quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 16.

 76 - White Jaguar.


  Seguimos a história de um índio norte americano em busca do mal que está afligindo seu vale, que ao que tudo indica é um mago maligno. Portanto, entramos nessa jornada de exploração, cheio de vegetação, plataformas e pequenas elevações. Há inimigos que te bloqueiam, como pequenos animais e humanos, e você pode lidar com eles lançando seu machado. Sua arma é limitada, e é crucial que você a use nos momentos certos com sabedoria - o mesmo vale para um item que lhe concede pulo duplo. Você pode coletar recargas no caminho, e caso adquira toda elas terá assim o poder do machado ilimitado. O jogo possui algumas boas animações, e uma música igualmente boa. Foi lançado em 2020.


(clique para ler mais... )

77 - Godkiller New Timeline Edition.


  Em referencia ao titulo do jogo, você é um Godkiller, a única entidade capaz de matar um deus sem causar um cataclismo, mantendo assim o equilíbrio do universo. Há também uma vingança pessoal, esse deus matou sua amada, agora você deve se aventurar por justiça. O jogo se passa num mundo diferente, com um bioma diferente; ele funciona como um labirinto dividido por várias telas inter conectadas, mas o gameplay lembra vagamente gauntlet sem os exércitos de monstros; Mas há inimigos: dentre eles soldados, magos e cobras, mas não chegam no nível  de quantidade de gauntlet, o que é um ponto positivo, pois o framerate diminui na presença desses poucos. Nosso objetivo é coletar amuletos e levá-los para um altar, também precisamos achar chaves para abrir passagens. Essa versão lançada em 2019 foi uma atualização do jogo de 2014, adicionando uma nova timeline e novos gráficos. O color clash atrapalha um pouco a percepção do caminho, mas continua sendo jogável. 


78 - Cars Wars.


  Esse jogo de carro não tem uma história muito mirabolante, mas tem uma proposta diferente: São 3 fases com um layout estilo a de um labirinto, onde inicialmente precisamos nos focar em juntar moedas e comprar mais armamento na garagem, podendo assim derrotar inimigos. Os únicos inimigos destruíveis são os que estão no chão, precisando tomar cuidado com os voadores e canhões. Alguns tem IA, quanto outros são totalmente padronizados. No decorrer há pequenos puzzles envolvendo caixas que precisamos empurrar, elas também podem servir de bloqueio caso queira encurralar alguém. É um jogo divertido, com pistas bonitas cheias de carros estacionados; instiga a criatividade. Há um pequeno color clash, mas é irrelevante, foi lançado em 2016.


79 - Harbinger 2.


  Após escapar de um planeta hostil, você guia sua nave de volta para casa, porém um evento inesperado acontece: Uma força anormal altera seu sistema, afetando tanto funções do seu exoesqueleto como também da nave, te obrigando a pousar em outro planeta, também não muito amigável. A jogabilidade funciona como um run and gun, cheio de telas inter conectadas para se explorar. A ambientação é boa, mostrando planetas distantes no background, ou esprites tecnológicos mostrando cabos de led. Alguns momentos me lembra Turrican ou Metroid. É um desafio difícil, porém gratificante para quem conseguir finalizá-lo. O titulo se trata de uma continuação, e evolui muitos aspectos de seu antecessor: Há muito menos bugs e color clash, além de que tem um design e música mais agradável. O melhor é que não é obrigatório jogar seu antecessor para compreendê-lo. 

80 - Castaway.


  Castaway é quase um clone de Mega Man, porém como da pra se presumir do titulo somos náufragos, só que espaciais - viemos de uma nave extraterrestre. Após colidir, encontramos alguém capaz de consertar nossa nave, todavia, ela só topa se limparmos sua base primeiro, que está infestada de anomalias, devido ao computador que controla tudo sair do normal. Funciona de forma similar a Mega Man, só que numa dificuldade menor e com salas que podem ser revisitadas: Podemos atirar nos inimigos e pular plataformas. De ruim posso citar a pouca quantidade de cores, e a falta de música na versão de 128k. Foi lançado em 2016.


 Retomei para arredondar a dezena (de 75 para 80), mas essa matéria está pausada! Ainda escrevo-a em privado, ocorre que por parceria, não sei se tenho a permissão de postar toda por completo. Já conto com 200 títulos na lista, postar até o 80 ou o 100 não vai ser problema. 
 Como podem ver estou retomando outras matérias, como a dos jogos Underground de MSDOS, e já tenho ideia de outras também. 

2 comentários:

  1. O White Jaguar tem uma nova versão muito recente que melhora muito o jogo ;)

    ResponderExcluir