terça-feira, 2 de agosto de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 09

41 - Subacuatic.


 Subacuatic é um jogo de labirintos que se passa no fundo do mar. Nosso personagem é um arqueólogo que tem fobia de água - por mais incrível que pareça -, mas aceitou o desafio de explorar o fundo do mar para encontrar riquezas perdidas. Assim, tendo tesouros em mão, seu pedido de casamento para com a filha de um magnata seria aceito. Aqui no jogo o personagem boia, e temos que forçar o personagem para baixo, driblando o peso da água; tem também o sistema de oxigênio, que se acabar o personagem morre. Não é no entanto uma briga com o relógio, podendo quando possível voltar a superfície para recuperar o fôlego. Participou e ficou em segundo lugar no MSXdev12, foi lançado inicialmente para ZX Spectrum e depois para MSX (Jogo de 2009). A diferença que vi de uma versão para outra foi bem pouca, o maior adicional na versão do MSX foi a simulação visual das ondas do mar; tirando isso tem a mesma jogabilidade, e é um jogo curto.


(clique para ler mais...)


42 - Duck Tales: Webby to the Rescue!


  Esse jogo não tem nada a ver com a versão de NES, não se trata de uma adaptação e sim uma história nova. Aqui controlamos Webby, que estava explorando um castelo com tio Patinhas e seus sobrinhos. Porém, todos caíram em uma armadilha deixando Webby sozinha. Cansada de esperar do lado de fora, ela decide voltar a explorar o castelo e salvar seus amigos. É um jogo de plataforma sem scrooling, com várias telas separadas, onde precisamos coletar chaves para avançar. Há vários inimigos no caminho, e Webby pode atirar ou desviar deles. Precisamos também coletar diamantes, e acho que isso contribui para um final feliz, onde tio Patinhas vê que conseguiu adquirir mais riquezas. Foi lançado em 2021.


43 - Robot 1 in the Planet of Death.


  Continuação de Robot 1 in...The Ship of Doom. Aqui controlamos o mesmo robozinho, que conseguiu fugir da morte dentro da sua nave desgovernada e foi parar nesse planeta desconhecido. Era um jogo curto, mas carismático, talvez por isso que recebeu continuação. Agora o esquema não é coletar itens para finalizar, e sim usarmos ele na resolução de quebra cabeças. Temos um inventário limitado há 3 itens, podendo dropar algum para adquirir outro e buscá-lo novamente depois. Aqui também temos o esquema de precisar recarregar a bateria do robô, mas aqui diminui mais se recebermos dano. Eu gosto desses jogos de aventura, me lembra Dizzy. Esse jogo conta com uma boa ambientação e também uma música agradável para o 128k. Foi lançado em 2017.

  

44 - Circuitry.


  Imagine um Maniac Miner só que ao invés de um homem controlamos um nano robô em meio a circuitos de computador. Precisamos desviar do que imagino serem bugs ou falhas do sistema. Coletar disketes - que acredito serem código de manutenção dos agentes de TI - e colar eles em um certo dispositivo de hardware, além de claro, pular sob plataformas. Qualquer dano pode ser fatal! O computador é um mainframe militar, e visualmente o jogo incorporou bem a ambientação. Nosso objetivo é recuperar dados que são de suma importância para a sobrevivência da raça humana. A versão de 128k melhora levemente o gráfico dos inimigos, e adiciona uma música. Foi lançado em 2017.


45 - Double Bubble.


 Em Double Bubble de 2016, jogamos um puzzle onde controlamos uma bolha, que deve guiar outra bolha consigo por labirintos cheio d espinhos. A dificuldade é visível logo nas fases iniciais, e posteriormente apresenta mais obstáculos, tais como: Pássaros, piranhas, lava, fantasmas entre outros... Para piorar lidamos com o tempo, que é limitado, podendo as vezes ser recarregado ao tocar no relógio. Os gráficos são bonitos, mas eu iria preferir uma proposta mais casual, pois caso perca todas as vidas começa do zero, não lhe deixa nem a possibilidade de usar passwords. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário