quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 10

46 - Magical Tower Adventure - Mini Version.


  Jogo dungeon crawler que fala de uma torre em uma terra maligna e desconhecida, onde muitos exploradores tentaram adentrá-la. Nela há lendas sobre diversos tesouros, mas poderiam eles serem apenas boatos? Nosso novo aventureiro está pronto para descobrir, e seu destino é chegar até o ultimo andar dessa torre, ultrapassando qualquer inimigo que lhe faça obstáculo. Magical Tower Adventure é intuitivo, e possui uma jogabilidade simples: Nosso personagem apenas anda, e seu ataque é automático a partir do momento que você o direciona para o monstro. Após derrotar esse monstro, as informações do mesmo vão ser coletadas para seu bestiário. Não há níveis, o personagem para evoluir precisa coletar itens mágicos. Também não há itens de cura, e a única forma de se curar é coletando frutas espalhadas nos andares, que são bem poucas e devem ser bem gerenciadas. Para avançar precisamos coletar chaves, e por vezes precisamos de uma especifica para abrir certa porta; há alguns poucos vendedores que vendem por preços específicos. É um jogo curto, porém difícil; Descobri que teve uma versão para MSX, e estranhei não tê-lo colocado na lista dos 110 jogos, mas graficamente a versão do ZX Spectrum me aparentou superior, pois suas cores são mais fortes. Participou do MSXdev17, foi lançado para o MSX em 2016.


(clique para ler mais...)


47 - That Sinking Feeling.


  Anos após um ataque inimigo, o planeta de Atlantis tenta se recuperar em destroços, porém muitas cidades ainda estão submersas, e também cheio de tesouros. Controlamos um submarino em vários labirintos, tomando cuidado com a vasta vida marinha que também não é muito pacifica. That Sinking Feeling tem o mesmo estilo de vários jogos no fundo do mar, como Subacuatic, mas não deixa de ser divertido. Aqui precisamos coletar 10 tesouros, e temos só 5 vidas para concluir o objetivo, e qualquer inimigo pode ser mortal. Eu gosto da animação suave do submarino, que de vez em quando fica soltando pequenas bolhas, tem uma música legal também. Foi lançado em 2017.


48 - El Stompo.


  Todos sabem da influencia que a televisão teve no passado sobre as massas, porém ninguém sabe que ela ainda influencia muitos de outros planetas, que ainda vivem na era analógica e ainda pegam a programação da era CRT. O sinal as vezes não funciona corretamente, mas melhora quando o dispositivo recebe uma pancada. Devido a algum desastre espacial, todos os aparelhos de 35 planetas sofreram interrupção, e você é o único da assistência técnica que ainda aparece catalogado. Resumidamente, é um jogo de arcade e plataforma onde devemos bater em todas as TVs e evitar os inimigos; Há também alguns quebra-cabeças, e a vida é limitada, o que aumenta o desafio. Os gráficos são bem coloridos, e o personagem que se assemelha a um sapo carismático, mas acredito que deveria ter tido suporte a 128k e adicionar alguma musiquinha. Foi lançado em 2014.


49 - L'Abbaye des Morts.


 Em L'Abbaye des Morts controlamos um orador religioso, que tenta escapar dos cruzados contrários a sua crença. Ele acaba, no entanto, indo parar dentro de uma igreja mal assombrada. Você tem um número limitado de vidas, e precisa explorar esse lugar, tomando cuidado para não esbarrar nos inimigos. Precisa juntar itens e dicas espalhadas no caminho. Devo comentar que, embora haja color clash nessa versão, o fundo preto das fases disfarça bem, e o nome do jogo sempre me lembrou A Abadia do Crime. Também foi lançado para PC, MSX, C64, NES, Mega-Drive e muitas outras plataformas. (Jogo de 2014).



50 - Genesis: Dawn of a New Day.


 Jogo também Shoot'em up, só que dessa vez de 2010. A história segue o velho clichê de ataque de seres extraterrestres, porém a humanidade não estava preparada para algo tão abrupto, imprevisível. Cabe a você visitar cinco planetas para juntar pedaços de uma nave, capaz de garantir de volta a segurança da humanidade.  A versão de ZX Spectrum não é totalmente monocromática, pois a cor tema muda no decorrer da progressão; seu menu também conta com algumas cores. Diferente da versão de MSX, conta com um scroll perfeito. O jogo tem mecânicas próprias e power ups diferentes, além dos planetas serem bem diferentes entre sí. 



 Hoje chegamos ao jogo de número 50! Espero chegar algum momento até o 100, porém a partir daqui muitos jogos serão de maior interesse dos leitores do que de mim. Sabe, não curto jogos de aventura em texto e nem jogos de muita ação; esse segundo citado exige muitos reflexos de mim, mesmo na época que escrevi sobre MSX foram os que menos me aprofundei. Também pensava em não citar alguns cuja a versão do MSX aparentasse superior, todavia mesmo assim brilharam no ZX Spectrum, seja por enredo ou design. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário