terça-feira, 12 de julho de 2022

Jogos novos para jogar no MSX - Especial Ports 1

01 - Girls Garden


 Girl's Garden é um jogo de SG-1000 produzido pela Sega em 1985, é conhecido por ser o primeiro jogo do "Yuji Naka", um dos criadores do Sonic. Nele precisamos ajudar Papri a coletar uma quantidade de flores e levar a tempo para seu amado, e assim conquistá-lo. No caminho há seres hostis - geralmente ursos, que precisamos driblar, e se pegamos flores mortas diminui o contador. Há também certos power ups no decorrer para nos auxiliar. Recebeu um port feito por fã para o MSX em 2004. Por ser similar em hardware, também tem uma versão de fã para Colecovision.

(clique para ler mais...)


02 - No Back Down


 Crazy Climber 2 é um jogo de arcade lançado em 1988; tem a mesma proposta do primeiro, mas seus gráficos são mais avançados. No jogo precisamos subir grandes edifícios, tentando desviar dos moradores e dos objetos que eles jogam das janelas, também devemos ter cuidado com animais voadores. São 6 fases, alcançando o topo do edificio somos levados para a próxima fase. No Back Down é uma tradução de Crazy Climber 2 para o MSX, analisando obviamente as limitações da plataforma. Foi lançado para ele em 2021.


03 - Cybernoid


  Cybernoid é um dos meus jogos favoritos do ZX Spectrum - apesar de eu preferir bem mais a música de sua versão de C64. Diferente de outros jogos shoot'em up, Cybernoid não tem scrolling, as fases se passam em várias telas divididas entre sí. Na época que vi o jogo primeira vez, pensei por um instante que se tratava de uma aventura a lá metroid, porém diferente dele não podemos retomar telas anteriores. Na história somos uma nave incumbida de recuperar espólios roubados por piratas espaciais. Há vários inimigos que quando derrotados soltam power ups, e o designe das fases as vezes lembra labirintos que temos que nos esgueirar, e é difícil pois qualquer dano nos é fatal. Foi lançado para vários computadores em 1987, e um port da versão de ZX Spectrum para o MSX2 foi lançado por fã em 2021; achei bastante fiel, mas sinto falta do grande efeito de partículas que tinha na versão de ZX Spectrum. Considero àquele efeito o mais legal daquela versão, chega a ser terapêutico. 

 04 - Bomb Jack


    São 2 imagens pois se trata de 2 ports do mesmo jogo. O jogo se trata de um arcade de 1984 portado para várias plataformas; nele controlamos o que sempre acreditei ser um macaco, que precisa coletar todas as bombas do cenário - o que não é tarefa fácil, já que há inimigos atrapalhando o caminho, tais como: múmias, pássaros e tartarugas. Ao menos durante o bônus eles se tornam coletáveis e podemos limpá-los da tela. A versão de SG-1000 foi lançado no ano seguinte, e ela cumpre seu papel em trazer diversão para um portátil caseiro da época, mas não chega a ter uma jogabilidade tão exata quanto a do arcade. Devido ao hardware ser de certa forma similar ao do MSX, um fã portou essa versão em 2004. Já a versão da segunda imagem não consegui imaginar ser um remake, pois parece muito fiel com o original e por isso decidi deixá-lo em ports. Também foi lançada em 2004, só que dessa vez para MSX2. 



  05 - Barbarian the Duel 


 Apesar do nome ser diferente, "Barbarian the Duel", realmente é uma versão caseira de "Barbarian: The Ultimate Warrior" para nosso amado MSX. O jogo foi lançado para vários computadores da época, inclusive o ZX Spectrum, mas infelizmente o MSX ficou de fora. Foi lançado pela Palace Software em 1987, e o plot é resumidamente salvar uma princesa de um mago maligno. Resumidamente é um jogo de luta e ação, que pode ser jogado entre 2 jogadores. O jogo participou da MSXdev18, sendo lançado por um fã em 2018.


06 - Risky Rick in Dangerous Trap


  Cogito que Ricky Dangerous assim como Doom conseguiram seu código fonte, pois é um dos jogos com maior quantidade de ports não oficiais que já vi. No jogo controlamos uma espécie de Indiana Jones engraçado, que precisa tomar cuidado com armadilhas, atirar nos inimigos e usar bombas nos obstáculos. Estranhamente a primeira fase se passa na Amazônia, então realmente estamos matando nossos índios. Como um bom arqueólogo também nos aventuramos no Egito. O jogo foi lançado em 1989 para vários computadores, inclusive o ZX Spectrum, e é meu favorito do computador Amiga. É um jogo difícil, mas não sinto frustração nele mesmo com as sucessivas pegadinhas. Tem versão não oficial para Nintendo Wii, GBA, DS, 3DS, e provável que tenha para outros dispositivos que eu desconheça, já que existe um core oficial dele no retroarch. Uma versão de MSX e Colecovision com o nome de Risky Rick foi lançado em 2019. (Edit: Tem uma versão mais antiga da Paragon de 1992).

07 - Guru Logic


 Guru Logic é um jogo de puzzle com conceito simples: Precisamos encher os espaços entre os blocos no lugar correto, movimentando a tela para os lados. É um port de um jogo de 2001 produzido pela compile para gba, participou do MSXdev03 (Jogo de 2003). Não tenho mais o que dizer, os gráficos são coloridos e bem animados, e as vezes o desafio é interessante.

08 - Joust


 Joust é um jogo de arcade lançado em 1982, nele somos um gladiador em cima de uma fera voadora, tentando derrotar criaturas malignas, também precisamos coletar ovos. Sempre achei a jogabilidade desse jogo caótica, parece um carrinho de bate bate do parque de diversões, e como os sprites eram pequenos, na época eu sempre achei que a fera voadora fosse um pato. A versão de MSX é um port da do Colecovision com revisão no som, e foi lançada em 2017.

09 - Champion Billiards 

 Champion Billiards aparentemente era para ter sido lançado para MSX mas foi cancelado. Ele é o primeiro da série "Lunar Pool", da Compile, e foi lançado para SG-1000 em 1986. Não é um jogo realista, muito menos pretende ser pela atmosfera descompromissada e criativa; Aqui jogamos sozinhos, explorando a física por diversas mesas com objetivos diferentes. O port feito por fãs foi lançado para MSX em 2020.


10 - Uridium


  O sistema solar está correndo perigo! Você deve neutralizar o inimigo que está sugando minerais de cada um dos planetas. Embora Uridium tenha sido lançado para vários computadores, não foi em sua época lançado para o MSX. Como vários jogos do gênero, você se aventura entre hordas de inimigos, e tem objetivos a se guiar. O legal do jogo todavia, é sua rapidez e o efeito pseudo 3D que se dá pelas sombras da nave; que dá para ser manobrada, mudando o ângulo da nave de top down para horizontal. Embora seja um shoot'em up, o jogo não anda sob uma linha reta, tendo movimentação livre da esquerda a direita. Uridium foi portado por fãs para MSX em 2014, e participou da competição MSXdev14. 


11 - Pang!

   Buster Bros é um jogo de arcade lançado em 1989; se trata de um jogo de ação, onde precisamos derrotar ao redor do mundo um monte de balões que estão aterrorizando as cidades. Quando você atira em um balão, ele vai diminuindo para tamanhos menores, e eles quicam sob o chão. São 50 fases ao todo, e o desafio vai aumentando aparecendo plataformas para subir, e outras criaturas para nos atrapalhar. Nosso tempo e vida são limitados. Foi portado para vários computadores e consoles, mas a versão de MSX foi lançada por fãs em 2015 - essa mesma versão existe para colecovision.



12 - Mario World
 

  Quem não conhece o mascote encanador e bigodudo da Nintendo? Ele deu as caras primeira vez como um herói sem nome no do jogo de arcade Donkey Kong de 1981, vindo a protagonizar sua própria serie de aventuras em 1985. "Super Mario World" é o quarto titulo da franquia, e melhora em tudo seus antecessores, principalmente no quesito de design, os gráficos aqui estão muito bonitos, e a variedade de fases maior. No gameplay há uma maior camada de profundidade com os novos power ups e o sistema de montaria; Yoshi, o dinossauro pode comer inimigos aumentando a pontuação, e(ou) cuspi-los, quando incluído o power up de fogo ele pode soltar bolas de fogo, e voar caso esteja com o poder das asas. 
Como é de praxe na franquia, a princesa foi raptada pelo vilão Bowser, mas não é só ela que está em perigo, visto que conseguimos salvar ovos de outros Yoshis em outros castelos subsequentes. O mapa é vasto, e há vários chefes há serem derrotados! Há várias formas de terminar essa aventura caso conheça os atalhos. O port para MSX2 foi lançado em 2021, mas não sinto chegar no nível do original - o flickering das fases as vezes chega a atrapalhar, porém, dá pra brincar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário