segunda-feira, 11 de julho de 2022

Jogos novos para jogar no MSX - Especial Remakes

01 - Knight Lore.


 Em "Knight Lore" controlamos um explorador que foi amaldiçoado, e seu objetivo é coletar relíquias para que um mago possa livrá-lo da maldição. O jogo tem sistema de dia e noite, e a noite nosso explorador vira um lobisomem. O jogo foi lançado primeiro para o ZX Spectrum em 1984 pela produtora Ultimate Play the Game - hoje em dia conhecida como Rare -, e ganhou um port bem feito para o MSX em 1986. É um jogo que chamou a atenção por sua câmera isométrica, e foi o primeiro de uma linha de vários com a mesma proposta. Ganhou um remake de fã com gráficos repaginados para MSX2 em 2009.

(clique para ler mais... )


02 - Alien 8.


 Outro jogo de puzzle isométrico 3D, fizeram bastante sucesso na época. Apesar do nome, nada tem a ver com a série de filmes Alien. No jogo controlamos um robô de nome Alien 8, que deve explorar a nave para garantir a preservação da criogenia que mantém a tripulação biológica. Seu objetivo é coletar circuitos e devolvê-los a seus respectivos locais. O jogo foi lançado inicialmente para ZX Spectrum em 1985 - também pela Rare, e muito bem portado para MSX em 1987. Fãs criaram um remake com gráficos coloridos para o MSX2 em 2008.

03 - Head over Heels.


 Head e Heels são dois espiões do planeta Freedom, eles foram mandados para Blacktooth para libertar 4 outros planetas e derrotar o imperador, assim prevenindo que outros planetas caiam nas mãos de sua tirania. O jogo 3D e isométrico similr a Knight Lore, mas seu diferencial é a vibe meio cartoon, onde podemos controlar dois personagens ao invés de um só - e cada um deles tem uma jogabilidade diferente. O jogo foi lançado em 1987 para vários computadores, dentre eles: ZX Spectrum, Amstrad CPC, C64, Amiga, MSX e muitos outros. Eu acho os personagens fofos, e como testei várias versões percebi que o som quando o personagem morre aparenta ser diferente em todas, e é igualmente fofo. O jogo recebeu vários remakes, inclusive tem para android e pcs modernos podendo ser adquirido na steam. Mas sua versão atualizada para MSX2 ganhou as caras em 2016.

04 - Batman.


 Batman é um personagem conhecido de uma série de quadrinhos americana, nele nosso protagonista é o super herói de mesmo nome, que tenta proteger Gotham City das forças do mal. Diferente de outros heróis, Batman não tem nenhum poder, e tem que contar unicamente com seu treinamento marcial e artigos tecnológicos. Sua identidade secreta é Bruce Wayne, um jovem podre de rico cujo objetivo também é descobrir quem assassinou seus pais. Porém ele não está sozinho em seus objetivos, ao seu lado ele tem Robin como seu parceiro, compartilhando com ele o mesmo senso nobre de justiça. No jogo "Batman", de 1986, nosso objetivo é resgatar esse parceiro, e para isso precisamos coletar sete partes da batcraft (que acredito ser o nome em inglês para aquele boomerang) aerobarco, que estão espalhadas pela Batcaverna. O jogo foi produzido pela Ocean Software - a mesma de Head over Heels, sendo lançado para ZX Spectrum, Amstrad CPC, Amstrad PCW e MSX. Ganhou um remake com gráficos melhorados para PC e você encontra de graça em alguns sites, mas a versão com update gráfico para MSX2 foi lançado em 2016. 
Eu acho a forma como o Batman anda nesse jogo bonitinho, e a expressão do seu boneco engraçada.


05 - La Abadia del Crimen.


 "La Abadia del Crimen", como o nome sugere se passa numa Abadia, com freis e padres, onde precisamos em sete dias investigar sete assassinatos. Se trata de uma aventura com todos os elementos de point e click - sem, no entanto a característica de apontar e clicar. É um jogo muito impressionante pelo seu sistema de dia e noite e a rotina de seus personagens. Tem também um sistema singular de penalidade chamado de "Obediência", que diminui conforme desobedecemos ordens, tais como chegar atrasado em serviço ou às refeições; Se o nível de obediência chegar a 0 somos expulsos, e caso sejamos pegos cabulando a missa ou perambulando a noite é expulsão imediata. Sua história é livremente inspirado no livro clássico "Em nome da Rosa", do autor italiano Umberto Eco, que ganhou prêmios e outras adaptações. O jogo foi lançado pela Opera Soft - uma empresa espanhola em 1987, para vários sistemas, entre eles o próprio MSX. A melhor versão vai muito de gosto, e deve-se também levar em consideração as limitações de sua época, mas seu remake de MSX2 parece levemente inspirado na paleta do Amstrad CPC. O remake de MSX2 foi lançado em 2001, mas um remake definitivo e gratuito foi lançado na steam em 2016 com o nome de "The Abbey of Crime Extensum".


06 - Blagger (Enhanced Edition).


 Blagger é um jogo de plataforma, onde controlamos um ladrão, em várias telas únicas, tentando coletar todas as chaves e assim alcançar a saída. Temos um período limitado de tempo para isso, caso contrário perdemos vida. A movimentação dos inimigos é repetitiva, e diferente de acordo com cada fase. Nem todas as plataformas são eternas, podendo aos poucos se desintegrar. 
De alguma forma, esse jogo me lembra o primeiro Maniac Miner - outro jogo clássico de ZX Spectrum, também portado para o MSX. Blagger foi lançado para vários computadores em 1983, recebendo em anos posteriores duas continuações. O jogo ganhou uma versão atualizada em 2013, que infelizmente não consegui testar já que uma parte do site do dev ficou fora do ar, mas ela aparenta ser levemente inspirada na versão de Amstrad CPC.

07 - Endurance.


 Endurance nada mais é que um remake de Enduro, clássico do Atari 2600 para o MSX. O jogo foi lançado pela Activision em 1983, e nele precisamos correr e desviar dos outros carros; o legal é que quando chegamos a determinada pontuação o cenário mudava. Muitos jogos de atari tiravam leite de pedra - se levar em consideração as limitações da época. O remake foi lançado em 2020 por um desenvolvedor brasileiro, e a titulo de curiosidade o recorde mundial de maior pontuação também é de um brasileiro: Bruno Sutter, o conhecido Detonator. 

08 - Daedalian Opus

 Daedalian Opus é um jogo de puzzle lançado para o gameboy nos anos 90, onde o objetivo é encaixar todos os blocos no quadro. São 36 fases, e a dificuldade vai aumentando gradativamente, mas ao menos você pode movimentar o angulo dos blocos. Esse remake colorido foi lançado em 2006, e participou do MSXdev06 onde ficou em decimo primeiro lugar. 

09 - Who dares Wins.


  Nesse jogo de ação run and gun controlamos um soldado sozinho no campo inimigo, munido de armas e bombas. Precisamos capturar bases inimigas e tentar resgatar alguns companheiros. O jogo foi lançado para vários computadores da época a partir de 1985, inclusive o MSX; e o considero bem divertido. Fãs lançaram um remake incluindo boa música e lindos gráficos para o MSX2 em 2017.

10 - Zakil Wood.


  Zakil Wood é um jogo de aventura de texto, similar a muitos do gênero que fizeram sucesso em sua época. Aqui somos incabidos da missão de recuperar um rubi que estava sob a posse de nossa vila por muitos anos e foi roubado, trazendo uma era de caos e terror. O jogo foi lançado em 1985 para o MSX, e seu remake para MSX2 foi lançado em 2019. Eu  tenho impressão que trocaram as artes 2D por fotos digitalizadas de cenários nessa versão.

11 - The Maze of Galious.


  Esse é sem duvida um dos jogos que mais fez sucesso no MSX - acho que só perde para seu antecessor para Knightmare, ambos da Konami. Aqui exploramos vários mundos 2D, derrotando ameaças e procurando chaves para escapar. Nosso objetivo é resgatar o bebê Pampas matar um lorde maligno. Controlamos 2 personagens: Popolon e Aphrodite; cada um com skills diferentes, e precisamos alternar entre eles para conseguir avançar. Também adquirimos no decorrer equipamentos mágicos que facilitam nossa aventura, tais como a capa que diminui o dano recebido. No jogo temos uma barra que assim que preenchida recupera nossa energia, e há 3 salas especiais que recuperam nossa vitalidade. Graficamente este titulo continua muito agradável, e as músicas são viciantes até nos dias de hoje. Continua sendo até hoje um exclusivo oficial da plataforma - pois recebeu alguns remakes de fãs para outros sistemas, como Windows e 3DS. O remake não oficial de MSX2 foi lançado por fãs no ano de 2022.

 12 - Gauntlet.

  Gauntlet é um jogo dungeon crawler lançado para arcades em 1985. O jogo se passa em uma aventura de fantasia, com personagens e inimigos desse tipo de universo. Era possivel de ser jogado com até quatro jogadores, e suas habilidades eram desafiadas com o aumento de dificuldade gradual. O jogo fez sucesso e foi lançado para vários computadores e videogames caseiros em sua época, mas tenho impressão que a versão lançada para MSX foi baseada na versão de ZX Spectrum que era muito inferior a original; Uma versão de MSX2 ficou disponível em 2013, aumentando de forma significante a paleta de cores. 


 13 - Saimazoom.


 Em Saimazoom controlamos um explorador tentando realizar seu objetivo de encontrar 4 sacos de café que estão esparramos pela selva. É uma aventura com 100 telas, onde precisamos tomar cuidado com indígenas e feras furiosas, e encontrar itens que facilitem nossa exploração, tais como: marretas para quebrar pedras e botes para atravessar rios. Dependendo do item podemos guardá-lo em nosa mochila. Foi lançado em 1984 para ZX Spectrum, e era até então um exclusivo da plataforma, até que em 2005 um fã soltou um remake com gráficos visivelmente melhorados.



 14 - Pyramid Warp Enhanced.

 Em Pyramid Warp de 1983 controlamos um explorador se aventurando nas pirâmides em busca de preciosos tesouros. Os monstros vão aumentando na tela com o decorrer do tempo, e precisamos achar uma arma logo para nos proteger - essa arma não nos protege de fantasma, que é o que aparece quando pegamos até a ultima urna. São 16 telas nessa jogabilidade arcade, e essa versão melhorada de 2021 melhora tudo, não só a imagem como também animação e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário