terça-feira, 16 de agosto de 2022

Jogos Criativos de C64 - Parte 1

01 - Space Taxi.


  Imagine o Crazy Taxi do Dreamcast em 2D e se passando num ambiente espacial bizarro: Esse é Space Taxi. São 24 fases com temáticas diferentes, algumas bizarras, porém outras pé no chão. Nossa nave é voadora, e precisa levar o cliente de uma plataforma para outra. Não há música, só efeitos auditivos e o cliente gritando: Hey, taxi! Se você pousar com muita velocidade, ou bater, isso quebra a nave. No jogo há sistema de combustível, e no decorrer precisamos recarregar. Assim como em Crazy Taxi, nossa pontuação leva em consideração o quanto chegamos a faturar. Foi lançado em 1984, e é aparentemente um exclusivo da plataforma. Recebeu uma espécie de continuação em 2004 no site da Twilight.


(clique para ler mais...)


02 - Bee 52.


 Quando olhei esse jogo, pensei: Pô, esse é o "Apidya", de C64 - pesquisei depois e vi que também tem uma versão para NES. Nesse jogo shoot'em up controlamos uma abelha que precisa polinizar as flores e coletar mel - mel esse que também serve de munição contra os inimigos. Entre os inimigos há insetos variados, mas no decorrer também aparece anfíbio. Tem um paralax que de certa forma impressionou, e não se deixe enganar pela fofura, pois se trata de um jogo difícil, mesmo aqui tendo menos fases que a versão de NES (São 24 na de NES e 8 na de C64). Se acha o jogo desconhecido, provavelmente foi porque essa conversão apesar de pronta nunca foi lançada. Foi lançada em 1993.

03 - Lazy Jones.


  Em Lazy Jones somos um empregado de hotel que não quer trabalhar, ao invés disso ele se esconde dentro dos quartos para jogar videogame. Lançado em 1984 para vários computadores caseiros, Lazy Jones tem o diferencial de ser vários jogos dentro de 1 só: São 55 mini games, que podem ser experimentados cada vez que o jogador adentra uma saleta Esses mini games eram muitas vezes clones simplificados de jogos da época, tal como: Space Invaders, Hero, e Chuckie Egg... dentre outros. Sendo um hotel, há salas diferenciais, tais como um bar ou a área de serviço. O Hotel é constituído de três andares com seis saletas cada, e após explorá-lo por completo retornamos do inicio em velocidade aumentada. Há alguns outros serviçais trabalhando, e precisamos nos esgueirar por eles; não nos perseguem, sua movimentação é desprovida de ia, mas ao tocá-lo é fatal, fazendo o jogador perder uma vida. 


04 - Caveman Ugh-Lympics


  Jogo da categoria esportes, onde participamos de uma olimpíada. Mas, não é uma olimpíada qualquer! Estamos nos tempos jurássicos, com neandertais da caverna, e nossos desafios são adaptados para melhor se encaixar a sua época - embora haja alguns absurdos de origem cartoon. Irão experimentar corrida de montaria em dinossauros, desafiarão quem consegue fazer a primeira fogueira, brigarão de porrete, além de fugir de um tigre enquanto desvia de obstáculos. O mais cômico é o giro de esposa(ou marido), e ganha quem conseguir jogá-lo o mais distante possível. Foi lançado em 1988, e ressalto que o jogo tem boas animações, me surpreendi que além do C64 tem uma versão para NES.

05 - Pedro.


  Nesse jogo precisamos ajudar Pedro, um pobre jardineiro mexicano, cujo o jardim está sendo infestado de pragas: Formigas e ratos principalmente, ficam comendo e arrancando suas plantas, e você precisa repetir todo seu trabalho de cultivá-las do zero. Essas pragas entram pelo muro e você bloquear essa entrada com tijolos. Para piorar por vezes aparece um vadio querendo roubar suas sementes! Pobre Pedro... Talvez deveria parar com os orgânicos naturais. Arcade simpático de 1984.


06 - Hover Bovver.


  Jogo top down de arcade onde precisamos cortar a grama. Cada fase tem um layout diferente, e precisamos tomar cuidado para não cortar outras plantas além do mato. Como a máquina é do vizinho, ele vem atazanar em meio ao serviço, o cachorro até tenta afugentá-lo, mas nem sempre ele consegue; acaba por correr assustado. Se você cortar as flores, aparece ainda o jardineiro para reclamar. Embora haja lealdade do cão ao seu dono, não podemos dizer o mesmo dele para com as maquinas; se o nível de tolerância do cão chegar a zero, ele também pode lhe atrapalhar o serviço atacando o cortador. Esse titulo tem um humor notável, foi lançado em 1984, e só tem para C64 e Atari 8 Bits. 

07 - Orc Atack.

  Mais um clone de Crackpots do Atari, mas aqui ao invés de jogar vasos em insetos, protegemos um castelo medieval de ser atacado por orcs; eles são mais agressivos, pois podem subir em escadas. Para proteger o edifício, jogamos rochas e outros pedregulhos neles. Se algum chegar no topo, ainda temos nossa lâmina de soldado. Há também alguns arqueiros e magos malignos para se lidar. Exige-se então, o mínimo de estratégia para conseguir um bom placar. O jogo termina quando acaba todas as vidas. Foi lançado em 1983.



Nenhum comentário:

Postar um comentário