Sempre que eu pesquisava sobre rpgs ocidentais nos consoles, eu achava quase nada. Decidi então eu mesma escrever sobre isso. Minha infância como a de muitas outras pessoas foram marcadas pelo rpg oriental que se popularizou na criação de Dragon Quest no NES; cuja as mecânicas foram baseadas tanto em Ultima quanto Wizardry dos PC. Esse dado, nada mais é do que o fato de que tanto aqui quanto nos outros países desenvolvidos (embora no Brasil ainda seja mais abusivo), os consoles saiam mais baratos que um computador, e os país preferiam que seus filhos usassem um console, pois nada mais era na cabeça deles que um brinquedo - isso foi marketing da Nintendo depois do fracasso da Atari. Vamos a lista.
(...)
1 - Wizardry 1 ao 3
Jogo que assim como Ultima, influenciou o rpg oriental; diferentemente de Ultima, Wizardry faz sucesso até hoje no oriente, ganhando um monte de gaidens e versões paralelas. Lançado inicilamente para apple 2 em 1984, ganhou ports para diversos sistemas inclusive o NES8 bist. Os primeiros três jogos se centram nos jogadores explorarem as catacumbas onde adormece Werdna, que apesar de morto ou inconsciente, afeta a cidade com sua aura perturbadora.
2 - Ultima 3 ao 5.

Ultima 3 de 1983, foi refeito dos PC para Nes. É o ultimo da fase "A Era da Escuridão", e o primeiro da série a ter mais animações de movimentação; é também o único dos Ultimas a não ter o Avatar como personagem e não aparecer personagens celebres da série - embora Lord British continue presente. É o primeiro da série a poder ter consigo uma equipe. A sinopse é o seguinte: Depois de Minax ser derrotado, é a vez de Exodus; uma criatura nascida de vilão e mais alguém, conjurar sobre o que restou do mundo, tropas de monstros para causar o caos. Cabe a nós, o campeão terráqueo e seus amigos dar um fim nele. Ultima IV no entanto, se tornou um dos mais aclamados da série, incorporando o sistema de karma e de virtudes, sendo elas baseadas no amor, verdade e coragem. Aqui a era das trevas foi-se, e Sosaria precisa agora de um exemplo moral, já que as pessoas passaram por demasiada miséria; sendo assim, você é destinado pelo rei a seguir em busca da auto-melhora e expiação, para enfim transcender e virar tipo um Jesus para todos - é o Undertale de 1985. No quinto título - embora digam que esse port não tenha tanta qualidade - somos chamados de volta a Britannia, que vive num regime opressor - nosso objetivo aqui é achar Lord British, que está sumido, e precisa dar uma limpeza nesse bagulho.

3 - Magician
Um action role-playing criado pela empresa Texan sendo lançado em 1990. A sinopse: Um bruxo maligno de nome Abadon, conseguiu usar seu poder para chamar um monte de bestas e assim criar um castelo para si mesmo. Ele então, envia seus seguidores para derrotar outros poderosos magos - que provavelmente eram o suporte da pacifica cidade de Merlwood. Somos um aprendiz, que embora estivesse seguindo o caminho do conhecimento, decidi derrotar Abadon de uma vez por todas.
4 - Might and Magic Book One.
Primeiro jogo da série Might and Magic muito conhecida nos computadores - principalmente por seus spin offs; foi refeito e lançado para o NES. No seu primeiro jogo podemos criar ou modificar uma equipe de seis aventureiros, seguindo um sistema fácil e simplificado de se aprender; além de que, essa versão tem auto-mapa. Nos situamos no mundo de Varn, cheio de castelos, cavernas, plano astral... O jogo se concentra em nossa equipe tentando descobrir o Santuário Interior: Uma espécie de "Santo Graal". No decorrer acabamos por descobrir personagens misteriosos como Corak, que persegue um vilão desaparecido de nome Sheltem.
5 - Robin Hood Prince of Thieves.
O jogo de Robin Hood creio ser um original próprio para o console. O jogo é baseado no filme de mesmo nome; nele há 4 modos de visão - Nier Automata versão antiga - o que torna tudo muito criativo, mudando também muito de cenário e ambiente. É bem rpg de mesa, da para coletar itens, interagir com o cenários, olhar e conversar com as pessoas. Também há portraits copiando o rosto das pessoas; jogo de 1991.
6 - The Bard's Tale 1 e 2 (Apenas o 1 está em inglês).
Baseado no Bard's Tale de 1985 - criado inicialmente para apple II -; o jogo foi portado para NES. No enredo um feiticeiro malvado nomeado de Manguar the Dark, está fazendo a vida difícil para os moradores de Skara Brae; protegido dentro de sua magnifica masmorra, ele se diverte enviando monstros para atormentar a população. Precisamos nós, desbravar diferentes labirintos para pegar esse maluco na porrada. Pena que Bard's Tale 2 não tenha tradução, e creio que a história seja mais do mesmo.
7 - Dragons of Flame.
Dragons of Flame também é port dos pcs; é baseado em uma campanha de mesmo nome, o enredo é uma representação fiel dos livros em que se baseia.
8 - Pool of Radiance.
RPG tático também baseado de um título do MSDOS - sendo a primeira adaptação D&D para sistemas domésticos. A antiga cidade de Philan. caiu na ruína e empobreceu, agora apenas uma parte da cidade é habitada por humanos, sendo hostilizados por criaturas do mal. Para reconstruir a cidade e o orgulho, bem após a limpeza do rio Barren, recrutam-se aventureiros para limpar as ruas das hordas de monstros que impregnam a vizinhança.
9 - Dragon Wars.
Também portado dos PCs; aqui nossos aventureiros muito navegam a procura de uma espécie de paraiso lendário - que dizem o chão ser pavimentado de ouro e as pessoas não precisarem de nada. No entanto, a magia se torna ilegal, e somos suspeitos de fazer feitiço. Somos então mandados para uma fossa em que mais se parece com um purgatório, sentindo realmente a necessidade de usar magia.
10 - Heroes of the Lance.
Modulo D&D também portado para os consoles. Conta a história de 8 heróis na jornada entre a cidade arruinada de Xar Tsaroth, onde devem encontrar-se com um antigo dragão, e trazer de volta uma relíquia.
11 - Hillsfar.
Criado originalmente para os PCs, é uma mistura de real-time rpg de ação com quests randomizadas, também inclui elementos de D&D fantasia, foi lançado para NES em 1993. Se passa entre Pool of Radiance e Curse of the Azure Bonds, passa-se nos conflitos da cidade de Hillsfar.
12 - Swords and Serpents.
Criado especificamente para o console, no jogo comandamos quatro aventureiros por dungeons no intuito de destruir uma terrível serpente. O jogo é mais focado no gameplay do que na história.
13 - The Imortal.
Portado dos computadores, é um jogo estilo rpg cheio de puzzles. Você guia um mago que está preso num labirinto com criaturas sinistras, onde doravante vamos conhecendo mais o enredo da história. O jogo é cheio de violência - sendo lançado antes de Mortal Kombat.
14 - Pirates!
Também criado nos PCs, esse jogo é baseado na época da pirataria; É um rpg de estratégia, pode-se barganhar, bater espadas com um qualquer, discutir politica, e até encontrar uma esposa - quando estiveres cansado da vida, pode-se apenas retirar-se em sua satisfação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário