domingo, 7 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 14.

66 - Angels.


  Duas anjinhas estão cobrindo pena na terra, e para pagar a fiança elas precisam acabar com o estado de calamidade de 5 cidades. A criminalidade é intensa, e para lidar com ela só na base do soco e da porrada! É um beat'n up lançado em 2021 bem colorido, com paralax e muitos detalhes em movimento. Cada cidade tem seus próprios inimigos e ambientação e o jogo roda suave. Nele podemos transacionar entre as duas meninas, e cada um tendo uma jogabilidade diferente;  Uma é mais forte enquanto a outra chuta mais alto, e ambas tem uma barra de energia que enche aos poucos ao desferir socos, e que se ativada solta uma bola de fogo. Quando se limpa uma cidade há uma transição de nave vertical bem interessante. Também podemos jogar co-op com um amigo. Foi lançado em 2021.


(clique para ler mais... )


67 - Just a Gal.


  Jogo de corrida em terceira pessoa onde controlamos um corredor tentando ganhar a copa do mundo. Para isso, precisamos ganhar todas as 24 corridas. O interessante desse jogo é que o escreveram com código de máquina, e conseguiram criar efeito de inclinação nas pistas; Ele não é de todo monocromático, a cor da pista muda de acordo com a fase, idem para o fundo e a imagem dele. São 3 modos de jogo: Além do história, podemos focar só em pontuação que adquirimos ao atravessar oponentes, ou competir numa pista única. Não há um mapa, e precisamos nos situar pelo nome e número dos jogadores. A experiência é bem arcade, e me lembra levemente Hang On, e adicionaram camadas realistas que deram vida ao jogo, tais como: O jogo não começa se você atravessar o farol antes da hora exata do começo da corrida; Há cenas bem animadas de acidentes de percurso, e o pneu faz um barulho peculiar quando ultrapassamos o passeio - quase que fugindo da pista. A história do esportista é longa, e pode ser difícil de finalizá-la em uma jogatina só, e para piorar não há opção de salvamento. Não deixa no entanto, de ser um jogo bem competente. Foi lançado em 2019.


68 - Complica DX.


  Complica DX é um jogo de puzzle escrito em assembly com o diferencial de poder ser jogado com até 4 pessoas. Nele controlamos uma criatura interessada em acabar com o mal maligno. Você controla o jogo pelos numerais, marcando onde sua peça vai cair, e ganha o time que conseguir fazer uma linha com todos os números. O jogo conta com sprites grandes, com certa variedade, uma paleta colorida e moderna, além de ter uma música bem legal. Só é lamentável o tabuleiro ser tão pequeno. Foi lançado em 2015 e participou do ZXdev15.



69 - Zoinho no Jardim dos Tolos ( Zoinho in the Garden of Fools).


 
Zoinho é um ciclope gordinho que acabou por algum motivo no "Jardim dos Tolos", lugar macabro onde o perigo é constante. O jogo é um puzzle pseudo 3D no estilo de Knight Lore. O Jardim dos tolos seria uma referência ao Jardim de São Paulo - que é cheio de Zoinhos, critica foda. São 70 telas onde nosso colega Zoinho precisa coletar livros de conhecimento e machados, para assim conseguir realizar seu ultimo desafio. (Produzido pelo Ricardo Nunes em 2021, e pode ser adquirido no site da Bitnamic).

70 - Space Junk.


  Aqui jogamos com uma nave cujo o objetivo é salvar o planeta terra, e para isso precisamos destruir 6 reatores, impedindo-os de superaquecer e explodir. Porém os inimigos são robôs fora de orbita que perderam o controle, e para piorar são todos indestrutíveis. Resumidamente nos movimentamos em um labirinto, mas cada um com seu layout único, e passamos para o próximo desafio após atirar em todos os reatores. O maior desafio é controlar o posicionamento da nave, que pode se focar no lugar contrário quando você faz um movimento, pode parecer estranho de inicio, mas depois você se acostuma. É um jogo bonito e colorido, e a música não sai da minha cabeça. Foi lançado em 2017.





Nenhum comentário:

Postar um comentário