domingo, 21 de agosto de 2022

+20 Jogos Novos de Mega Drive

 21 - Xeno Crisis.


  Xeno Crisis é um jogo de correr e atirar em visão isométrica, visivelmente inspirado em Smash TV. A trama se passa em uma nave que corre perigo, onde os melhores soldados precisam se candidatar. É uma história simples, que apenas serve de pano de fundo para a jogatina; São várias arenas únicas, geradas randomicamente, onde precisamos derrotar todos os inimigos antes de adentrar a próxima área. Todo poder de fogo e número de continues é escasso, exigindo bastante habilidade do jogador, ainda mais se avaliar que o final verdadeiro só é alcançado na dificuldade máxima. Esse jogo é uma resposta para àqueles que dizem que jogos novos não possuem dificuldade! Animação, música e parte técnica excelente, apesar de independente é um verdadeiro Triple A para o Mega Drive, tendo sido lançado em 2019 para ele e também para outras plataformas. 


(clique para ler mais...) 

22 - Papi Comando Remix Deluxe.


  Embora se passe num cenário de guerra que lembra o Vietnam, os personagens são pessoas comuns com anseios comuns; Ajudamos Papi e Mami, um casal de velhinhos carinhosos a retomar a propriedade que lhe foi roubada, o "Commostrad" - que acredito ser uma referencia ao computador Amstrad. Por algum motivo esse ladrão está armado até os dentes, com tanques, mercenários treinados, e a guarnição tem até zumbis que não dormem em serviço. Da para ter noção do aspecto humorístico da obra; É um run e gun isométrico com scroll vertical, jogabilidade arcade e cooperativo. 

 23 - Zooming Secretary Going Panic.


  Zooming Secretary Going Panic é realmente um jogo para te deixar em pânico! Aqui acompanhamos o dia-a-dia de uma secretária, que não pode perder muitas ligações senão perde o emprego. O desafio está em pegar os arquivos relacionados primeiro, e no decorrer vai aumentando a quantidade de andares e telefones, além de ter seu chefe reclamando na sua frente. É muita pressão! Só café para agilizar. O jogo termina quando você alcança o esperado feriado, ficando longe da rotina frenética. Teve uma versão lançada para NES há 10 anos atrás, a versão de Mega Drive de 2018 é obviamente mais sofisticada. 

 24 - Big's Fishing Derby.


  O que começou como um hack de Sonic the Hedgehog 2, se tornou algo muito maior! Esqueçam o sistema de plataforma convencional e rapidez, aqui você relaxa com Big, o gato que foi introduzido na série Sonic Adventure do Dreamcast; Assim como ele, estamos tentando pescar froggy, o sapo, tentando evitar os badniks. Um segundo jogador pode competir para ver quem pega o sapo controlando o Robotinik, deixando a tela similar a Fishing Derby do Atari 2600. Esse hack é tão bem feito que poderia me enganar achando ser oficial, foi lançado em 2015. 

 25 - Old Tower.


  Old Tower da Retrosouls é um puzzle que foi lançado inicialmente para o ZX Spectrum em 2018, e recebeu versões para outros sistemas; A do Mega Drive chegou em 2020 adicionando melhores gráficos e trilha sonora. Nele controlamos um explorador capaz de alternar sobre qualquer superfície; assim conseguindo coletar todos os tesouros da torre. No decorrer a dificuldade aumenta, pois devemos lidar com inimigos que são imortais, lasers e espetos, exigindo que calculemos melhor nossos passos. Aparecem também plataformas invisíveis que passam a ser impenetráveis se o tocarmos mais de uma vez. 


 26 - Coffee Crises.


  Já não bastava os alienígenas de uma galáxia distante estar roubando nosso wifi, agora eles querem se apossar de nosso metal e nosso precioso café! Entre na porrada e bote-os para correr! Coffee Crises é o típico jogo de briga de rua daqueles que fizeram sucesso nos anos 90, onde controlamos os donos de uma cafeteria tentando proteger não só a terra como seu negócio, que pode ser prejudicado pelos extraterrestres. Curta o rock pauleira e entre nessa aventura curta e bem humorada, onde esmagamos botões junto a um amigo. Foi lançado em 2017.

 27 - Remeow and Julicat.


  Remeow and Julicat é um jogo de puzzle similar a tetris, a diferença está que as peças não ficam caindo, elas aparecem numa tela separada abaixo, e você pode selecionar elas e encaixa-las em qualquer posição da tela; não há muita urgência, pois a pontuação pode ser feita tanto na diagonal quanto na horizontal. Nesse romance nosso objetivo é satisfazer a gatinha Julieta, tornando-os um casal completo e feliz. São quatro modos de jogo, que incluem o arcade, clássico, versus e o ultimo que é um desafio de tempo. 

 28 - Misplaced.


 Jogo de puzzle com atmosfera relaxante, lançado pela Retrosouls em 2019. Todos os dias acordamos em uma ilha voadora, com alguns poucos amigos vivendo nela; amigos esse que servem para conversar e nos dar dicas. Precisamos coletar todas as gemas e aloca-las em seu pedestal, para então adquirir a chave para outra fase, em outra ilha flutuante. No decorrer aparecem quebra cabeças que exigem, além de tomar cuidado com fantasmas, usar uma mecânica que cria uma linha de movimento para o personagem, tornando possível que ele alcance outras plataformas suspensas no ar, ou ultrapassar bloqueios. É um jogo de tela fixa casual, com um design bastante moderno. 


 29 - Little Medusa.


  Em Little Medusa somos levados para a Grécia antiga, onde os deuses estão sofrendo com a fúria dos titãs; Eles fugiram de suas prisões e estão causando o caos no Olimpo, transformando incluse a protagonista Artemiza em uma medusa. Agora cabe você a ajudá-la a salvar sua cidade! Para isso perpassamos 5 mundos: com diversas fases em cenário fixo, resolvendo quebra-cabeças que exigem petrificação de monstros e desviar de armadilhas. Também podemos empurrar esses monstros petrificados fazendo-os deslizar - a lá goof troop - fazendo-os cair num limbo e criando caminho. Foi lançado para o Mega Drive em 2018.


 30 - Switchblade.


  Hiro é o ultimo dos Blade Knights sobrevivente nesse mundo pós-apocalíptico, e precisa embarcar na jornada de restorar todas as partes de uma espada mágica, cujo o poder detinha uma entidade maligna de reaparecer no mundo - entidade essa que agora despertou. O jogo principalmente suas artes são inspiradas em anime, e seu elemento de gameplay é um plataforma side-scrooling com foco na ação e exploração; São várias telas que o jogador precisa retornar, podendo encontrar armas em caixas que podem ser equipadas em seu braço cibernético. O jogo é considerado difícil, foi lançado em 1989, e seu port para Mega Drive em 2018.


 31 - Two Ciclops and Friends: the fight game.


   Jogo de luta e porradaria com alguns personagens da equipe Manganga, inclui o pequeno demônio de Devwill Too. No novo update ganhou mais cenários e músicas. Não tem muito o que dizer, a jogabilidade é arcade, os gráficos são simples, mas estão bem polidos, da pra passar um bom fim de tarde com os amigos. Foi lançado em 2019. ( adquira em Itch.io )


 32 - Mad Stalker - Full Metal Core.


  Mad Stalker foi um jogo beat'em up side scrooling cancelado para Mega Drive, mas voltou a ver a luz do dia em 2020. A franquia começou no Sharp X68000, e controlamos um mecha tentando derrotar um outro que se rebelou contra os humanos. Precisamos salvar a cidade! São 6 fases repletas de adversários, com chefes individuais em cada. Há bastante elementos de luta 2D, exigindo-nos bastante estratégia e reflexos. Há também um modo VS onde nosso amigo pode controlar esses chefes. O port é sem duvida bastante fiel e polido. 

 33 - Darius.


   Darius é uma franquia de jogos de nave lançado pela Taito que começou nos arcades em 1987, fazendo sucesso se tornando um clássico; fez bastante sucesso pelo seu diferencial de escolha de fases e finais alternativos, e também pelas fases com ambientação e inimigos aquáticos - e assim como todo jogo de navinha, possui uma trilha sonora espetacular. O plot fala de invasores adentrando o planeta de Darius, cabendo a corajosos pilotos o desafio de enfrentá-los. O nível de dificuldade é gradual, e nosso arsenal pode ser melhorado na loja. Recebendo várias sequelas, Darius II teve uma versão oficial lançada para Mega Drive em 1989, mas o primeiro só veio a aparecer 30 anos depois para o console, numa rom vazada do Mega Drive Mini; estava escondida em meio a coletânea de títulos oficiais da Sega. 

 34 - Water Margin - The Tales of Clouds and Winds.


  Water Margin é um jogo de Beat'em up lançado por uma empresa chinesa para o Mega Drive em 1999. O titulo conta com ambientação oriental, e se baseia em documentos antigos sobre um bando que desafia o imperador, e mais sobre essa história nos é apresentado aos poucos. Podemos escolher entre 3 personagens, sendo um deles o mais balanceado. Além de esmagar botões temos o especial que deve ser usado com cautela, pois ele causa dano no jogador. Temos também o diferencial escolher qual das magias usar. É uma obra que pode ter copiado a formula de outros jogos, mas continua uma aventura divertida, com bastante diversidade e cores vibrantes.


 35 - Generals of Yang Family.


  Outra aventura padrão de briga de rua, inspirado por músicas e contos folclóricos da China. Aqui escolhemos entre quatro heróis guerreando contra forças estrangeiras; todos os personagens são membros da família Yang. Generals of Yang Family tentou vir como um sucessor espiritual para Water Margin, sendo lançado em 2018, mas falhou miseravelmente pela parte técnica. É tido como um jogo genérico, embora haja esprites bonitos, peca pela jogabilidade travada. Temos ataques comuns, diferentes e o especial, mas não podemos sair disso, não há objetos no cenário para servir como arma provisória, tornando repetitivo; Para piorar dizem haver atraso nas ações. Teste esse jogo por sua conta e risco.


36 - Magic Pockets.


  Magic Pockets é um jogo de plataforma lançado para Amiga e Atari ST em 1991; Gira em torno de um menino que tem espaço infinito em seus bolsos, um dia um ser que vivia dentro de seus bolsos rouba seus brinquedos, cabendo ao menino retomar o que lhe foi roubado dessas criaturas. São várias fases separadas em quatro áreas: Caverna, Selva, Riacho e as Montanhas, e em cada uma delas temos um tipo de ataque diferente; O inicial é um pequeno tornado, que se segurarmos lança um maior. Esse maior não machuca os inimigos, mas converte-os a itens utilizáveis, que podem se tornar estrelas lhe dando um elmo por tempo limitado. Esses elmos podem te teleportar, te deixar invisível, ou te armar com lazer. Esse poder também pode lançar o jogador num pulo mais alto. O port para Mega Drive lançado em 2020 é bem fiel, e adiciona música, não deixando a experiência limitada apenas ao efeitos sonoros.


37 - The Curse of Ullmora Bay.


  Uma carta de amor a nostalgia dos de sabado na tv dos anos 90. Temos um jogo de plataforma com gráficos cartoon, onde podemos controlar 2 crianças tentando salvar a cidade de uma entidade maligna. Essa entidade veio com seu exercito infernal, e acha que pode controlar o mundo dos vivos. São seis fases, cada uma delas com seus próprios monstros, chefes e coletáveis. Foi lançado em 2020.


38 -  Sweetsdigger.



  Jogo feito em uma semana para a Touhou Jam 3: São 20 fases curtas num arcade shooter vertical onde controlamos uma menina no lugar da nave. O objetivo dela é levar doces para Megumu, e para isso precisamos atirar em todos eles. É uma chuva de balas! Muitos dos seus inimigos tem designs fofos e cores pasteis; um deles é uma torta de cereja. Me pergunto se há um rank de score global.

 

39 - Rick Dangerous 2.


   Rick Dangerous é a série que protagoniza Rick; o similar de Indiana Jones em plataforma lançado para Amiga, Atari ST dentre outros computadores caseiros. Em seu sucessor, vivemos uma aventura diferente, repleta de sci fi: O plot inicia com uma espaçonave descendo em Londres, e você vai vistoria-la vestido com sua capa de herói. Suas armas dão lugar a lasers, e as bombas de TNT a algum tipo de explosivo mais sofisticado. São quatro fases longas e desafiantes, cheia de pegadinhas, com diversos designs de robôs para os inimigos. O gameplay também é simples e intuitivo, principalmente se considerarmos que com um só botão conseguimos usar ou o laser ou a bomba. Foi lançado em 1990 e seu port para Mega Drive veio em 2018. 

40 -  Mega Cheril Perils. 


 Cheril é uma menina da floresta que caça e vive com macacos, cansada dessa vida ela vai para a cidade grande. Porém, percebe lá que a cidade está infestada de zumbis. Ocorre que uma empresa que produzia  poções embelezadoras estava transportando seu produto no mesmo lugar do lixo tóxico, deixando toda a população sequelada. Não podemos salvá-los, mas podemos matá-los e dar espaço para as pessoas normais viverem felizes e tranquilas novamente. Embora os inimigos sejam mortos vivos, podemos usar um dispositivo ressonador que deixa-os travados e vulneráveis, transformando-os em poeira se pularmos neles. Encontre o sutiã e a calcinha perdida da personagem, que é tão pobre que não tem roupas. É uma história louca, com fanservice, mas funciona! (Alerta de Nudez)



 Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.

  Infelizmente não coube todos os marcadores. Essa lista tem sido difícil, principalmente a próxima, pois muitos que eu achava que foram lançados ainda estão em desenvolvimento. (Exemplo de "Cleopatra's Curse", acho que só chegou até agora a versão de PC Engine CD).

 


 

Um comentário:

  1. Muito legal! Estão portando mais classicos da época Final Fight e Robocop do ARCADE

    ResponderExcluir