em vista que sua vitalidade aumenta quando a numero de xp atinge seu máximo. Tem puzzles e inimigos horrendos. Sinceramente, esse jogo me lembra Indiana Jones, e parece ser inspirado por clássicos em ambiente similar - tais como Spelunker e Rick Dangerous. (jogo de 2008).


28 - Txupinazo!


  "Txupinazo", é resumidamente um simulador de fuga. Aqui você tem que fugir o mais rápido que pode dos bois malucos, tomando o cuidado necessário para tropeçar ou esbarrar nas pessoas ao seu lado. Tá ai, um jogo simples, engraçado e divertido. Tem boas cores e um bom scroll (jogo da Imanok, 2007).


29 - Griel's Quest for the Sangraal.


 "Griel's Quest for the Sangraal", é um jogo de labirinto e lógica. Deve-se coletar e usar as armas nos inimigos certos. Conta sobre um cavaleiro em busca do cálice sagrado. É um jogo de puzzle, e acho que não tem penalidade se você morrer. Participou do MSXdev5. (jogo de 2005).


30 - Majikazo.


  Majikazo é outro jogo no formato Arcade, onde devemos atirar magias nos inimigos, quebrar blocos e pegar itens para aumentar o score. Também precisamos juntar chaves para ir abrindo a porta para o próximo nível. O jogo tem gráficos coloridos e música muito boa. Parece ter uma versão para ZX Spectrum e Colecovision (jogo de 2006).


 31-  Sword of Ianna


   Você é um barbaro de nome Jarkum, cujo os ancestrais no passado derrotaram um grande mal. Após longos períodos de paz e calmaria, chegou a sua vez de enfrentar o mesmo destino: Derrotar o Lorde do Caos. O jogo produzido pela Retroworks é inspirado em Severance: The Blade of Darkness, um jogo 3D de ação lançado para PC em 2001, e pode ser considerado uma sequencia 2D do mesmo. Ele possui bons gráficos e uma movimentação bem suave; Me lembra uma mistura de Conan com Prince of Persia as vezes. Foi lançado em 2017 e também conta com uma versão para ZX Spectrum e Amstrad CPC. 


32 - Virgil's Purgatory


  Jogo do mesmo criador de Devwill Too, vale ressaltar que "Virgil's Purgatory" ganhou o prêmio de melhor jogo luso-brasileiro para ZX Spectrum em 2021. A história do jogo A Divina Comédia com elementos regionais da arte brasileira, sendo uma delas a literatura de cordel. É um plataforma metroidvania, onde nosso personagem precisa explorar e usar seu crânio de gado como arma contra seus inimigos. (Jogo de 2021, pode ser comprado no site oficial da amaweks ou no itch.io).


33 - Prisoner of War


 
  Como o próprio nome revela, você é um prisioneiro de guerra tentando escapar. É um jogo de ação e stealth bastante inspirado em Metal Gear Solid, a maior diferença no entanto, é que pode ser jogado no MSX1. Tem bastante suspense e é bem colorido. Foi lançado em 2018.


34 - Retaliot


  Retaliot é um Shoot'em up com uma pegada arcade. Seus gráficos são bem impressionantes para o MSX, com scroll suave, paralax e design moderno. O esquema das fases não é algo em movimento, você explora ela de forma similar a Fantasy Zone, só que aqui seus inimigos são alienígenas. No decorrer essas fases mostram diversidade, tais como: montanhas de neve e pirâmides de areia. Poderia ao menos ter uma trilha sonora e power ups, mas nada que atrapalhe a excelente jogatina. 


35 - Metal Dragon


  Metal Dragon de 2021 é um jogo de Run'n Gun. A história se passa na guerra fria, onde a filha de um presidente foi sequestrada, e temendo um conflito mundial, mandam o melhor espião para salvá-la. Não contavam, no entanto, que esse soldado não gostava de stealth, preferindo então matar tudo que vê pela frente. Se trata de um jogo frenético, e em muito lembra uma versão caseira de Shock Troopers da SNK, talvez tenha sido inspirado por ela? Não sei... Tem também uma versão para Mega Drive. 


36 - Relevo's Snowboarding


  Relevo's Snowboarding, como revela o nome, é um jogo de esporte na neve, mais especificamente o snowboarding. Aqui você é participante de um torneio, e deve lutar não só contra o relógio como desviar de obstáculos. Com sprites e jogabilidade simples, porém com paleta colorida e um som que entra na cabeça. É uma carta de amor aos clássicos produzidos pela Konami nos anos 80, lançado em 2020.



37 - Yokai no Atsuki Tatakai


  Jogo de ação com elementos de RPG lançado pela Paxanga em 2017; nele você é um monge que ao procurar paz no cemitério, e acaba encontra-se com a filha de um Yokai que precisa da sua ajuda para enfrentar outros Yokais pelo caminho. É um jogo carismático e colorido, com áudio igualmente excelente. 


38 - Children of the Night.


  "Ninguém pode matar o que já está morto", e assim Vlad, que imaginavam há séculos estar morto, acorda como filho da noite. Aparentemente há outros monstros infestando o lugar, e você suspeita que há algo de muito pior por trás de tudo isso. Children of Night é inspirado no clássico de Bram Stoker: Dracula. Apresenta em sua ambientação grandes cenários coloridos, música boa, e usa de ação e puzzles como elemento principal. Tem também elementos de rpg (Jogo de 2018).


39 - Blue Warrior



  Blue Warrior lançado em 2000, nada mais é que um clone de Knightmare. Uma pedra valiosa teria sido uma reliquia capaz de proteger as plantações de Gamourla, porém após uma grande invasão de monstros, essa pedra teria sumido. Todos os soldados do rei foram derrotados, menos você, o Blue Warrior. Possui gráficos coloridos, mas é a música que mais se sobressai. O jogo apresenta alguns slowdowns, mas continua jogável, talvez por isso seja menos frenético que Knightmare. 


40 - Teodoro no Sabe Volar


  Junte-se a Teodoro, um pássaro que não sabe voar, na sua quest de subir a mais alta torre e assim alertar o reino do ataque inimigo. Teodoro que sempre foi bobo da côrte agora terá que agir como soldado. É um plataforma de exploração, com vários upgrades espalhados pelo mapa. Ele ganhou em primeiro lugar no MSXdev12. Tem também versão para ZX Spectrum e Amstrad CPC

41 - Myths and Dragons


  Myths of Dragons é uma homenagem aos clássicos briga de rua da Capcom ambientados em D&D. É um arcade com elementos de rpg, possuindo sistema de leveis e dinheiro; dinheiro esse que pode ser usado em lojas na melhoria do inventário. O jogo pode ser jogado com um amigo no modo cooperativo, e se você não morrer no decorrer pode abrir extras. Foi lançado em 2017 pela Kai Magazine.

42 - XSpelunker


  Como seria Spelunker se fosse bom? Brincadeira! Esse jogo é fortemente inspirado por ele, no sentido de você ser um aventureiro interessado em expedição. Você pode explorar, pular e coletar itens. São 12 fases de geração procedural, tornando o jogo a cada jogatina desafiador. Não é de forma alguma um jogo fácil. Participou e ganhou no MSXdev17 (Jogo lançado em 2017).



43 - The Sorrow of Gadhlan'thur


  A lenda diz que um objeto mágico ajudou um rei orc de nome Gadhlan'thur a conquistar muitas coisas no mundo, porém esse objeto se virou contra ele, levando embora tudo que ele amava. Dizem que ele morreu infeliz e sozinho, e esse objeto ou reliquia passou a se chamar "A tristeza de Gadhlan'thur". O jogo é uma mistura de ação com rpg, tendo um ambiente aberto para ser explorado; nele podemos encontrar novos objetos e novas habilidades, que serão necessárias para acessar lugares novos no mapa. (Jogo da Kai Magazine de 2019)



44 - Life on Mars


 Após perderem contato com o primeiro grupo de expedição a lua, os estados unidos mandam reforços: e esse reforço é você! Trate agora de encontrar as pistas do que ocorreu, investigando as profundas aguas descobertas de marte. É um jogo ao estilo metroid, com boa ambientação e gráficos. Ganhou um remake para a steam em 2017 (Jogo da Kai Magazine de 2015).



45 - Sector 88


  "Sector 88" também é um jogo publicado pela Kai Magazine; nele temos um shoot'em up com elementos de rpg, e história que nos é mostrada em forma de visual novel. O jogo conta com scroll suave e paralax, São no total11 missões, 10 visuais e 3 finais diferentes. Foi lançado em 2016.



46 - Raven


  Raven é um jogo de puzzle onde você controla um ursinho. Aqui você precisa pular nas plataformas até que elas percam a cor, e no decorrer precisa desviar dos inimigos, que vão aumentando gradativamente. Tem uma pegada arcade, e você também ganha pontos caso consiga atingir algum inimigo, o que é deveras difícil. Participou do MSXdev21 e ficou em quarto lugar (Jogo de 2021).


47 - Lotus F3


  "Lotus F3" é um jogo de corrida com visão em top down lançado em 2007, e é um jogo que impressiona pelo seu scroll suave. Nele há 3 modos de jogo: corrida única, campeonato e corra contra o tempo; nesse ultimo você pode pegar o código da sua pontuação e colocar no site oficial, dentro do ranking oficial. Tem uma jogabilidade simples, porém muito bem executada e com bons efeitos sonoros. Eu sinceramente, continuo péssima em jogos de carro.



48 - Tina's Adventure Island


  Inspirado por Adventure Island, e possuindo mecânicas similares, Tina's Adventure é um plataforma onde precisamos derrotar inimigos e pegar frutas, assim como coletar dinheiro para gastar nas lojinhas do final da fase; onde podemos adquirir mais power ups. É um jogo casual, optando assim por não te penalizar quando acaba suas vidas. A história é totalmente invertida para o gênero: Precisamos ajudar Tina a salvar seu namorado. Dependendo da sua versão do MSX, o jogo pode ter uma paleta de cores bonita e scroll suave. (Jogo de 2016).



49 - Pretty Kingdom


 Pretty Kingdom me lembra graficamente The Stone of Wisdom, mas não se deixe enganar, pois é muito mais simples - além de que o jogo citado tinha alguns elementos de rpg, e parecia ser ambientado no Egito. Aqui precisamos coletar todos os blocos amarelos a fim de passar de fase, subindo um nível da torre. No decorrer de cada fase aparecem desafios e mecânicas diferentes; entre elas a de não poder quebrar os blocos rígidos, tendo que movê-los para fazer caminho. O jogo participou do MSXdev14 (Jogo de 2014).



50 - Jailbreak


  Jaillbreak é um jogo de carro de labirintos, onde estamos fugindo da policia. No decorrer nosso carro precisa parar para abastecer, caso contrário o jogo acaba por falta de combustível. Precisamos também tomar cuidado para não bater em outros carros. (Jogo de 2010).


51 - Singular Stone


  Singular Stone, nome que da origem ao jogo, se trata de um santuário num planeta distante. Robôs invadem esse planeta ameaçando suas riquezas e soberania. É um rpg de ação, com direito a lugares a se explorar e bons puzzles. O jogo tem uma arte bonita de anime como podem ver. (Jogo de 2020).


52 - Subacuatic


  Subacuatic é um jogo de labirintos que se passa no fundo do mar, aliás o jogo até simula as ondas da água visualmente. Nosso personagem é um arqueólogo que tem fobia de água - por mais incrivel que pareça -, mas aceitou o desafio de explorar o fundo do mar para encontrar riquezas perdidas. Assim, tendo tesouros em mão, seu pedido de casamento para com a filha de um magnata seria aceito. Aqui no jogo o personagem boia, e temos que forçar o personagem para baixo, driblando o peso da água; tem também o sistema de oxigênio, que se acabar o personagem morre. Não é no entanto uma briga com o relógio, podendo quando possível voltar a superfície para recuperar o fôlego. Participou e ficou em segundo lugar no MSXdev12, também tem uma versão para ZX Spectrum (Jogo de 2012).



53 - The Fall of Prometheus


  The Fall of Prometheus é um jogo de puzzle ambientado um lugar folclórico, onde precisamos coletar todas as chamas acesas a fim de abrir a porta para o próximo nível. No decorrer esse desafio vai se tornando mais difícil, exigindo que não apenas desviemos de inimigos, como percorramos labirintos a procura de alavancas e chaves para abrir caminho. É um jogo colorido e tem uma boa atmosfera. A música é boa, mas pode ficar repetitiva (Jogo de 2021).

54 - Xracing


 Xracing é um jogo de corrida com visão em top down; o que aprecio, lembra-me carrinhos de brinquedo. Nele temos um agente que troca ideias com a gente, que tenta nos animar e tira nossas duvidas. O jogo conta com um bom paralax e bons efeitos sonoros, uma quantidade variada de pistas, podendo adquirir e pagar por mais carros depois. É um jogo difícil, mas é questão de costume, e depois que pega o jeito fica bem divertido! Participou do MSXdev18 ficando em décimo segundo lugar. (Jogo de 2019).


55 - Tales of Popolon


  Tales of Popolon é impressionante se levar em conta seus efeitos 3D para o MSX1! Aqui controlamos Popolon, muito conhecido por nós do clássico da Konami - Acho interessante que na área dos homebrews sempre há aparições nostálgicas -, agora ele terá que passar por outro desafio em um castelo, a fim de derrotar outras forças malignas. É um jogo de ação e aventura, com uma certa variedade de inimigos e puzzles para se resolver. As vezes o gameplay pode aparentar meio travado, seria interessante se ganhasse um update de velocidade, exigindo mais memória claro. O jogo participou do MSXdev17 (Jogo de 2017).


56 - The Cure


  The Cure nada mais é que um clone de Castlevania, a maior diferença no entanto está na arte em anime, e alguns inimigos chibi. A história fala de monstros que ficam mais fracos depois de uma centena de anos, porém um ser maligno, o mais maligno de todos descobriu uma forma de se manter cada vez mais forte usando sangue de uma jovem humana, maldade que nosso herói não pôde aceitar calado. Ele se direciona, segurando seu chicote, ao covil do inimigo, destroçando todo monstro que está a sua frente. O jogo participou do MSXdev5, cujo o desafio era fazer um jogo com um número limite de espaço. Ganhou em primeiro lugar. (Jogo de 2005).


57 - Ninja Savior


  Histórias falam de uma vila pacifica no Japão, porém algum dia na calada da noite fantasmas atacam a cidade. Para derrotá-los, e trazer de volta a paz, cabe a você como ninja derrotar essas entidades. A jogabilidade se resume a coleta de amuletos religiosos, tomando o cuidado devido de não bater em nenhum obstáculo. É um jogo com pegada arcade, e como tal o mais importante é o número da sua pontuação. O jogo participou do MSXdev15 (Jogo de 2015).


58 - Life on Earth


   Você é uma cientista, que ao tentar evitar a extinção em massa dos humanos, causa uma explosão no prédio do laboratório. No laboratório, onde estudavam um vírus advindo de marte, vários integrantes de sua equipe mutacionaram, tornando-se criaturas extremamente ferozes. Agora tu é tida como terrorista e assassina, e a policia está a sua procura. É um jogo frenético, com vibe de filme de ação cyberpunk dos anos 80, cheio de explosões e fanservice, com direito a gráficos soberbos. (Jogo da Kai Magazine, 2018).


59 - Grey Wolf


  Grey Wolf é um jogo de ação e tiro em primeira pessoa; Nele controlamos um robô gigante, que precisa se movimentar e mirar nos inimigos. Em algumas fases há uma espécie de parallax vertical (desconheço o termo), algo similar ao que é feito em Space Harrier, dando a impressão de profundidade e pseudo-3D. Conta com ótimos gráficos e bosses para se derrotar. (Jogo de 2017).



60 - Zero and the Castle of Infinite Sadness


  Jogo de arcade que fala de um castelo que leva tristeza as pessoas. Tristeza essa capaz de levar as pessoas ao suicídio. O governo manda tropas para destruir esse castelo, todavia, tudo sem sucesso. Zero consegue adentrar o local, será que ele diferente do resto, conseguirá atravessar as entidades malignas e trazer paz novamente ao mundo? São 80 fases com 3 níveis de dificuldade. O jogo conta com intro, animações de mortes diversas, e um paralax no chão que para mim não precisava; todavia da um ar de anos 80, como se fosse aquele chão de boate. Entendo que o objetivo é colorir todo o chão, só senti falta de uma trilha sonora. Participou do MSXdev14 e ficou em quarto lugar (Jogo de 2014).


61 - Seleniak


  Seleniak é um jogo de navinha old-school, lançado em 2004. Nele controlamos uma mulher bonita em sua nave, que foi mandada para o espaço derrotar aliens hostis. É um jogo com uma boa paleta de cores e um bom scroll, idem para efeitos sonoros. A fase sempre muda após derrotar 32 aliens, aparecendo outros de cor diferente e movimentação diferente, tornando a dificuldade gradualmente mais difícil. Participou do MSXdev4.

62 - Genesis Dawn of the New Day


  Jogo também Shoot'em up, só que dessa vez de 2012. A história segue o velho clichê de ataque de seres extraterrestres, porém a humanidade não estava preparada para algo tão abrupto, imprevisível. Cabe a você visitar cinco planetas para juntar pedaços de uma nave, capaz de garantir de volta a segurança da humanidade.  O jogo pode não ter os melhores gráficos e um scroll perfeito, mas compensa muito pela jogabilidade. O jogo tem mecânicas próprias e power ups diferentes, além dos planetas serem bem diferentes entre si. Também foi lançado para ZX Spectrum.


63 - Amazônia (2020)


    Dos mesmos criadores de "A Lenda de Gavea", dois anos antes, em 1985, "Amazônia" que é considerado o primeiro jogo brasileiro foi lançado. Como o nome indica, se situa na conhecida floresta brasileira; nele sobrevivemos a um acidente de avião, e precisamos com astucia sobreviver a seus perigos, dentre eles: Armadilhas, feras, animais selvagens entre outros. (Ganhou uma versão especial atualizada em 2020 pela Bitnamic).


64 - Bitlogic - A Cyberpunk Arcade Adventure


  Bitlogic é um jogo de ação e aventura ambientado em um universo cyberpunk. Nosso personagem acorda vazio, sem pano de fundo, praticamente jogado naquele ambiente cheio de robô, e está a procura de respostas. Esses robôs são hostis, e você deve usar a arma que esteve com você esse tempo todo. O personagem não consegue pular, muitas vezes para conseguir mirar no inimigo deve-se aproveitar os degraus do cenário. O jogo tem sistema de score dando uma pegada arcade, e um mapa para se situar. Participou do MSXdev15.



65 - The Awakening


  The Awakening é um jogo de aventura e exploração top down lançado em 2019. O cenário é um mundo pós-apocaliptico cheio de radiação, porém colorido e cheio de florestas, Você precisa derrotar mutantes com a sua arma e encontrar o terminal certo para ativar o "protocolo icarus". É um jogo com um mapa extenso, com um todo de duzentas telas. É um jogo com gráficos bonitos e lore interessante. 



66 - Westen House


  Westen House é um jogo de aventura point-click focado em puzzles, foi lançado em 2021. Nele controlamos o professor Edward Kelvin, que recebeu a missão de encontrar notas de um amigo doente, antes da nova família se apossar e ir morar na residência. Ele é um jogo isométrico, na vibe de Batman e Head Over Heels - que foi inspiração para o autor. É um jogo charmoso, com sprites grandes, ótimos gráficos e uma música animada.


67 - BlockPuzzle


  BlockPuzzle é um jogo casual de puzzle lançado em 2020. É um jogo bem underground, nem achei vídeo dele na internet. Sua jogabilidade é similar a tetris, porém os blocos não vão caindo, e você já tem algumas peças amontoadas na tela. Você encaixa novas peças sem poder mudar o ângulo delas; sua única opção caso seja impossível o encaixe é trocar por outras duas peças que são carregadas ao lado. Ao fazer uma linha, o amontoado vai sendo eliminado. O jogo contém ao todo 6 dificuldades, e sendo um arcade o foco principal é o nível da pontuação. Junte-se a um colega para ver que faz a pontuação maior.



68 - L'Abbaye des Morts


 Em L'Abbaye des Morts controlamos um orador religioso, que tenta escapar dos cruzados contrários a sua crença. Ele acaba, no entanto, indo parar dentro de uma igreja mal assombrada. Você tem um número limitado de vidas, e precisa explorar esse lugar, tomando cuidado para não esbarrar nos inimigos. Precisa juntar itens e dicas espalhadas no caminho. Também foi lançado para PC, C64, NES, Mega-Drive e muitas outras plataformas. (Jogo de 2020).

69 - Tere-kinesis 


 Em Tere-kineses controlamos uma mulher diferentona com poderes de levitar objetos, dai o nome Telekinese. Precisamos então, com a força da mente, controlar os objetos pelos caminhos e desviando dos obstáculos. É um jogo de puzzle deveras desafiador, pois exige habilidade e é 100% controle. (Jogo de 2021).



70 - Deep Dungeon


 Deep Dungeon é um jogo de RPG dungeon crawler que aparenta em muito um clone de rogue. Nossa quest é encontrar um amuleto de família de família que foi roubado por um mago maligno; tal amuleto é contém a prova de nossa linhagem real, sendo assim sucessores do trono do reino. Topamos descer a dungeon, e aqui precisamos explorar o mapa, coletar equipamentos e derrotar monstros. O jogo tem uma jogabilidade simples, mas deveras viciante. Participou e ganhou no MSXdev08 e foi relançado com melhorias em 2010. Também recebeu um port para colecovision.


71 - Stevedore

74 - Stray Cat


  Stray Cat é praticamente um runner, um gênero comum hoje em dia nos celulares, mas vemos desde inicio que o jogo exala amor. Controlamos uma gatinha de rua pulando entre os edifícios se desviando das caixas e dos inimigos, que podem muitas vezes serem pombos. Temos um número limitado de vidas, e embora aparente casul, o jogo tem final. Participou do MSXdev09 (jogo de 2009).


76 - S.O.L.O


 S.O.LO se passa num planeta com milhares de robôs abandonados a própria sorte, tendo apenas uma inteligência artificial como tutor. Porém alguma substância desconhecida está afetando os circuitos e a mente de outros robôs. No jogo nosso robô tem vários upgrades, mas tendo espaço para somente 1 chip de expansão, só pode usar um de cada vez. Esses upgrades podem servir de arma para matar outros robôs, mas muitas das vezes se pode optar apenas por desviar deles. Entre os upgrades está voar, atirar, e etc. Precisamos explorar 5 lugares e juntar recursos para a nossa espaçonave, que também possui sua própria fase e chefe. É um jogo de plataforma com puzzles, com uma música boa e boa ambientação. Participou do MSXdev21 (Jogo de 2021).


 - Suite Macabre.


  No meio do nada fica hotel cujos boatos relatam fenômenos paranormais. Você no entanto, precisa adentrá-lo a fim de procurar seu mentor desaparecido, pois há boatos de que ali ele foi avistado. Ao fazer isso você repara ter cometido o maior erro da sua vida. É um jogo de aventura com pitadas de terror, precisamos desviar e derrotar inimigos, como também pular plataformas e resolver pequenos puzzles. Os gráficos é o que mais chama a atenção desse jogo, o único porém é que ele é muito curto. Tem uma versão para ZX Spectrum Next (Jogo de 2020).

79 - Multiverse.


 Multiverse é um jogo de ação e plataforma, onde controlamos 2 personagens: O filho de um cientista e seu cachorro. Com eles, exploramos o multiverso e suas diversas realidades paralelas a procura do Dr. Scott. É um jogo de tela parada - ou seja, sem scroll - , mas são no total 128 telas, tornando o jogo grande. Sua arte é carismática e a música memorável. Foi lançado em 2009 e pode vir uma versão para colecovision.



80 - Hibernated 1 - This Place is Death


 Esse é o primeiro jogo de uma trilogia que se passa no universo de Olivia Lund, que após 200 anos dormindo numa nave interespacial acorda, sem sinais da humanidade e com naves alienígenas a espreita. Sua única companhia é uma inteligencia artificial. O jogo é um adventure de texto, daqueles que fizeram muito sucesso no inicio da computação, e como tal precisamos digitar palavras ou sentenças. Encontre o sentido da vida! (Jogo de 2019 com sequência em produção). Também foi lançado para Commodore 64, Commodore Amiga, Atari ST, Amstrad CPC, ZX Spectrum e MSDOS. 


81 - Sudden Burst 


  Sudden Burst é um jogo de ação e tiro com pegada arcade lançado em 2021. O personagem é tipo um rambo dos anos 80 - cheio de músculos, ódio e testosterona - seu objetivo é libertar uma população de terroristas fanáticos. Porém, por conta dos gráficos pesados e detalhados, não chega nem de perto a ser algo frenético de um Contra da Konami, mas dá sim para se divertir.

82 - SkyJaguar 2


 SkyJaguar 2 é um Shoot'em up lançado em 2021. Muito provavelmente é inspirado em Sky Jaguar de 1984 da Konami. A história gira em torno de derrotar rebeldes da federação galáctica de forma rápida e efetiva, isso em 6 áreas diferentes. No jogo possuímos vários power ups e enfrentamos diversos chefes. Aparenta ter um design de fases bem caprichado. O jogo foi lançado em 2 versões, a primeira de MSX1 e a segunda de MSXVR, com gráficos surpreendentes.


 83 - Black Sea - Treasure Hunters


  Dentro das águas negras, um homem em seu submarino procura tesouros desconhecidos, tomando cuidado devido com os moradores das profundezas. O oxigênio é limitado, e você precisa assim parar nos portos para recarregar - você perde uma vida se o limite chegar a zero. Achei a música muito similar a um remix da area de mapa do Final Fantasy 1, e achei engraçado quando achei um gameboy no fundo do mar - creio ter sido uma referência. As vezes precisamos interagir com chaves e também tomar cuidado com as bolas de ferro. O jogo é um explorador de labirinto lançado em 2022 no itch.io, e tem também uma versão para Amstrad e ZX Spectrum.

84 - Phantomas: Saga Infinity 


 Phantomas: Saga Infinity é muito provavelmente inspirado pelo titulo Phantomas de 1986. Aqui nesse jogo de 2006 exploramos uma fabrica onde androids são produzidos, e onde nosso personagem também foi desenvolvido. Tal lugar é propriedade de uma civilização antiga intergaláctica que causou muito caos e destronou reis. Nosso objetivo é destruir 10 dispositivos de autodestruição, mas certos lugares só podem ser acessados com uma chave, que geralmente estão localizados numa sala especifica. Também podem haver armadilhas nessas salas especificas. No jogo só podemos desviar os inimigos, e subir plataformas dando pulos baixos ou altos. De alguma maneira me lembrou a jogabilidade de Monty Mole com o personagem principal e Abul Simbel, mas alguns inimigos também me lembraram a arte de Cauldron. O jogo foi lançado em 2006 e também conta com versão para ZX Spectrum e Amstrad CPC, e o universo foi expandido pelo criador, que fez outro homebrew para ZX Spectrum no mesmo cenário - vide Phantomasa. 



85 - Virus LQP-79


 Virus LQP-79 é um jogo de tiro multidirecional, onde controlamos uma menina tentando se proteger na sua cidade que foi infestada de zumbis. São 64 fases pequenas onde, além de matar hordas de zumbis, você precisa resgatar 2 ou mais sobreviventes esparramados. Os zumbis podem soltar dinheiro - que aumenta sua pontuação - vida, ou power ups básicos que aumentam a quantidade de tiros. Assim que você acha todos os sobreviventes, o tempo entra em contagem regressiva e você precisa encontrar a saída. O jogo saiu em 2018 e participou da MSXdev18.


86 - Doro Fighter 


  Doro Fighter é um clone de dificuldade mais acessível que Road Fighter. O jogo tem scroll vertical relativamente liso e uma paleta de cores simples. São 40 carros, juntando corações você fica mais rápido, e ao alcançar 9 vai para a velocidade máxima. O jogo pode ser meio repetitivo, mas tem uma diversidade boa de telas. Foi lançado em 2016.



87 - Origm


  Origm é um shoot'em up com uma proposta interessante: Você precisa mudar a cor da bala para conseguir atingir o inimigo da mesma cor. A nave não tem liberdade de movimento, podendo apenas movimentar para a horizontal, deixando a seta de cima e de baixo livre para controlar a paleta de cor de nossos projeteis. Os inimigos estão em constante movimento, mas caso não consiga atingi-los à tempo, tens ainda a chance de desviar deles. É um jogo de arcade focado principalmente em pontuação; seria muito interessante que o autor desenvolvesse essa ideia para algum titulo posterior. Foi lançado em 2021, e seu autor também produziu "Storm Rescue", um jogo onde resgatamos náufragos da tempestade com um helicóptero.


88 - Gelatino 2

  Gelatino 2 é um jogo colorido de puzzle plataforma, cujo objetivo é salvar nossos amigos. A proposta é a mesma que de seu antecessor, porém obviamente trazendo melhores gráficos, assim como efeitos de luz. São ao todo 45 amigos que você precisa salvar, também precisamos tomar cuidado com os inimigos e suas armadilhas, assim como coletar itens. Se trata de um jogo expressivo, com charme e uma boa trilha sonora. Foi lançado em 2021.


89 - Danger Tower


 Danger Tower é um jogo de puzzle onde o desafio é tentar sobreviver por até 60 segundos em cada fase. É um jogo curto, tendo ao todo 15 fases. Graficamente lembra muito The Stone of Wisdom, embora sua jogabilidade seja totalmente diferente. O jogo foi lançado em 2008 e participou da MSXdev08, também ganhou prêmio de obra mais original. Recebeu um port para colecovision.



90 - Mr. Cracksman


  O Senhor Cracksman é um ladrão muito conhecido, que decide roubar uma das maiores fortunas do mundo - fortuna essa que foi depositada num banco. A policia no entanto, sabe de suas intenções e está a sua procura. Tome cuidado para não ser pego! Se trata de um jogo viciante de arcade onde precisamos coletar todas as moedas, para assim ser transportado para níveis mais difíceis. Foi lançado em 2013 e participou da MSXdev14.

 91 - Sekaikei Girl 


   Não consigo decifrar a história desse jogo, pois o site do desenvolvedor está em japonês, mas é resumidamente um jogo de terror lançado em 2020 com a jogabilidade de Athletic Land e Cabbage Patch Kids: São várias telas divididas com desafios que incluem desviar ou pular de objetos, mas tendo aqui um teor sinistro.


 92 - Kinoko

 Jogo com uma pegada arcade lançado em 2011: Nele somos uma menina que aparenta ser a chapeuzinho vermelho, e precisa coletar os cogumelos e levá-los para sua cesta. Os cogumelos tem pés e te seguem em linha, dando a impressão de uma adaptação do jogo da cobrinha. Nas outras fases aparecem outros inimigos como toupeiras fazendo obstáculos e lobos roubando seus cogumelos. Só senti falta de música nesse jogo, pois o gráfico é bem agradável


93 - Drillman


 Esse é outro jogo bem desconhecido: Nele controlamos um robô escavador que quer chegar ao centro da terra, e no decorrer precisa coletar itens, principalmente combustível. Se o personagem ficar muito tempo parado ele morre, porque a tela se movimenta e você alcança os espetos. O jogo é de 2013 e tem uma jogabilidade simples, porém viciante. A única reclamação que tenho é que não fica claro a forma que se usa os itens que coletamos, eu vejo chaves mas não consigo abrir as portas.

94 - Alien Confination


 Alien Confination é um jogo de plataforma e puzzle lançado em 2021. Nele aliens invadiram a nossa nave, a tripulação sumiu, e resta a você escapar junto com seu gato. No jogo precisamos resolver uma sequência de ações, muitas vezes desviar dos inimigos, pular, ativar e desativar botões, coletar chaves. Não é um gênero novo, mas foi bem executado.

95 - Zombie Near


 Zombie Near é um jogo de ação e labirintos, e como o próprio nome sugere, precisamos derrotar zumbis; maior parte deles é burro, mas as vezes aparece alguns de outra cor que se movimentam de forma diferente. A quantidade que você derrota influencia na sua pontuação, e você pode jogar essa aventura com um amigo. No meio do labirinto encontramos pessoas perdidas e kits de primeiros socorros também. Eu sinceramente, nunca gostei da temática de zumbis, mas é legal ver algo mais na pegada de ação aqui. O jogo é de 2010 e participou do MSXdev10, ficando em segundo lugar.


 96 - Dribol

 Em Dribol controlamos um robô que precisa reparar a nave - nave esta que por um desastre está para colidir com uma estrela. Será ele capaz de resolver esse problema a tempo, salvar a si e a tripulação adormecida? A história me lembra Alien 8, mas executada de forma diferente é claro. Precisamos explorar a nave e ir reparando seus mecanismos, enquanto o pequeno robô fala com a gente.


97 - Randoom

  Randoom é um jogo de arcade com gráficos simples mas uma proposta interessante. Nele somos um bloco policial, e precisamos capturar blocos criminosos e colocá-los na cadeia. Cada fase há um layout diferente onde precisamos nos esgueirar e pular, e a cada erro perdemos uma vida. Algumas fases contam com easter eggs e referências. O jogo é de 2022, tem uma versão para C64 e está participando do MSXdev22.


98 - Nayade Resistance


  Nayade Resistance nada mais é que um clone de Gladius, não chega no entanto a superá-lo, pois se trata de um jogo considerado curto. Em apresentação, acho-o muito bonito e cheio de desafios - apesar do scroll não ser suave. A música também é muito bacana. Mas não é um jogo para mim, acho-o muito difícil, nem consegui ativar os misseis. Participou da MSXdev14.

 99 - Alien Attack


  A história de Alien Atack se passa no futuro em 2421, onde os humanos depois de seus conflitos - dentre eles guerras e pandemias - resolve a superpopulação explorando e colonizando outros planetas. Todavia, parecia inútil sair para fora do sistema solar, até que encontraram outro sistema habitável. O jogo é um  shoot'em up vertical, e embora o scroll não seja suave, ele compensa com a variedade de inimigos, cenários e power ups. Foi lançado em 2021 e participou da MSXdev21 ficando em primeiro lugar.

100 - Spring Warrior

  Colorir o chão é legal desde City Conection, desde então vejo muitos homebrews usando e modificando a formula. Nesse jogo de 2016 controlamos uma cabra e precisamos além de desviar dos inimigos, colorir todo o chão de verde e mato, além de coletar todos os cristais para ai sim passar de fase. 

   No decorrer percebi que havia mais jogos bons, e não somente 100, me sentiria mal de deixar esses jogos de fora!


101 - Kyokugen


  Digo que estava na duvida sobre colocar jogos que foram feitos antes dos anos 2000, pois como já falei em grupos, não consigo ter a noção de qual foi o ultimo jogo lançado no fim da vida útil da plataforma. Por isso muitos bons podem ter ficado de fora, justamente pela minha falta de conhecimento - principalmente os que passam entre 1994 e 1996 (Ducktales, Pumpkin Adventure). Alguns no entanto eu realmente descartei em ultima hora pela quantidade de flickering ou lag, num nível absurdo que não me permitia continuar jogando e passando o jogo. No entanto, isso não acontece com Kyokugen de 1997, um shoot'em up vertical frenético, cheio de personagens a escolher - cada um com sua força e power up diferentes. O scroll é suave, e a diversidade de inimigos e animação é bacana, gosto muito dos personagens de anime, o único porém é a barreira da língua. Nível técnico primoroso.


102 - Nuts


 Nuts tem nada a ver com Nuts e Milk - por algum motivo, o tio Google me redireciona para esse jogo. Ele está mais para uma homenagem ao briga de rua de rua River City Ransom; cheio de porradaria, animações debochadas e comédia. Começamos em nossa casa, assistindo pela tv a noticia de nossa fuga do sanatório, e que oficiais estão nos caçando. Passe por várias fases na companhia de um amigo! Jogo de 1998.


103 - Storm Rescue

 Em Storm Rescue estamos no controle de um helicóptero tentando salvar vitimas de naufrágio produzidas pela tempestade. É um jogo de arcade produzido por um brasileiro - é o mesmo que fez Origm. De alguma forma me lembra Choplifter, foi lançado em 2022.


104 - Dr.Pill

 Conheço poucos simuladores nessa plataforma, Dr.Pill é um deles. Nele você simula o dia-a-dia de um médico interagindo com seus pacientes. Precisa lidar com seu temperamento sarcástico, e muitas vezes alguns desaforos. O jogo possui gráficos simples, e se foca só nas expressões dos personagens, diálogos e opções do menu. Foi uma ideia bem diferente, e ganhou o MSXdev9 em 2009.

  

105 - Jumping Llama


  Outro jogo com conceito e jogabilidade simples, acho que a proposta vem de um meme já que um personagem llama não é muito convencional. Jumping llama é um plataforma em que precisamos coletar todos os itens da fase para ir para a próxima, desviando e esgueirando dos perigos que se aproximam. Jogo de 2021.

106 - Uwol, Quest for Money


  O objetivo do nosso personagem é um objetivo que todos almejam no mundo: Ficar rico o mais rápido possível! Pegue todas as moedas das plataformas no tempo limite, caso um inimigo te atinja você ficará pelado como veio ao mundo. Caso o tempo acabe, o fantasma da depressão virá te perseguir. É um jogo simples de plataforma, lançado em 2016, possui versão para ZX Spectrum e Genesis também. É um dos meus favoritos dessa lista.

107 - Gommy, Medieval Defender Deluxe


   Inimigos ameaçam invadir o castelo, porém toda a guarnição sumiu! Deixando para você lidar com tal ameaça. A jogabilidade maior parte das vezes se resume a jogar pedras de cima dos muros, mas nem sempre é tão simples, já que também há arqueiros te cercando. É um jogo carismático, e também possui versão para ZX Spectrum. Foi lançado em 2014.

108 - Do the Same


 Do the Same é um jogo de puzzle que participou do MSXdev21 ficando em décimo lugar. Nele precisamos rotacionar os objetos para repetir o padrão da tela à direita. Há limite de tempo e várias fases mais dificeis e desafiadoras. Gosto das cores desse jogo, só faltou música. Jogo de 2021.

109 - Magical Stones


  Magical Stones é um clone bem colorido de colums lançado em 2005. Aqui podemos combinar cores para que elas sumam, mas se fizermos isso perto de uma bomba, também explode o entorno. O jogo é suave e colorido, mas assim como seu antecessor, faltou música. Participou do MSXdev05.

110 - Diana's Cave Adventure.


 Diana tem uma história adorável; nele controlamos uma garota tentando recuperar o café de seu pai, que foi roubado por forças malignas. Sem seu café, seu pai não conseguirá ficar acordado e terminar seus jogos. Nosso personagem usa um jetpac para se movimentar e explorar a caverna, precisa atirar nos inimigos e coletar itens. Infelizmente, o jogo aparenta ser curto. Foi lançado em 2020.

 Agora realmente acabou essa matéria, o que virá a seguir são somente especiais relacionados a ports e remakes. Todavia, nada me impede de escrever futuramente sobre bons títulos desconhecidos. Enfim missão cumprida! 


 Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.






2 comentários:

  1. Muito bom! Los Amores de Brunilda tem alguns efeitos muito impressionantes nas músicas. Quero arrumar um tempo pra jogá-lo na máquina real com TV CRT.

    ResponderExcluir