sexta-feira, 12 de agosto de 2022

+10 Jogos Criativos de ZX Spectrum

01 - The Legend of Frog Prince (Homebrew).


  Jogo de aventura arcade de 2019. Nele controlamos um príncipe que foi transformado em sapo por um mago maligno; Precisamos encontrá-lo, derrotá-lo, e conseguir um beijo da princesa para voltar ao normal. O design das fases são coloridos, e exige que você entenda as mecânicas de pulo avançado para explorar, seja pulando nas plataformas para pegar uma fruta ou identificar algum item - afinal, continua sendo um adventure. Há inimigos, mas grande parte pode ser evitada. Mesmo na versão de 48k tem música de balada.

(clique para ler mais...)


02 - Birds and the Bees 2


  Seu antecessor era um jogo arcade simples lançado em 1983; Nele tínhamos que desviar que desviar de pássaros e polinizar flores. Sua continuação mantêm o protagonismo das abelhas, mas aqui a experiência é em um labirinto. Nosso amigo foi sequestrado e levado para um formigueiro embaixo da terra; e infelizmente, não há só formigas como inimigos lá. Sua vida é marcada por pollen que diminui ao receber dano, mas pode ser recuperado ao encontrar flores; Já tempo que é um fator limitado é marcado pela estamina. É um conceito bacana, pena a música ser repetitiva e desagradável. 

 03 - Ninja Gardening Simulator (Homebrew).


  Aqui controlamos um ninja admirador da botânica. Num dia de descanso, acima do dojo após o treino, reconhece de longe a ameaça do clã inimigo! É seu momento de defender a honra do clã e trazer vitória! Ao invés de shurikens, jogamos as flores sobre eles. É visivelmente um clone de Crackpot do Atari, e tal ele é um arcade cujo objetivo é fazer mais pontos. A dificuldade vai aumentando gradualmente, e o game over acontece quando o prédio ir ao chão. Foi lançado em 2019.


04 - Foxx Fights Back


  Foi o Felipe Veiga quem sugeriu esse jogo, que achei muito interessante! Nele somos uma raposa que precisa roubar comida na fazenda mais próxima ou da floresta, e levar para sua esposa; ela tem um buraco negro no estômago e está sempre com fome... Isso me lembra alguém? (Risos). Ganhamos pontos sempre que conseguirmos levar algo, mas nossa vida é limitada, o que nos obriga a tomar cuidado. Nossos obstáculos são do cômico ao absurdo: Temos inimizades com cães de caça armados, galinhas que pulam de lá para cá nos atirando ovos, e texugos nos jogando pedras, entre outras adversidades. Ao menos podemos exercer o direito de defesa, pois estamos igualmente armados; Podemos encontrar armas ainda melhores espalhadas por ai. Esse também é um daqueles jogos que passa uma vibe cartoon dos anos 90, foi lançado em 1988 para ZX Spectrum e Commodore 64 - ambas as versões são muito boas, gosto do scroll suave do Spectrum, e gosto dos detalhes da casa da raposa no C64.

05 - 1999


  Diferente de outros jogos de navinha onde somos um herói com ideais nobres, de certa forma aqui somos malignos: Controlamos um Doutor que quer se vingar da raça humana por ela atingir pobres e indefesos aliens. Estranhamente a nave dele se assemelha a um mosquito, não sei se ele quer nos trazer dengue ou a zika. Afora esse tópico, é um jogo típico de seu gênero: com ordas a serem exterminadas, chefes e power ups. Porém, como muitos contemporâneos, tem uma dificuldade tida como insana, e por muitos impossível. E não, infelizmente não foi lançado em 1999, e sim em 1984. 


06 - Tardigrade (Homebrew).


  Nesse universo em que vivemos, o tardigrado é considerado um dos seres mais fortes do planeta; além de aguentar fortes temperaturas, se jogado no espaço ele continua vivo, flutuando de boas por ai. Acredito eu, que caso usassem-no na Marvel seria um adversário a altura ou superior ao Thanos, ou ao menos deviam criar o Homem-Tardigrado. Fim das anedotas, vamos ao que interessa: Sim, é um jogo sobre tardigrados. Aqui somos um que foi parar no espaço e está a procura de comida; é um jogo baseado em gravidade, onde o personagem tem peso, e pode cair no chão caso você não force. Você precisa coletar todas as migalhas para abrir a porta para a próxima fase. As fases são telas únicas, e muitas tem um design de labirinto. O design é simplista, mas muito bom se levar em consideração que é para o 16k. Haverá momentos de dificuldade, pois há vezes em que os inimigos terão movimentos repetitivos, noutras irão seguir você. São 20 fases, e apesar de algumas serem desafiantes, as vidas são ilimitadas. Foi lançado em 2021. 


07 - Bethoven's Revenge (Homebrew).


  Bethoven foi um musicista compositor clássico da alemanha no século XVIII, famoso até os dias de hoje, algumas que tenho obrigação de citar seria: Ode a Felicidade e Fur Elise. Foi uma surpresa saber que criaram um jogo sobre ele, ainda mais que se passa no futuro. Num tempo longínquo ao nosso, anos no futuro, vários compositores famosos foram trazidos de volta a vida e estão presos num centro de detenção, por alguém que se acha mais habilidoso e quer lhes ultrapassar a fama. Cabe a Bethoven tentar salvar seus colegas e vencer esse maníaco. Para cumprir o desafio, precisamos explorar várias telas de labirintos interconectadas e juntar instrumentos. Ressalto as músicas do jogo que são remixes do próprio compositor, e a vida que se preenche quando se coleta notas musicais. 


08 - Deva (Homebrew).


  Jogo sobre mitologia budista tibetana. Fomos enviados para o inferno para ajudar a libertar a humanidade de sua falta de consciência. Nossa recompensa é subir mais um degrau de iluminação, e talvez quiçá alcançar o nirvana. São 10 fases com sub níveis em que precisamos  usar magias para derrotar as correntes demoníacas. Essas magias são feitas através de combinações que nos são passadas nos cantos inferiores por reis celestiais que se mostram nas laterais; Por vezes eles nos dão poderes especiais. Se falharmos em nossa missão, tal na mitologia, ao menos podemos reencarnar, mas não é uma função ilimitada. Foi lançado em 2022.


 09 - Mojoni in the Sewer World (Homebrew).


  Jogo de plataforma arcade onde controlamos um cocô que acabou recém saiu da bunda de um homem e foi parar no esgoto. Esse cocô é um Mojoni, e precisa encontrar seus amigos cocôzinhos desaparecidos. No decorrer há várias plataformas, e devemos tomar cuidado com os peixes, ratos, mosquitos e papeis higiênicos. Pode não aparentar pelo plot, mas é uma aventura até que agradável, afinal não tem nenhum gráfico realista. Foi lançado em 2022.


10 - Eskimo Eddie.


  Dois minijogos: No primeiro precisamos ajudar nosso amigo pinguim a passar a rua, desviando de furos na geleira e ursos famintos. Para que esse humano tem amizade com o pinguim? Por acaso quer comê-lo? Também perdemos vida caso caiamos nesses furos ou encostemos nos ursos. No outro somos o pinguim jogando blocos de gelo que derrapam em cima das chamas; essas faíscas também faz os blocos parados derreterem. O importante aqui é a diversão e pontuação. Foi lançado em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário