sábado, 5 de junho de 2021

RPGs Ocidentais nos Consoles - Parte 2: Master System e Mega Drive \ Genesis.

 



 Como eu já disse sempre que eu pesquisava sobre rpgs ocidentais nos consoles, e eu achava quase nada. Decidi então eu mesma escrever sobre isso. O Master System e o GENESIS tem uns títulos únicos, e ports bem interessantes de games já conhecidos. 




 Master System

1 - Heroes of the Lance.


 Modulo D&D também portado para os consoles. Conta a história de 8 heróis na jornada entre a cidade arruinada de Xar Tsaroth, onde devem encontrar-se com um antigo dragão, e trazer de volta uma relíquia. (Não consigo encontrar boas imagens para esse jogo). 


2 - Ultima IV

  Ultima 3 de 1983, foi refeito dos PC para Master System; acho na realidade que essa é a melhor versão de Ultima IV. É o ultimo da fase "A Era da Escuridão", e o primeiro da série a ter mais animações de movimentação; é também o único dos Ultimas a não ter o Avatar como personagem e não aparecer personagens celebres da série - embora Lord British continue presente. É o primeiro da série a poder ter consigo uma equipe. A sinopse é o seguinte: Depois de Minax ser derrotado, é a vez de Exodus; uma criatura nascida de vilão e mais alguém, conjurar sobre o que restou do mundo, tropas de monstros para causar o caos. Cabe a nós, o campeão terráqueo e seus amigos dar um fim nele. Ultima IV no entanto, se tornou um dos mais aclamados da série, incorporando o sistema de karma e de virtudes, sendo elas baseadas no amor, verdade e coragem. Aqui a era das trevas foi-se, e Sosaria precisa agora de um exemplo moral, já que as pessoas passaram por demasiada miséria; sendo assim, você é destinado pelo rei a seguir em busca da auto-melhora e expiação, para enfim transcender e virar tipo um Jesus para todos - é o Undertale de 1985. No quinto título - embora digam que esse port não tenha tanta qualidade - somos chamados de volta a Britannia, que vive num regime opressor - nosso objetivo aqui é achar Lord British, que está sumido, e precisa dar uma limpeza nesse bagulho.



Mega Drive\Genesis


 3 - Rings of Power.




 Lançado em 199, o jogo foi desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Eletronic Arts. No jogo somos um jovem feiticeiro na busca por encontrar os 11 anéis do poder, e usa-los para refazer o bastão da criação para derrotar um deus do mal. 



 4 - Buck Rogers : Countdown to Doomsday.


 Esse jogo é um remake da versão de MSDOS do mesmo nome. Lançado para o Mega Drive em 1991, seu personagem Buck é baseado em uma HQ - assim como outros filmes de herói. Ele ficou em coma e só acordou em um futuro distante, onde ele luta para salvar a Terra, que foi convertida numa lixeira galática durante sua ausência. Ouvindo falar de seus esforços heroicos, junta-se ao NEO, uma equipe que busca repor a Terra sua posição merecida na civilização. Joga-se no papel de um dos cadetes, que testemunha um ataque maligno com o intuito de destruir as instalações de treino da organização. 




5 - The Faery Tale Adventure: Book 1


 Publicado e desenvolvido originalmente para Commodore Amiga em 1987, esse jogo foi portado para Mega Drive em  1991, o jogo conta a história de três irmãos incumbidos de recuperar um talismã mágico para proteger a vila do mal iminente. 




 6 - Starflight



 Esse jogo foi publicado para MSDOS em 1986, ganhando um remake depois para Mega Drive em 1991. Ambientado em 4620, coloca o jogador no comando de uma espaçonave, enviado para explorar a galáxia. Não há um enredo pré-definido, permitindo que os jogadores escolham livremente entre a exploração, o combate contra outras naves ou promover a diplomacia com alienígenas. 



 7 - Might and Magic Book 2 : Gates to Another World.


 Publicado originalmente para MSDOS, ganha uma versão melhorada para os consoles, sendo essa versão a mais fiel. Aqui estamos a procura do vilão do jogo anterior, que se teleportou conosco para o mundo de Cron, tendo passado pelos "Portões de outro Mundo" 




 8 - Might and Magic 3 - Isles of Terra. 


 Portado do MSDOS, ganhou versão também para Sega CD, só que apenas em japonês, com música diferente e novas animações. Após derrotarem Sheltem no mundo de Cron em Gates of Another World, a nova equipe de aventureiros, no mundo natal de Sheltem, TERRA, encontrando-se envolvido na batalha entre os dois guardiões. Devemos ajudar novamente o misterioso Corak na tentativa de parar novamente o inimigo e por fim de uma vez as suas maquinações malignas. 



 9 - Dungeons & Dragons: Warriors of Eternal Sun


 Feito exclusivamente para o Genesis em 1992, o jogo narra a história de um grupo de aventureiros que foram transportados para um mundo desconhecido, que devem sobreviver contra seus habitantes hostis e aprender sobre sua nova casa. 



 10 - Pirates! Gold.


 No jogo, também portado e adaptado do MSDOS, jogamos como um capitão de um navio, que pode muito bem evoluir aristocraticamente; no decorrer, podemos muito bem saquear cidades e navios- porém, acaba-se criando inimigos, isso dependerá de nossas ações. Será ainda necessário forjar alianças. Não é um jogo pré-definido, dando liberdade para o jogador de ir e vir. 


 11 - Shadowrun.


 Original do console, Shadowrun é o segundo jogo do mundo de Shadowrun (O primeiro foi para SNES), muito maior, aberto e menos limitado. Se passa em um mundo cyberpunk, em 2050, onde as mega-corporações dominam pelo poder da informação. Todos estão nos arquivos globais, todos menos você e um punhado de foras da lei chamados de shadowrunners. 



 12 - Technoclash.


 Uma mistura de rpg de ação com aventura; Num mundo popularizado por magos, é invadido por máquinas causando estragos. Ronan, um bruxo, entra nessa jornada quando uma equipe é roubada de sua terra natal. Cabe tanto a ele, e outros, impedir a destruição do mundo, enquanto viajam para Las Vegas - um atual ferro velho, um deserto nesse novo império de robôs.  



 13 - The Immortal.


 Portado dos computadores, é um jogo estilo rpg cheio de puzzles. Você guia um mago que está preso num labirinto com criaturas sinistras, onde doravante vamos conhecendo mais o enredo da história. O jogo é cheio de violencia, isso sendo lançado antes de Mortal Kombat. 



Debatidos\Discutidos

 14 - Battle Master.


 Um tático isométrico com muitos elementos de rpg; acho que é um port dos computadores também. No jogo controlamos um campeão que deve combater as forças do mal para assim conquistar quatro reinos, assim unindo as quatro coroas, trazendo a paz de volta ao mundo. 


15 - Kings Bounty: The Conqueror's Quest. 


 O antecessor estratégico de Heroes of Might and Magic - seu primeiro título é praticamente, um remake de Kings Bounty. Tendo começado no MSDOS, teve um port para Mega Drive; Você pode explorar, coletar recursos, recrutar guerreiros, e batalhar, assim como o bom e velho HoMM. 


16  - The Adams Family Value


 O jogo mistura adventure com rpg, estilo zelda; com puzzles e exploração de cenários. Aqui, jogamos com o tio Chico (Fester) ao invés de Gomez, a história é praticamente idêntica ao segundo filme da série, que tem em foco o segundo filho de Mortiça, o tal Pubet, que sumiu e tio Chico tenta encontrá-lo. O jogo só foi lançado na Europa. 


Cessão Bonus: Sega CD


17 - Dungeon Master 2: Skullkeep


 Continuação do antecessor que deu inicio a era de ouro dos Dungeon Crawlers nos PCs; Em DM2 cria-se uma equipe de quatro aventureiros, que precisam impedir as forças malignas de montarem um dispositivo que permite-os viajarem por outras dimensões. 



 18 - Eye of the Beholder. 


 Um Dungeon Crawler conduzido pela febre de Dungeon Master em sua época. Nele temos que criar uma equipe de quatro jogadores, incumbidos de limpar os esgotos de Forgotten Realms, remake com gráficos e sons melhorados comparado a versão de MSDOS. 




 19 - Heimdall. 


 Baseado na sua versão de MSDOS, é um hibrido de ação e aventura isométrica. Em Heimdall seu objetivo é levar seu bando de guerreiros por aventuras cômicas na Escandinávia enquanto eles tentam recuperar suas armas dos deuses, antes que o deus travesso Loki possa trazer o fim do mundo.   


Bonus 2 : Menção mais que Honrosa:

20 - Pier Solar and the Great Architects. 


 É um jogo lançado em 2010 para o console já falecido; posteriormente ganhando uma versão remasterizada para dispositivos mais atuais. Embora seja um rpg ocidental, copia a formula japonesa - se eu estiver errada me corrijam, não encontro informações - tendo um layout muito semelhante a Lunar. A história é focada nos três melhores amigos - Hoston, Alina e Edessot. Os três amigos saem em busca de uma erva mágica e rara, para curar o pai de Hoston que está doente. Doravante a história se desenvolve em um enredo muito maior e complexo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário