sábado, 6 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 13.

61 - Aliens Neoplasma.


 Aliens Neoplasma de 2019 é um jogo de ação com pitadas de suspense, como várias obras baseadas no filme Alien, ele segue o clichê de personagens presos em uma nave, com uma ameaça extraterrestre a solta. São várias telas horizontais, que se conectam como um labirinto, com áreas inicialmente inacessíveis, que podem ser abertas ao se comunicar com o computador - esse computador tem uma inteligência artificial própria. Há necessidade de gerenciar bem a munição e a frequência com que recebe dano, mas não é um recurso escasso, em alguns lugares pode ser recarregado. O visual e as animações são muito boas, só peca mesmo no color clash - efeito das cores do fundo grudando no personagem. Tem uma versão para Commodore 64 que imagino superior, porém vale a pena dar uma olhada nessa versão também. Outro jogo legal na mesma pegada mas com um ambiente aberto é Organism do C64.

(clique para ler mais...) 




62 - Castlevania: Spectral Interlude. 


  Castlevania o clássico da Konami apareceu no Nintendinho em 1986, e nele controlávamos um dos membros da família Belmont que precisava adentrar um castelo, derrotar inimigos das trevas com seu chicote, tentando expurgar o mal superior - aqui caracterizado como Drácula. O titulo recebeu vários ports e ganhou série com várias continuações, sendo obrigatório citar Symphony of the Night, que é para muitos um dos melhores títulos da geração PS1 e Saturn. Com o inicio da era mobile, muitas empresas largaram o mercado de console e passaram a se focar só em mobiles, deixando muitos fãs orfãos e carentes de algo similar, o que gerou muitos projetos em mãos independentes. Esse é o caso de Castlevania: Spectral Interlude. O que era para ser um remake de Simon's Quest se tornou algo muito maior. Desenvolvido para um computador antigo 8Bits e lançado em 2015, nele temos a jogabilidade de um clássico arcade de ação e plataforma, misturado a mecânicas modernas da série, tal como:  mapa com lugares inicialmente inacessíveis que vamos ganhando acesso à medida que avançamos, além de update de armas e vitalidade; podemos deixá-los mais fortes. Sua história tenta se manter fiel a lore e ao universo da frânquia adicionando algumas respostas a brechas que foram deixadas pela Konami, e conta com um final alternativo. Visualmente o jogo pode aparentar desagradável para àqueles que não estão familiarizados com o sistema e tem pavor de color clash, mas apesar disso é bastante competente principalmente por sua jogabilidade precisa. Uma boa pedida aos fãs de Castlevania. 


63 - Pitman.


  Parece que na comunidade ninguém dá a mínima, ou subestimam esse jogo. Nosso objetivo aqui é coletar todos os cristais, e para isso precisamos empurrar os blocos. Esse puzzle de 2021 me lembrou Cat Trap de gameboy, porém sem a mecânica de voltar no tempo; aqui você perde vidas mesmo caso seja esmagado ou caia em um buraco. Tem uma versão no MSX, mas gostei mais das cores do ZX Spectrum, e pelo menos sei que tem um botão para desistir.

64 - Cronopios y Famas.


  Em "Cronopios y Famas" controlamos uma bola humanoide que tem por objetivo voltar para casa. Nessa aventura dinâmica, precisamos guia-lo pela cidade, interagir com objetos e residentes, tomando cuidado com seres agressivos. A cidade é bem viva, podemos se ver passantes, casas e suas lojas com vitrines.  É uma experiência gostosa, com diversos finais que se desenrola numa música de tango. A moldura na tela também passa um ar rústico, de antiquado, o que combina perfeitamente com o personagem. Foi lançado em 2021 para vários idiomas, inclusive o português. 


65 - Jilly's Farm Vol1... SokoBAArn.


  Sokoban era um jogo de puzzle top down onde tinhamos que organizar as caixas do armazém; SokoBAArn tem a mesma proposta, só que numa visão pseudo 3D, isométrica, ao estilo de clássicos como Knight Lore. No jogo controlamos uma ovelha que quer ajudar seus donos organizando o feno. São 30 fases em que precisamos fazer a mesma coisa de maneiras diferentes. Devo ressaltar que gosto muito do visual desse jogo, e tudo nele funciona direitinho. Foi lançado em 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário