segunda-feira, 18 de julho de 2022

20 Jogos Novos de Mega Drive.

 01 - Pier Solar.


  Pier Solar é um rpg lançado em 2010 para Mega Drive, posteriormente ganhando uma versão remasterizada para dispositivos mais atuais como Steam e PS4. Embora seja um rpg ocidental, cópia a formula japonesa - se eu estiver errada me corrijam, não encontro informações - tendo um layout muito semelhante a Lunar. A história é focada nos três melhores amigos - Hoston, Alina e Edessot. Os três amigos saem em busca de uma erva mágica e rara, para curar o pai de Hoston que está doente. Doravante a história se desenvolve em um enredo muito maior e complexo. O jogo aceita o idioma português, pois também teve um brasileiro em seu desenvolvimento.

(clique para ler mais...)



 02 - Tanglewood.


  Lançado em 2018, Tanglewood se trata de uma aventura de plataforma repleta de puzzles. No jogo controlamos uma raposa perdida em uma floresta esquisita, tomando cuidado com os perigos que lá habita. Não podemos atacar, e a maior parte da graça é descobrir como avançar; por vezes conseguimos fazendo rolar uma pedra ou comendo uma semente, precisamos explorar o que o cenário nos dá. O jogo tem gráficos cartoon muito belos e uma atmosfera muito boa, mas por algum motivo quando pesquiso seu nome no google aparece uma empresa de instrumento de cordas. Também foi lançado para dispositivos atuais. É uma hidden gem.


 03 - Paprium.


  Paprium é o nome de uma megápolis que surgiu após conflitos nucleares, fruto de uma sociedade deturpada. Entre pra porrada nesse universo cyberpunk! Cheio de drogas, sexo e rock...Roll? A música aqui está mais para pop eletrônico como em Streets of Rage. Paprium foi lançado em 2020, e assim como o jogo citado, é um briga de rua side-escrolling - um gênero que fez muito sucesso nos anos 80 e aparenta escasso nos dias de hoje. O titulo tenta superar seja por forma gráfica, ou por artifícios embutidos no cartucho toda a biblioteca do mega drive; para isso chegou a marca de 80mega, sendo considerado até o momento o maior jogo da plataforma. Ele também vem com um chip próprio que expande as capacidades do console, e juntando tudo isso, faz da experiência impressionante, trazendo qualidade de Neo-Geo para um console 16 bits. São 24 fases com segredos e rotas alternativas, até 5 personagens jogáveis e três modos de jogo. Também pode ser jogado em co-op. Independente das criticas que ele recebeu em seu lançamento, não se pode discordar que é um jogo com personalidade própria. É dos mesmos produtores de Pier Solar.


 04 - Devwill Too.


  Jogo criado por brasileiros, para PC, ZX Spectrum, Mega Drive e também para o MSX. É um plataforma arcade onde controlamos um diabinho com cabeça de suspiro, e ganhamos mais pontos quando pulamos em vários inimigos consecutivamente. Ele está em uma jornada em busca de auto conhecimento e a procura de seus semelhantes. Adquirindo relíquias ganhamos novos poderes, o que nos ajuda muito avançar. A versão para Mega Drive é uma evolução gráfica se comparada com as anteriores, idem para as animações e arranjo musical. Confesso que acho o design do jogo bem moderno.(Adquirir em: Manganga).

 05 - Devwill Too Prologue


  Devwill Too Prologue foi criado como uma forma de expandir o universo criado por Paulo Andrés, que também nos é apresentado no jogo anterior. Dessa vez controlamos um diabinho amarelo, explorando o mundo e tentando desvendar o motivo de nosso nascimento e existência. Siga nesse plataforma com plot profundo cheio de metáforas, com novos inimigos e desafios. Continuamos com o conceito divertido de ganhar mais pontos conforme pulemos em vários inimigos em combo, e na adição de relíquias; Ganhamos mais vidas caso façamos um certo número de pontos. Os gráficos aqui estão muito bonitos, ressalto principalmente o parallax que só foi possível com a capacidade do Mega Drive. Foi lançado em 2022. (Adquirir em: Manganga).


 06 - Rick Dangerous.


   Cogito que Ricky Dangerous assim como Doom conseguiram seu código fonte, pois é um dos jogos com maior quantidade de ports não oficiais que já vi. No jogo controlamos uma espécie de Indiana Jones engraçado, que precisa tomar cuidado com armadilhas, atirar nos inimigos e usar bombas nos obstáculos. Estranhamente a primeira fase se passa na Amazônia, então realmente estamos matando nossos índios. Como um bom arqueólogo também nos aventuramos no Egito. O jogo foi lançado em 1989 para vários computadores, inclusive o ZX Spectrum, e é meu favorito do computador Amiga. É um jogo difícil, mas não sinto frustração nele mesmo com as sucessivas pegadinhas. Tem versão não oficial para Nintendo Wii, GBA, DS, 3DS, e provável que tenha para outros dispositivos que eu desconheça, já que existe um core oficial dele no retroarch. A versão do Mega Drive lançada em 2011 é bem fiel, e fiquei feliz que mantiveram o som de sofrimento dos inimigos (Waaaaaaah!).

  07 - Tourmaline.


  Tourmaline é um jogo de puzzle lançado em 2016 pela Retrosouls para o ZX Spectrum. Resumidamente é um clone de boulder dash com bombas, onde precisamos coletar todos os diamantes, explodir algumas pedras e inimigos. Trocamos de fase assim que coletamos todos os diamantes. É um jogo viciante, com gráficos e música ótima para o ZX Spectrum. Uma versão para Mega Drive foi lançada em 2021, melhorando visivelmente tudo, mas ainda tenho mais apego pela versão original. 

 

 08 - Alter Ego Remastered.


  Alter Ego foi lançado em 2011 pela RetroSouls, a mesma empresa de Old Tower e Yazzie - está se tornando uma das minhas produtoras favoritas. Aqui temos um alter ego que troca de lugar com a gente quando nos convém para resolver os puzzles. Esse alter ego se movimenta de forma contrária ao nosso personagem, é espelhado - similar a binary land do NES. Precisamos desviar dos inimigos e coletar as frutinhas para passar de fase. A versão para Mega Drive foi lançada em 2020, e também é uma evolução se considerado o produto original. É merecido o nome de remaster, faz juz. 

 09 - Gluf.


  Em Gluf controlamos um sapinho dançante que precisa colorir alguns azulejos no chão; o que nem sempre é uma tarefa fácil, pois algumas plataformas somem e há inimigos no caminho. O sapo anda pulando e precisa recarregar a tinta em pontos específicos. O jogo tem uma vibe bem feliz e agradável, seria legal se fizessem algo nesse estilo só que de ritmo; Colocaram Ievan Polkka remixado, não tem como não ser contagiante. A versão de ZX Spectrum lançada em 2019 era muito impressionante devido a sua paleta de cores, a de Mega Drive também é muito boa e foi lançada um ano depois. Também da Retrosouls.


 10 - Yazzie.


 Jogos de Puzzles combina e muito com o ZX Spectrum, mas não sei para o publico do Mega Drive que está acostumado a velocidade e ação. Em Yazzie controlamos um boneco branco que precisa coletar todas as moedas para passar de fase; por vezes precisamos desviar de inimigos e fazer caminho cavando o chão. A jogabilidade é estilo Lode Runner, porém menos difícil. A versão de ZX Spectrum foi lançada em 2019 e tinha uma paleta de cores bem impressionante, digo que lembrava um indie moderno. O Mega-Drive recebeu uma versão em 2020 com gráficos atualizados. Também da Retrosouls.


 11 - Gravibots.


  Eu não fui longe, mas Gravibots do ZX Spectrum era muito rudimentar, seus puzzles eram legais, mas graficamente era o que menos me surpreendeu da Retrosouls. Tive que testar novamente para me lembrar, tenho impressão de que são jogos distintos, pois o layout das fases iniciais é totalmente diferente. Nós controlamos o que muito se assemelha a um sapo de máscara tentando guiar minions para os espetos, e assim seguir para a próxima fase. Para alcançar tal objetivo precisamos realocar blocos que mandam tais inimigos para a região assinalada. Podemos transitar pelo teto e andar sob ele usando a seta para cima, e também entrar dentro de encanamento. No decorrer o desafio fica mais difícil, precisando realocar mais blocos, e a paleta de cor também muda. Essa versão de Mega Drive foi lançada em 2021.



12 - Irmãos Aratu.


  Temos em os Irmãos Aratu um beat'n up bem humorado, com gostinho de filme trash da sessão da tarde. Somos monstros radicais saídos do mangue, tentando derrotar outros monstros que invadiram e estão agora aterrorizando a cidade. Precisamos dar voadora em todos eles, independente do cenário e circunstância! Bater primeiro, falar depois! O jogo tem 2 modos: O arcade, onde a tela se move sozinha, e o clássico onde a tela que segue o jogador. Somente o arcade tem as 5 fases, e sendo do gênero que é os continues são limitados por fichas. Como todo bom beat'n up você pode dividir essa experiência em co-op com um amigo. No jogo vemos citações a algumas figuras folclóricas, exemplo da mula sem cabeça, imagino se veremos depois citar o boto cor de rosa e o curupira. Foi lançado para cartucho em 2022.  (Adquirir em: Manganga).


13 - Arapuca.


  Arapuca é um jogo de puzzle com sistema de rotação de campo de visão - algo similar a Brandish, porém menos confuso por termos mais ampliedade no campo de visão. O efeito lembra muito o mode7 do super nintendo. Controlamos um gatinho e precisamos levar arrastar os objetos para seus respectivos lugares. Quando completamos o desafio o gatinho agradece, comemora, e vamos para a próxima fase. São 15 fases no total e a música do jogo também é bem bacana. Acredito que esse jogo merecia um port para algum portátil, pois a proposta dele é algo que cairia bem numa tela pequena. Foi lançado em 2020, e olhei imagem das artes quem vem junto com o cartucho e pensei: Não é a toa que o criador é um artista, as imagens do gatinho ficaram uma gracinha. (Adquirir em: Manganga).

14 - Ladrões de Diamantes.


  "Ladrões de Diamantes" é um jogo de plataforma side-scrooling onde controlamos um alienígena, que quer recuperar os diamantes que servem de combustível para sua nave. Esses diamantes foram roubados por robôs trolls, e precisamos deles de volta caso queiramos voltar para casa. São 9 fases e 3 chefões, onde precisamos pular plataformas, soltar blasters nos inimigos e resolver puzzles simples, tais como: empurrar uma caixa e ativar switchs. O blaster precisa recarregar sempre que utilizado, então não é um artificio que pode ser usado indiscriminadamente. Sempre que coletarmos 10 moedas conseguimos uma nova vida. O personagem principal é bem expressivo e o jogo todo bem colorido, pena que é muito curto. O cartucho foi lançado em 2022. (Adquirir em: Manganga).

 15 - L'Abbaye des Morts.


 Em L'Abbaye des Morts controlamos um orador religioso, que tenta escapar dos cruzados contrários a sua crença. Ele acaba, no entanto, indo parar dentro de uma igreja mal assombrada. Você tem um número limitado de vidas, e precisa explorar esse lugar, tomando cuidado para não esbarrar nos inimigos. Precisa juntar itens e dicas espalhadas no caminho. Também foi lançado para PC, C64, NES, MSX e muitas outras plataformas. (Jogo de 2021).


 16 - 16 Bits Rhytm Land.


  16 Bits Rhytm Land é justamente o que propõe pelo nome: Uma coletânea de mini-games de ritmo. No primeiro - o que é mostrado na imagem -, precisamos pular dos obstáculos em movimento e chutar aves que também estão atrapalhando nosso caminho. O outro é de baseball, e precisamos bater com o bastão na bola no momento correto, o que nem sempre é fácil tendo em conta a velocidade. No terceiro precisamos proteger nossa nave com blasters, e o terceiro lembra em muito space invaders. O pixel art desse jogo é muito bom, ainda mais se levar em consideração que são mini-games. Foi lançado em 2019.


 17 - Oh Mummy Genesis


  "Oh Mummy" é um jogo de arcade lançado em 1984 oficialmente para Amstrad CPC, um computador caseiro da época, é também considerado um dos jogos mais viciantes dessa plataforma. Foi portado pra vários outros computadores domésticos, exceto por videogames. No jogo somos um explorador caçador de tesouros dentro de uma pirâmide, tentando adquirir espólios e fugindo das múmias. Circundamos os sarcófagos a procura da chave para a próxima câmera, e se acharmos uma scroll podemos usá-lo para eliminar uma dessas múmias. A dificuldade e a velocidade do jogo é progressiva. A versão de Mega Drive lançada em 2012 é uma carta de amor aos fãs do original.


 18 - Metal Dragon.


  Metal Dragon de 2021 é um jogo de Run'n Gun. A história se passa na guerra fria, onde a filha de um presidente foi sequestrada, e temendo um conflito mundial, mandam o melhor espião para salvá-la. Não contavam, no entanto, que esse soldado não gostava de stealth, preferindo então matar tudo que vê pela frente. Se trata de um jogo frenético, e em muito lembra uma versão caseira de Shock Troopers da SNK, talvez tenha sido inspirado por ela? Não sei... Tem também uma versão para MSX. Mais um trabalho primoroso da Kai Magazine.


 19 - Arkagis Revolution.


  No século 27, onde o espaço já foi colonizado por humano, uma grande colônias causa intrigas em nome da falsa conversa e ideal de liberdade - talvez seja uma critica disfarçada aos Estados Unidos? Talvez? Essa colônia rouba nutrientes e minerais de outros planetas, se aproveita de seu poderíl econômico e militar. Somos rebeldes tentando lutar pela independência de nossa colônia. O jogo é um shoot'em up com movimentação livre, e usa sistema de rotação total similar ao mode7 do super nintendo. Conta com dublagem em algumas falas, power ups e chefes. O layout das fases lembra um labirinto, mas ao menos temos acesso a um mapa. Foi lançado para o Mega Drive em 2020.

 20 - Tanzer.


  Jogo de ação side-scrooling frenético! Imagine uma mistura de Shinobi com um personagem parecido com o Shadow of the Beast? Dessa forma temos Tanzer - do alemão, dançarino. No jogo podemos pular, dar pulo duplo, triplo, e atacar seis direções. Quando atacamos um inimigo podemos emendar e atingir outro, pois planamos no ar alguns milésimos. São 8 fases com temas distintos e inimigos bem criativos; alguns deles bem psicodélicos. Há chefes para enfrentar e diversos tesouros escondidos. A música é eletrônica, e me faz me sentir em uma balada. Foi lançado em 2019, e acho que também foi desenvolvido por um homem só. 


  Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.


 

Um comentário:

  1. Alguns desses jogos são bem interessantes e curiosos. Outros eu já tenho :-P

    Vou procurar baixar e saber sobre eles.

    Gostei do blog, muito bem escrito! ;-)

    ResponderExcluir