quinta-feira, 3 de junho de 2021

Dungeon Master


 Dungeon Master embora não seja o primeiro rpg, é considerado por muitos um dos primeiros, e percebo nele seu valor histórico: naquele tempo, a perspectiva dos personagens era comumente isométricas ou tidas pelas laterais. O 3D era raro, e decerto seus gráficos impressionou; foi o primeiro a usar ação em tempo real. Tendo uma equipe para gerenciar e uma longa prisão para explorar; fez um abrupto sucesso, ditando mecânicas a serem usadas até os dia atuais, e um legado de fãs fervorosos até os dias de hoje. 

(...)



 A história relata um acidente envolvendo seu mestre feiticeiro e um artefato mágico; você também foi afetado pelo acidente, não conseguindo retomar a forma física, e tem como obstaculo derrotar sua metade diabólica. Bem, presume-se que há muito mais informação no manual.
 Para um jogo de 1987 a falta de sons descentes é aceitável, no quesito de música é pouco memorável; seus gráficos são bonitos, ainda mais quando convertidos para a resolução de 640x480 (a versão original aguentava somente 320x240), a versão que ando jogando atualmente. Não sei afirmar qual versão do game é a melhor, sendo best-seller premiado o game foi portado para diversos sistemas.
 Sobre a jogabilidade; não é muito diferente do que estamos acostumados - o título parece o ancestral original de todos os Dungeon Crawlers que conheço, servindo de encorpo para muitos; cheio de puzzles, sistema de fome e afins.

Clone feito em Java. 

Remake criado no editor de Legend of Grimrock

 Quando falei de fãs fervorosos não é a toa: Embora o game tenha suas continuações, há uma penca de módulos não oficiais; sejam eles clones, remakes, ou campanhas novas, quem entrar nesse universo certeza que demorará a ficar aborrecido. Concluindo: É um título obrigatório para amantes do gênero - ou exploradores entediados como eu. Levando em conta que é um abandonaware, você encontra o título de forma legal, e melhor: gratuita!



Nenhum comentário:

Postar um comentário