terça-feira, 28 de junho de 2022

Jogos novos para jogar no MSX Parte 9 - 81 ao 90

81 - Sudden Burst 


  Sudden Burst é um jogo de ação e tiro com pegada arcade lançado em 2021. O personagem é tipo um rambo dos anos 80 - cheio de músculos, ódio e testosterona - seu objetivo é libertar uma população de terroristas fanáticos. Porém, por conta dos gráficos pesados e detalhados, não chega nem de perto a ser algo frenético de um Contra da Konami, mas dá sim para se divertir.

(clique para ler mais)



82 - SkyJaguar 2


 SkyJaguar 2 é um Shoot'em up lançado em 2021. Muito provavelmente é inspirado em Sky Jaguar de 1984 da Konami. A história gira em torno de derrotar rebeldes da federação galáctica de forma rápida e efetiva, isso em 6 áreas diferentes. No jogo possuímos vários power ups e enfrentamos diversos chefes. Aparenta ter um design de fases bem caprichado. O jogo foi lançado em 2 versões, a primeira de MSX1 e a segunda de MSXVR, com gráficos surpreendentes.


 83 - Black Sea - Treasure Hunters


  Dentro das águas negras, um homem em seu submarino procura tesouros desconhecidos, tomando cuidado devido com os moradores das profundezas. O oxigênio é limitado, e você precisa assim parar nos portos para recarregar - você perde uma vida se o limite chegar a zero. Achei a música muito similar a um remix da area de mapa do Final Fantasy 1, e achei engraçado quando achei um gameboy no fundo do mar - creio ter sido uma referência. As vezes precisamos interagir com chaves e também tomar cuidado com as bolas de ferro. O jogo é um explorador de labirinto lançado em 2022 no itch.io, e tem também uma versão para Amstrad e ZX Spectrum.

84 - Phantomas: Saga Infinity 


 Phantomas: Saga Infinity é muito provavelmente inspirado pelo titulo Phantomas de 1986. Aqui nesse jogo de 2006 exploramos uma fabrica onde androids são produzidos, e onde nosso personagem também foi desenvolvido. Tal lugar é propriedade de uma civilização antiga intergaláctica que causou muito caos e destronou reis. Nosso objetivo é destruir 10 dispositivos de autodestruição, mas certos lugares só podem ser acessados com uma chave, que geralmente estão localizados numa sala especifica. Também podem haver armadilhas nessas salas especificas. No jogo só podemos desviar os inimigos, e subir plataformas dando pulos baixos ou altos. De alguma maneira me lembrou a jogabilidade de Monty Mole com o personagem principal e Abul Simbel, mas alguns inimigos também me lembraram a arte de Cauldron. O jogo foi lançado em 2006 e também conta com versão para ZX Spectrum e Amstrad CPC, e o universo foi expandido pelo criador, que fez outro homebrew para ZX Spectrum no mesmo cenário - vide Phantomasa. 



85 - Virus LQP-79


 Virus LQP-79 é um jogo de tiro multidirecional, onde controlamos uma menina tentando se proteger na sua cidade que foi infestada de zumbis. São 64 fases pequenas onde, além de matar hordas de zumbis, você precisa resgatar 2 ou mais sobreviventes esparramados. Os zumbis podem soltar dinheiro - que aumenta sua pontuação - vida, ou power ups básicos que aumentam a quantidade de tiros. Assim que você acha todos os sobreviventes, o tempo entra em contagem regressiva e você precisa encontrar a saída. O jogo saiu em 2018 e participou da MSXdev18.


86 - Doro Fighter 


  Doro Fighter é um clone de dificuldade mais acessível que Road Fighter. O jogo tem scroll vertical relativamente liso e uma paleta de cores simples. São 40 carros, juntando corações você fica mais rápido, e ao alcançar 9 vai para a velocidade máxima. O jogo pode ser meio repetitivo, mas tem uma diversidade boa de telas. Foi lançado em 2016.



87 - Origm


  Origm é um shoot'em up com uma proposta interessante: Você precisa mudar a cor da bala para conseguir atingir o inimigo da mesma cor. A nave não tem liberdade de movimento, podendo apenas movimentar para a horizontal, deixando a seta de cima e de baixo livre para controlar a paleta de cor de nossos projeteis. Os inimigos estão em constante movimento, mas caso não consiga atingi-los à tempo, tens ainda a chance de desviar deles. É um jogo de arcade focado principalmente em pontuação; seria muito interessante que o autor desenvolvesse essa ideia para algum titulo posterior. Foi lançado em 2021, e seu autor também produziu "Storm Rescue", um jogo onde resgatamos náufragos da tempestade com um helicóptero.

88 - Gelatino 2

  Gelatino 2 é um jogo colorido de puzzle plataforma, cujo objetivo é salvar nossos amigos. A proposta é a mesma que de seu antecessor, porém obviamente trazendo melhores gráficos, assim como efeitos de luz. São ao todo 45 amigos que você precisa salvar, também precisamos tomar cuidado com os inimigos e suas armadilhas, assim como coletar itens. Se trata de um jogo expressivo, com charme e uma boa trilha sonora. Foi lançado em 2021.


89 - Danger Tower


 Danger Tower é um jogo de puzzle onde o desafio é tentar sobreviver por até 60 segundos em cada fase. É um jogo curto, tendo ao todo 15 fases. Graficamente lembra muito The Stone of Wisdom, embora sua jogabilidade seja totalmente diferente. O jogo foi lançado em 2008 e participou da MSXdev08, também ganhou prêmio de obra mais original. Recebeu um port para colecovision.


90 - Mr. Cracksman


  O Senhor Cracksman é um ladrão muito conhecido, que decide roubar uma das maiores fortunas do mundo - fortuna essa que foi depositada num banco. A policia no entanto, sabe de suas intenções e está a sua procura. Tome cuidado para não ser pego! Se trata de um jogo viciante de arcade onde precisamos coletar todas as moedas, para assim ser transportado para níveis mais difíceis. Foi lançado em 2013 e participou da MSXdev14.

 Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário