sexta-feira, 4 de junho de 2021

Nostalgia Inexplicável: Baldur's Gate Enhanced Edition.


 O jogo foi muito importante para sua época pois conseguiu formular de forma bem fiel o sistema de rpg de mesa D&D, do qual o universo é baseado. Apesar de os gráficos não serem grande coisa, temos um sistema complexo de criação de personagem, onde podemos colocar até nossas fotos se quisermos e nosso áudio nos personagens.

 A história começa na fortaleza da Vela, onde crescemos junto com nossa fiel amiga Imoen; órfãs, fomos ambas criadas por Gorion, uma pessoa bem culta que nos adotou, que cuidadosamente escondia-nos um segredo. Adiante, Gorion planeja fugir conosco sem dar muitas explicações; acabamos por descobrir, após a sua morte, que nosso personagem é filho de Bhaal, o deus do assassinato, e que nossa aventura seremos perseguidos por quem planeja ter nosso poder. Outra característica única de seu tempo, e também para os moldes atuais, é a falta de linearidade, e a forma como o grupo lidava com suas ações; Exemplo: Se tens um personagem com alinhamento bom, este não vai gostar se roubares ou matar alguém inocente; este pode sair do seu grupo, ou inclusive ataca-lo. O mesmo ocorre se tiver alguém com o alinhamento ruim, se fostes bonzinho demais perto dele, isso vai irrita-lo.

 
 Sinto uma nostalgia por esse jogo não muito explicável, visto que odiei a primeira experiencia que tive com ele - e outras 3, porque não estava familiarizada com esse tipo de game, depois de Dragon Age Origins, este foi meu primeiro rpg ocidental. Tive que reinicia-lo outras vezes para entender as mecânicas. A música é épica, certos diálogos e situações idem. Embora eu tenha gostado muito de seu sucessor, Shadows of Amn, achei o primeiro jogo repetitivo e sem muita variações de inimigos, Há mods que ajudam muito a melhorar as experiencias de gameplay, porém, não encontro um que mude esse problema em questão.


 Sobre a versão Enhanced Edition do primeiro game: Há coisas na interface que prefiro na versão original, e alguns outros pontos no modificado. Uma pena que não há mais a versão antiga para vender nem na steam nem na gog; para quem procura essa versão em questão vou deixar um link aqui, visto que não é pirataria, essa versão não é mais vendida em nenhuma loja: Baldur's Gate The Original Saga


 Vou mandar o links de alguns mods em questão que ajudam muito na experiencia da aventura:
 BG1 NPC PROJECT: Nele da-se para ter maior interação com os personagens, tal qual o conceito expandido que ocorreu no seu sucessor. Também dando a oportunidade de mudar alguns portraits e dando a opção de enviar as pessoas da equipe que não queira no momento para a taverna. 
Baldur's Gate Mini Quests and Encounters: Nessa aumenta um pouco a quantidade de quests. 
Quest Pack: Acho que são mais quests. 
BG Graphic Overhaul: Não tenho certeza se foi esse que utilizei na época, mas utilizei sim um mod para os gráficos. 
Sword Coast Stratagems: Esse mod não utilizei, mas dizem ser bom, porém melhora só o sistema e coisas técnicas.
BG1 Romantic Encounters: Como o nome diz, coloca namoricos no game. 
2 outros que acho que precisa estar registrado no forum para conseguir; que são os Non NPC Portraits que adiciona fotinhas em todas as conversas com npcs não importantes das cidades; e também um que põe dentro do jogo todo conteúdo deletado:  BGEE Recommended Mod list for new players
E tem o BGTutu, que acho que junta o primeiro jogo com o segundo, só não tenho certeza, me corrijam se eu tiver errada. Se procurarem, vão encontrar mods com mais npcs, porém não fizeram ainda nenhum pack com todos eles  :\
Por ultimo um pack com portraits para a criação de seu personagem: Super Ultimate Portrait Pack - BG:EE
 Ambas as versões possuem tradução, e ambas proveem do site Balduran, a atual em questão não precisa ser aplicada, já vem com ela. 
 Vale ressaltar que os links são em sua maioria em Inglês, e que embora tenham outras versões para sistemas operacionais diversos, os links que mandei são para usuários Windows. 
 Quem encontrar algum outro mod que aumente a diversificação de inimigos, pode falar que eu coloco aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário