segunda-feira, 13 de junho de 2022

100 Jogos novos para jogar no seu MSX - 11 ao 20

11 - Astro Monsters.


 "Astro Monsters" é um shoot'em up de 1996, saiu um ano depois do final do MSX. Nele controlamos um robô, e disparamos contra outros seres de metal numa batalha espacial. A dificuldade é gradual, mas pode ficar impossível para quem não tem bons reflexos; por vezes senti que os inimigos tinham inteligência artificial e me seguiam, eles tem uma variedade boa de movimentação, e inovação é sempre bem vinda nesse gênero. 

(clique para ler mais...)




12 - Malaika Prehistoric Quest.


  "Malaika Prehistoric Quest", trás de volta nossa menina das cavernas da Karoshi Corporation, mas dessa vez numa aventura side scrooling ao estilo Mario Bros, onde pulamos em inimigos e coletamos itens para ganhar vidas. O jogo é suave e colorido, tem um gráfico bem bacana para o MSX1, devo dizer que fiquei impressionada. Único ponto negativo que enxergo, e talvez mal valeria à pena citar, foi o reaproveitamento das músicas do jogo anterior -, porém se trata de um indie, e já vi empresas grandes e famosas fazerem tão igual ou pior. (jogo de 2006)


13 - Pitman.


  Parece que na comunidade ninguém dá a mínima, ou subestimam esse jogo. Nosso objetivo aqui é coletar todos os cristais, e para isso precisamos empurrar os blocos. Esse puzzle de 2021 me lembrou Cat Trap de gameboy, porém sem a mecânica de voltar no tempo; aqui você perde vidas mesmo caso seja esmagado ou caia em um buraco.


14 - Crash! Pacocche.


  "Crash!Pacocche", é um puzzle onde controlamos um cubo que precisa coletar todos os balões. Mas, deve-se tomar cuidado por onde anda, porque o chão pode sumir, ou escorregar; a física depende do ambiente, e o jogo vai mostrando mais ambientes com novas gimmicks para quebrar a cabeça no seu decorrer. Sua música é relaxante, é bem vibe de anos 90. (jogo de 2004).

15 - Traffic Jam.


  Já imaginou ser frentista? Você vai experimentar algo similar em Traffic Jam, a diferença é que não vai receber por isso, o máximo que vai ter é motivação da personagem ao lado, que é sua colega de trabalho. Brincadeiras aparte, o jogo é divertido e simples; você precisa movimentar os carros amontoados para conseguir atravessar na rua com o seu. Ao todo são 40 fases, e produzido pela Imanok em 2006.

16 - Monster Hunter.


  Sendo a fã de RPG que sou, Monster Hunter foi o jogo da lista que mais me interessou. Criado em 2006, o jogo participou e ganhou da competição MSXdev06, e foi o primeiro jogo de MSX criado pelo Alberto e sua produtora Nerlaska. Na competição exigia-se que a rom tivesse no máximo 128k, porém após o evento o jogo recebeu um update para 512 com mais gráficos, mapas e etc. Em "Monster Hunter", você é um caçador de monstros, que durante suas buscas se vê preso numa terra da qual não consegue sair. A visão do jogo é top down, e as batalhas são em turnos.


17 - Caos Begin.


  Jogo de anime fortemente inspirado em Maze of Gallious. Em uma era de trevas, em que Ares está a conspirar contra o pai de todos Zeus, levando caos a humanidade, diminuindo sua influência e a autoridade do mesmo. Você é Zineu; um rei e paladino, e sua amiga Aleena, uma amazona a quem tem forte apreço. Por ser considerada bonita, Aleena acaba atraindo os olhos de Zeus, que a engravida. Isso acaba por atiçar a raiva de sua esposa Hera, que se junta a Ares; ambos acabam por sequestrá-la, levando-a para uma prisão infernal. Você deve agora, descer essa prisão, a fim de salvar sua amiga e o bebê de seu ventre. O jogo é um aventura 2D com elementos de RPG lançado pela Hikaru em 2007. Você precisa explorar e derrotar inimigos, interagir com objetos e equipamentos. Você tem uma barra de experiência que ao atingir o máximo, recupera seu HP e aumenta um pouco da vitalidade permanentemente. Por vezes recebemos descrição sobre o bem estar do personagem e também falas do mesmo Vi uma referência a fala de Castlevania: "Die Monster! You don't belong to this World!".

18 - Hans Adventure.


 Hans Adventure é um jogo de aventura point click que exige a exploração de um labirinto. Você precisa ajudar o senhor Hans a sair da mina na qual acabou caindo e ficou preso. Foi produzido pela The Pets Mode em 2010, e é uma versão melhorada de Escape from Dwarves Goldmire, ganhou também remaster com gráficos melhorados e com a adição de criador de fases em 2018. O jogo já era bonito, ficou ainda mais bonito e completo. Ele participou e ficou em terceiro lugar no MSXdev10.


19 - Manbow 2.


  Como o nome já revela, "Manbow 2" se trata de uma continuação não licenciada do Space Manbow do MSX. Não se compara ao original, que é um clássico aclamado, talvez teria sido melhor financeiramente se tivessem utilizado de outro nome, pois fãs do original criticaram que, embora os gráficos tenham se mostrado superiores, passou por muitas vezes uma vibe diferente, principalmente na sua música. Mas é um jogo decente se usarmos a visão técnica: tem ótimo scroll, sprites bonitos e muitas vezes grandes e impressionantes. Não percam a experiência, é algo para se jogar com a mente aberta, sem se ater ao saudosismo.

20 - Heroes Arena.


  Esse jogo participou do MSXdev10, acredito que venceu. Nele vemos uma combinação bem feita de Pong com Penguin Wars. No jogo precisamos com a nossa bola quebrar todos os sprites atrás do campo do adversário; podemos soltar especiais e caso a bola acerte o inimigo de jeito deixamo-lo atordoado. O cartoon desse jogo é bem charmoso e as músicas são bem animadas. Alguns personagens de jogos conhecidos da Konami aparecem aqui e são jogáveis. (Imanok, 2010).


 Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário