sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 12

 56 - Metal Man Remixed.


   Imagine viver num mundo repleto de crime e desordem, onde mafiosos tem ainda mais poder de coerção por seu avanço em tecnologia avançada. Uma rede de policias não pode aceitar isso calado, deve-se tentar ao menos peneirar o inimigo com sua missão; Você é um desses policiais, também conhecido como Metal Man. Esse homebrew foi lançado primeiramente em 1997, ganhando relançamentos com a inclusão de adições gráficas e técnicas - como um botão de pause. Você começa em uma cidade, e além de matar inimigos com sua arma, precisa encontrar 6 partes de um chip, para depois assim implantar vírus no computador do inimigo; No decorrer adquirimos novos objetivos e podemos operar diversas máquinas. A vibe do jogo é fortemente inspirado por filmes de ação dos anos 80, entre eles o próprio Robocop. O jogo impressiona graficamente por contar com scrooling e paralax, e é uma boa pedida para quem gosta de ação frenética. Essa versão foi lançada em 2015, mas foi relançado novamente esse ano de 2022!


(Clique para ler mais... )


 57 - Sword of Ianna.


 
Você é um bárbaro de nome Jarkum, cujo os ancestrais no passado derrotaram um grande mal. Após longos períodos de paz e calmaria, chegou a sua vez de enfrentar o mesmo destino: Derrotar o Lorde do Caos. O jogo produzido pela Retroworks é inspirado em Severance: The Blade of Darkness, um jogo 3D de ação lançado para PC em 2001, e pode ser considerado uma sequencia 2D do mesmo. Ele possui bons gráficos e uma movimentação bem suave; apesar de pesada, a fim de simular o peso do personagem. Me lembra uma mistura de Conan com Prince of Persia as vezes, tem um universo bem imersivo. Jogo de ação e plataforma lançado em 2017 e também conta com uma versão para MSX e Amstrad CPC. 


 58 - Dreamwalker - Alter Ego 2.


  Esse jogo de 2014 é continuação de outro de nome Alter Ego, que foi lançado pela Retrosouls em 2011; No jogo a gente tinha um alter ego que trocava de lugar com a gente quando nos era necessário para resolver os puzzles. Esse alter ego se movimentava de forma contrária ao nosso personagem, espelhado, e precisamos desviar dos inimigos e coletar as frutinhas para passar de fase. Essa continuação expande seu conceito, criando mundos que projetam sonhos, e cada mundo tem uma ambientação sonora e visual diferente. Seu antecessor já era bonito e contava com um design moderno, mas aqui há certa evolução gráfica. 

  59 - Cocoa 2: Twenty Four Hour Parsley People.

  A série parece inspirada em Monty Mole, porém aqui controlamos um coelhinho de nome Cocoa num universo cartoon, onde precisamos resolver puzzles e pular sob plataformas, além de claro, interagir com os objetos. Seu antecessor falava sobre um coelho numa máquina do tempo, que precisava recuperar combustível para voltar a seu século de origem. Ela conseguiu viajar alguns anos no passado, mas não foi o bastante para retornar, dessa forma ela gerencia seus recursos para assim ter chance de conhecer Nikola Tesla, que sendo bom eletricista poderia ajudar. O jogo é enorme, e impressiona por ser a segunda obra do autor. Eu acho engraçado sempre que algum inimigo se machuca o coelho grita: "Não foi minha culpa". Tanto o primeiro quanto sua continuação foi lançado em 2020.


  60 - Dirty Dozer.


  Jogo de plataforma de 2019, cujo o conceito é levemente inspirado por Sokoban; Mas aqui devemos guiar apenas uma caixa, em uma visão horizontal, em um espaço de camada única. Você precisa tomar cuidado para não ser atingido pela eletricidade, e no decorrer aparecerão ainda mais desafios, tais como: esmagadores, teleportes, espetos, entre outros. O jogo conta com um design interessante em cada fase, é bem colorido e cabeça, e o fato de não contar com tempo limite deixa a experiência bem justa. São 22 fases com boa música. 






Um comentário: