sábado, 5 de junho de 2021

RPGs Ocidentais nos Consoles - Parte 3 - Portáteis da Nintendo: GB, GBC, GBA e DS

 

 Até o DS, decidi por colocar tudo junto (não encontrei rpgs ocidentais no 3DS, quem souber me fala); há alguns jogos relacionados a Wizardry que não coloco na lista, visto que lançaram só para o oriente, e nada tem a ver com a cronologia da série principal. Tem também os com mecânica ocidentalizada; esses também deixei de fora (tipo The Dark Spire). Se eu tiver errado alguma coisa nessa pesquisa, podem me corrigir que eu arrumo. Alguns aqui estão na lista apesar de terem sido lançados só no Japão, devido ao fato de serem remakes ou ports de games já conhecidos aqui. Alias, optei por colocar os jogos de Master System junto dos de Mega Drive; ocorre que esse console recebeu poucos títulos de rpgs. 
 (...)



Game Boy:
1 - Ultima Runes of Virtue 1 e 2


 Ao contrário de outros jogos de Ultima; esse spin off se trata mais de um jogo de aventura e ação, aos moldes de Zelda. Focando-se em passar por masmorras resolvendo quebra-cabeças. Curiosamente, na época ele tinha serviço de multiplayer. Podemos escolher e jogar com um dos colegas do Avatar; ocorre que um misterioso cavaleiro negro ameaça Britannia e rouba-lhe todas as runas da virtude; nosso objetivos é recuperá-las e derrotar o cavaleiro negro. Em sua continuação devemos resolver um caso de sequestro protagonizado pelo mesmo vilão. 


GBC:
2 - Ultima 3 exodus.


 Parece ser o único titulo da série principal a ter port para o Gameboy Color; os gráficos não são grande coisa - são bem fiel ao original, que já era retrogrado. A sinopse é o seguinte: Depois de Minax ser derrotado, é a vez de Exodus; uma criatura nascida de um vilão e mais alguém, conjurar sobre o que restou no mundo, tropas de monstros para causar o caos. Cabe a nós, o campeão terráqueo dar um fim nele. 



3 - Towers: Lord Baniffs Receit.


 Neste jogo de GBC, guiamos uma pequena equipe de bravos heróis através de várias batalhas e quebra-cabeças Quando uma guerra começa e perdura num continente, esses mesmos aventureiros zarpam para entrar na luta. Seu navio naufraga durante uma tempestade mágica, deixando os viajantes presos numa ilha conhecida como Terra das Torres - também lar do sinistro Lord Baniff, nosso possível vilão. 



4 - Wizardry 1 ao 3.


 Jogo que assim como Ultima, influenciou o rpg oriental; diferentemente de Ultima, Wizardry faz sucesso até hoje no oriente, ganhando um monte de gaidens e versões paralelas. Lançado inicilamente para apple 2, ganhou ports para diversos sistemas inclusive o GBC no Japão. Os primeiros três jogos se centram nos jogadores explorarem as catacumbas onde adormece Werdna, que apesar de morto ou inconsciente, afeta a cidade com sua aura perturbadora.



 5 - Harry Potter and the Sorcerer's Stone


 Nesse jogo adaptam o primeiro livro das aventuras de Harry para os jogos de rpg. Para mim é um dos jogos de GBC mais bonitos do console, mesmo eu não sendo fã.



6 - Warriors of Might and Magic.


 Warriors of Might and Magic se trata de outro spin off da série Might and Magic produzida pela 3D; tal jogo recebeu vários ports para consoles da época, inclusive o GBC. Siga Alleron, um soldado preso por um crime que não cometeu, e que procura saber a verdade por trás dessa conspiração. 



Debatidos\Discutidos


7 - Heroes of Might and Magic 1 e 2.


 Esse aqui se trata mais de um tático com elementos de rpg; é um port bastante adaptado das 2 primeiras versões de PC, ambas spin offs da série Might and Magic, que abrangem o mundo do mesmo. 



 8 - Shadowgate Classic.


 Esse daqui, é um point'n click com alguns elementos de rpg. É originado do Apple Macintosh. No jogo nosso personagem é o ultimo da linhagem de heróis reis que tem a missão de derrotar o Lord Warlock que está se preparando para conjurar o demônio Benemoth para fora do inferno. 



 9 - Deja Vu I & 2 The Casebooks of Ace Harding. 


 Deja Vu I & 2 The Casebooks of Ace Harding é um jogo de 1999 para PC e GBC. Assim como o anterior esse tem elementos de rpg e point e click. Aqui o jogo tem um ar de mistério, e nós somos o detetive. 



GBA:
10 - Avatar The Last Airbender 1 ao 3.


 Avatar the Last Airbender é um jogo portado pra várias plataformas, baseada na animação de mesmo nome.No game de ação controlamos Ang e seus amigos, tendo batalhas e resolvendo puzzles. 



11 - Marvel Ultimate Aliance.


 Jogo ambientado no universo da Marvel, onde há 20 personagens jogáveis, tendo modo cooperativo e online. Teve diversos ports para os consoles da época. Tem uns jogos que não consigo encontrar sinopse em lugar nenhum.



12 - Baldur's Gate Dark Alliance.


 O jogo é um spin off da série Baldur's Gate criada para os computadores; não se passa no mesmo mundo, pois naquela época a empresa produtora perdera os direitos de D&D, fazendo permanecer apenas alguns personagens. É uma história diferente, tendo multiplayer nas versões para console. Há classes com personagens pré-definidos, porém podemos atribuir nós mesmos o pontos para os status. De visão isométrica, e maior parte dos NPCs com que se pode falar são aqueles que nos dão missões. A batalha é hack'n slash, e boa parte da exploração é feita em dungeons. É um jogo bem estilo aos clones de Diablo. 



13 - D&D Eye of the Beholder.


 Eye of the Beholder é um jogo originalmente lançado para MSDOS em 91, possuindo ports para outros PCs e alguns consoles de mesa. Todavia, a batalha que antes era em tempo real, nessa versão de GBA tinha a proposta de uma batalha tática. Aqui, devemos guiar nossa equipe, que foi emcabida de limpar os esgotos de Forgotten Realms. 



14 - Lords of the Rings 1 ao 3.


 Baseado no filme - que por ventura é baseado no livro de Tolkien, mbarque na Terra Média, reveja personagens conhecidos, e resolva os conflitos lá existentes. Os 2 primeiros jogos tem a batalha estilo Diablo, já o terceiro é tático à lá Fire Emblem. 



15 - The Hobbit.


 É um rpg em terceira pessoa com o estilo de exploração do Zelda, baseado no livro de mesmo nome de Tolkien. Controle Bilbo, um pequeno Hobbit tirado de sua vila por um bando de anões para confrontar um dragão.



16 - Harry Potter and the Prisioner of Askaban


 Baseado no filme que consequentemente é baseado no livro de J.K.Rowling. Um deles é rpg de turno, o outro é mais voltado ao adventure estilo Zelda. 



17 - Eragon.


 Baseado no livro e no filme: Jogue com Eragon e seu dragão enquanto eles partem para cumprir seu destino, tendo que suportar diversas viagens, aventuras e desafios. Jogo de turnos. 



18 - Mazes of Fate. 


 Recrute um bando de aventureiros pelo mundo de Akhil e salve a humanidade nesse jogo dungeon crawler oldschool de mais de 50 levels. 



19 - Back to Stone.


 Back to Stone é um rpg hack'n slash, onde após a conquista do mundo, o herói se torna cobaia dos demônios. Agora, um ser hibrido, ele é o único capaz de derrotá-los.  



DS:
20 - Orcs and Elves.


 Orcs and Elves é um rpg oldschool, no molde dos antigos dungeon crawlers, criado para os celulares e para o nintendo DS. O jogo é em primeira pessoa, e mistura 3D com gráficos pixelados, combina elementos de ação com tático em ritmo acelerado. Aqui o protagonista é um jovem elfo que tem que retomar a cidade anã do exército terrível de Orcs que a ocupa. 


21 - Eragon.

 Baseado no livro e no filme: Jogue com Eragon e seu dragão enquanto eles partem para cumprir seu destino, tendo que suportar diversas viagens, aventuras e desafios. Jogo de ação. 


22 - Lanfeust de Troy.
 Baseada numa série de quadrinhos francesa do mesmo nome. Sério, não encontrei mais nada sobre. 



23 - Avatar the Last Airbending 1 ao 3.


 Avatar the Last Airbender é um jogo portado pra várias plataformas, baseada na animação de mesmo nome.No game de ação controlamos Ang e seus amigos, tendo batalhas e resolvendo puzzles. 



24 - Marvel Ultimate Aliance 1 e 2.
  Jogo ambientado no universo da Marvel, onde há 20 personagens jogáveis, tendo modo cooperativo e online. Teve diversos ports para os consoles da época. Tem uns jogos que não consigo encontrar sinopse em lugar nenhum.


25 - Fighting Fantasy: The Warlock of Firetop Mountain. 

 Fighting Fantasy é um rpg elaborado baseado nos livros de Steven Jackson e Lan Livingstone. A antiga fortaleza dos anões se manteve no topo da montanha de fogo por décadas pelo sinistro Zagor. Muitos tentaram saquear suas riquezas, escondidas nas profundezas da montanha e nenhuma delas retornou. Apenas o flagelo maligno do bruxo e seus lacaios ficarão no caminho de seu prêmio. 


26 - Mazes of Fate. 


 Jogo refeito e todo modelado para o DS. Recrute um bando de aventureiros pelo mundo de Akhil e salve a humanidade nesse jogo dungeon crawler oldschool de mais de 50 levels. 



27 - Harry Potter 4, 5, 6 e 7.


  Baseado no filme que consequentemente é baseado no livro de J.K.Rowling. Um deles é rpg de turno, os outros é mais voltado ao adventure de filminho mesmo. 


 28 - The Lord of the Rings (Conquest e Aragorn's Quest).


 Baseado no filme - que por ventura é baseado no livro de Tolkien, mbarque na Terra Média, reveja personagens conhecidos, e resolva os conflitos lá existentes. Ambos os jogos estão mais para adventure de ação.




Debatidos\Discutidos


29 - Might & Magic Clash of Heroes


 Espalhados por cinco regiões diferentes, cinco heróis especiais devem percorrer seus próprios e perigosos caminhos em busca de amadurecer com força. Desvende uma trama demoníaca, e finalmente, salve o mundo do caos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário