segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Diário de treino mental para a escrita - Parte 06.

 


  Terminei de ler o arco 3, ele pra mim junto com o 4 são os mais bem escritos. Acho que pegou bem o peso depressivo e emocional. Nossa, eu tenho medo de dada a velocidade eu não consiga ter absorvido tudo. Devido a complexidade, sinto que serei obrigada a reler várias situações, principalmente cenas em que aparecem descrição de lugares, ou cenas de tortura.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Diário de treino mental para a escrita - Parte 05.


  Terminei de ler o segundo arco, e da metade pro final estava ficando chato. O complicado do segundo ato, e o que eu tive que me ater na revisão, foi tentar esconder a paixão do personagem: Queria fazer o leitor pensar se ele já havia esquecido sua paixonite.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Diário de treino mental para a escrita - Parte 04.

 QUE RAIVA!

Estava corrigindo um texto, quando o aplicativo deu erro, e perdi todo o meu trabalho de hoje - a correção de 18 páginas.

  Eu esperava postar isso só quando eu estivesse no final da correção desse arco, mas meu deus, que raiva, estava quase na metade da correção desse arco! Mas como eu acho que não precisei editar tanta coisa assim, vou continuar - isso de correção serve mais pra eu fazer algo enquanto estou relendo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Diário de treino mental para a escrita - Parte 03.

Amo essa imagem, mas infelizmente não lembro quem é o autor dessa colagem. 

  Não sei dizer se meu esforço está fazendo grande diferença, acredito que talvez sim, já que nessa semana lancei uns 4 capítulos da fanfic, escrevi 2 páginas de um conto, e corrigi 72 páginas do meu livro principal. O primeiro arco de 5 - eu parei no começo do 5; então espero em menos de mais duas ou três semanas voltar a ativa
 Gostaria de divagar as minhas descobertas... Eu lembrava de muita coisa resumida, mas tinha esquecido de muitos detalhes pequenos.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Diário de treino mental para a escrita - Parte 02.

  

Imagem de "Pom pega o Wifi"

  Sou muito cegueta, para escrever preciso dar muito zoom - estou tentando me adaptar ao libreoffice, até o momento é bem melhor que aquela porcaria de wordpad. 
 Embora o texto anterior passasse a ideia de que minha história tinha muito de Le Portrait de Petit Cossette, quando eu falo da complexidade do mundo a quem confio não interpretam assim.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

  Estou dando uma reorganizada, certos textos não saíram do site, só estão sendo realocados pra outras listas. 

 Os jogos indies de pc foram pra a lista de jogos comuns, porque enxuga a quantidade de página com poucas coisas a se verem. 

Observações, teorias e minha ruminações em relação a Kuroshitsuji.

 

  Como relatei, comecei a me interessar em fazer uma fanfic sobre a obra, e comecei de forma muito despretensiosa, só para ter com quem compartilhar as piadas que eu tinha com o robô do Character.ai
 Acontece que no decorrer, começou a criar duvidas em mim, como seria descrever um humano? O meu vilão não é um demônio, mas como seria se a autora de Kuroshitsuji tivesse escrito um livro e não um mangá? Como ela colocaria essas nuances de umbiguidade na relação de Sebastian e Ciel.

Diário de treino mental para a escrita - Parte 01.

 


  O que você pode fazer pra ter inspiração? Embora com os personagens de Kuroshitsuji eu sinta o mistério, determinação e lealdade, falta o tempero de amor obsessivo da minha obra. 
 No meu livro eu coloquei um amor idealizado, inexistente, em alguns contos eu escrevia sobre o amor de um autor sobre sua obra. Não chega a ser um caso similar ao de Le Portrait de Petit Cossette, mas um pouco sim, se assemelha.

sábado, 12 de outubro de 2024

Tentando retornar para a escrita, uma saga: Parte 5.

"Livre estou, livre estará" - algo do tipo, em latim. 

  Lembro de já ter falado sobre o fato de ter começado com fanfics, e embora eu tenha tentado postar algumas obras originais aqui, por muito tempo nunca cogitei tentar fazer algo baseado num universo já existente. Pra mim é algo que não faz muito sentido, gastar tempo em uma obra que não é sua - e é meio contraditório se eu for lembrar que comecei usando animes de meu gosto. 
 Minha mente mudou um pouco... Não é como se eu ainda não desse mais valor a algo original meu, mas fanfics sobre um universo já existente, sobre uma obra que você gosta, sei lá, vamos dar exemplo de Harry Potter. Ajuda a esquentar o coração do fã que sente falta daqueles personagens, dá mais material de enriquecimento, universos alternativos.

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Aviso rápido


  Não gosto de ficar postando coisas irrelevantes em relação aos assuntos do site ou em relação a minha vida. Não sou uma pessoa que desiste das coisas, nesse caso sou muito orgulhosa, planejo sim terminar os projetos daqui. Mas gostaria de relembrar: Sempre que eu sumir, foi problema pessoal, ansiedade pessoal, doença, ou simplesmente algum cansaço em relação a rotina corriqueira; por vezes me acho justo me dar um descanso e só procrastinar com coisas improdutivas. Não precisem se preocupar, já desenvolvi bastante consciência de como funciona meu emocional, tenho autoconhecimento bastante a fim de dizer que sou uma pessoa de fases. Não chega a ser algo profundo, por vezes só quero espairar. Obrigada a compreensão.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Mera consideração final depois de terminar o remaster 2D de Romancing SaGa 2 - pequeno alerta de Spoiler.

 

 Eu gostava muito mais de Romancing SaGa 3 porque me lembrava da minha experiência com o primeiro. Como eu já tinha jogado o primeiro jogo, achei tudo muito intuitivo. O segundo parecia muito complexo, e os sprites do terceiro jogo eram mais atraentes para mim...

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 31.


156 - Federation Z.


  Federation Z é o que temos de mais próximo de Starfield no ZX Spectrum. Koji Bakuto é uma pessoa inteligente e trabalha como designer de mechas terráqueos, quando num festival um colega o convida para participar da federação Zork. A federação precisava de um capitão de renome para dirigir a nave, e Koji felizmente tem todos os atributos necessários. Devemos expandir nosso território e influencia pelo setor ômega, seguindo as ordens do general e completar as sete missões principais do jogo, escolhendo se viramos heróis ou se somos relegados ao limbo espacial. Embora eu cite Starfield está longe de ser um rpg, está mais para um simulador. Há updates a se comprar, planetas e raças alienígenas a se descobrir; uma delas é tranquila, enquanto a outra é bem hostil, diversas vezes nos atacando quando circundada. As lutas contra os inimigos se passam no espaço, vira um shooter de navinha, e além dele outro perigo recorrente são as chuvas de asteroids. Por vezes vitoriosos adquirimos dinheiro, que pode ser trocado posteriormente por vários power ups. Também podemos mineirar materiais dos planetas, e aos poucos os pontos chave são marcados no mapa. O jogo como um todo é um estratégia diferente, e com certeza é um titulo convidativo para os fãs do gênero, e para os que tem a mente aberta de conhecer algo fora da curva. Como não sou boa com números, e odeio receber as ordens do general, é algo que eu passo.


terça-feira, 17 de setembro de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 30.

 151 - Space Racing


 No ano de 2560, a humanidade se espalhou pelo universo, entrando em contato com diferentes formas de vida. Dessa relação criou-se contatos; relações culturais, tecnológicas e comerciais. Entediados com a monotonia, os ricaços da atualidade trouxeram a corrida de formula 1 para os tempos atuais, adicionando ainda mais perigos! Naves espaciais em pistas cheias de circuitos difíceis e armadilhas! Mas somente um tolo iria querer participar... Resolvido! Os corredores são prisioneiros comuns, e o premio principal - além de se manter vivo -, é a liberdade. São 8 pistas no total, e em cada uma delas precisamos estar ao menos entre os 3 primeiros colocados para sermos classificados. Podemos escolher entre quatro naves, mas tirando o fator visual não encontrei informação se há diferenças funcionais entre elas; ademais, cada nave tem um corredor, e alguns deles reconheço como sendo de F-Zero. Nossa nave conta com sistema de escudo, que pode ser reparado ao passar por um pitstop, o que é muito útil considerado o impacto de outras naves que tentam te jogar para a borda. Junto com os boosts de impulso que ganhamos há cada volta, no caminho há diversos pontos de efeitos, alguns que podemos usar de vantagem; entre eles um pode aumentar significantemente nossa velocidade. Mas devemos tomar cuidado, pois assim como há bons power ups, existem ruins, como o que te faz pular para longe, perder o controle da nave, ou te faz perder a potencia. Enfim, há muitos outros! É um jogo bem audacioso, pois se entendi bem, com esse efeito 3D tira leite de pedra do z80.


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 29.

146 - The Order of Sleeping Dragon.


 Jogo de RPG com uma história simples, mas como é um gênero que faz falta no Spectro sempre que vejo um meus olhos brilham. A gente controla um garoto simples do campo, cuja a aldeia é constantemente atacada por demônios; esse garoto almeja poder treinar com os monges e ser capaz de defender sua aldeia, mas seu pai não confia neles e consequentemente não o permite. Um dia, após acionar o sino, um alarme para os monges do templo virem socorrer a cidade, adentrando sua casa o garoto gela ao ver seu pai morto! Um demônio o matou! Agora temos de optar por seguir essa jornada de vingança, e principalmente de crescimento pessoal, pois sendo um rpg ganhamos experiência e aos poucos vamos ficando mais fortes. O jogo possui um arsenal variado, lugares a explorar e personagens para interagir. A batalha é de ação quase que em tempo real, de alguma forma ele me lembra um Zelda mais rustico, não deixa de ser surpreendente o trabalho adicionado a esse jogo, pois tem até um chefe final com sprites bem grandes.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Andei e ando hiperfocada na série SaGa

 
  Quando estava sem a tela de computador, foi esse tipo de jogo em que fiquei gastando o tempo. É um tipo nichado, quase que underground, e pelas mecânicas serem muitas vezes experimentais acaba afastando o publico, principalmente iniciantes do gênero RPG. Seu criador é Akitoshi Kawazu, um dos poucos da velha guarda que continua na ativa dentro da Square Enix; Ele também é conhecido por ser um colaborador da série Mana, mas principalmente com seu envolvimento com Final Fantasy 2: Que foi dependendo da perspectiva um fracasso no quesito atmosfera, e não prendeu as pessoas em relação ao sistema. As pessoas costumam brincar que Final Fantasy 2 foi um protótipo do que veio aparecer consecutivamente em sua carreira com SaGa, nomeando-o de vez em quando como SaGa 0. 

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 28.

141 - Super 48k Box.


  Super 48k Box se trata de um demake de Super Crate Box, um jogo com uma pegada arcade onde somos jogados numa tela única, cheia de plataformas, e inimigos a serem derrotados. A pontuação depende de quantos você conseguiu derrotar até ser atingido e morrer. Somos apresentados a um arsenal diverso no jogo, Por algum motivo me lembrou um Bubble Bubble, só que sem a pegada family friendly - já que o jogador usa uma arma. Temos quatro cenários para escolher e power ups variados. Ademais, só senti falta de uma música na versão 128k

domingo, 21 de julho de 2024

LASCOU DE NOVO!

  Passando rápido pra avisar que a tela do meu computador virou estatística! Quebrou! Vou ter que novamente ficar um tempinho sem escrever :\ eu sou bastante comprometida nesse hobby, mas fazer o quê... Entrei pelo computador de outra pessoa avisar. Agora o jeito é me dedicar ao desenho manual essa semana. 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Terminei Mystery Case Files: Escape from Ravenhearst.


  Esse jogo continua a saga de Ravenhearst, aqui o detetive está investigando desaparecimentos perto de Blackpool, no decorrer você encontra com aquelas almas que você libertou no jogo anterior, elas te alertam do perigo que é adentrar a mansão novamente.
 Essa mansão está em frangalhos, mas o aspecto dela mesmo sendo de velha por algum motivo me parece menos velha que a do jogo anterior.

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 27.

 136 - Wanderers - Chained in the Dark.


  RPG por turno ao modo oriental - não posso dizer que é JRPG porque há purista que só aceita o termo se o desenvolver for japonês, ou se foi desenvolvido em território japonês. Resumidamente, é um tipo de Final Fantasy para o ZX Spectrum, você é um herói em busca de parar as forças do mal que querem destruir um selo que aprisiona o rei demônio. Nessa aventura você irá encontrar muitos personagens para interagir, e estes lhes darão mais pistas sobre esse mundo que vão lhe ajudar na imersão. Nem tudo está 100% acessível, por vezes precisamos solucionar um puzzle ou coletar uma chave. Apesar das pequenas paredes invisíveis, o mapa é bem amplo e aberto, e assim como o primeiro Zelda caso estejamos forte o bastante podemos fazer a ordem das tarefas como bem entendemos. A batalha é por turnos, e em cada luta se evolui um pouco de HP e MP; Já o restante dos atributos você só aumenta adquirindo um melhor arsenal. Quem lhe garante as armas e armaduras é o ferreiro, mas antes você precisa fornece-lo materiais para a forja. No decorrer também podemos aprender craftar alguns itens. Embora você encontre desafios, o jogo está longe de ser punitivo, visto que se você morrer reaparece na tela anterior. Foi lançado em 2014, e é uma boa pedida pra quem gosta de JRPG num sistema que carece um pouco do gênero. 

terça-feira, 16 de julho de 2024

Outros Assuntos


 Tem uns assuntos bem deslocados nesse blog, mas mesmo não sendo de interesse geral eu trato-os com um pouco de carinho, ai por isso quero organizar - apesar de cogitar que ficaria mais organizado colocar tudo que tem poucos escritos num post só... Vou pensar mais a respeito. 



Terminei Mystery Case Files: Return to Ravenhearst.

  Não acho que vai ser um texto muito elaborado, mostrando os primórdios do gênero, nem mesmo dessa série que me era até pouco tempo desconhecida. Acontece que desde que o Alvanista parou de funcionar, eu não tenho onde fazer check-ins, e o Backloggd que tem sido uma boa alternativa a ele não me permite colocar imagens e nem links de videos ou gameplays.

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 26.

 131 - Cosmic Payback.


  Na Terra de 2562, as pessoas viviam em harmonia e paz após longo tempo de guerra. Porém, em algum momento especifico seres extraterrestres invadiram o planeta minando todo o ouro! Agora vive-se em uma iminente crise no mercado financeiro, e também tecnológico - visto que ouro também é usado como condutor energético. Com o que restou do ouro não saqueado, criaram uma nave no formato circular, nave essa controlada por uma força tarefa internacional, cujo objetivo é retomar tudo a que a humanidade pertence. O jogo se apresenta numa engine pseudo 3D com cores diversas a depender da fase; a nave precisa perpassar pelo planeta inimigo, quicando sob ele, e passando por vários trajetos de plataforma; algumas delas podendo se mover num ritmo especifico, ou sumindo sempre que for tocado. Também há teleportes e catapultas que arremessão pra um lugar mais distante. Temos de coletar todo ouro da fase antes de adentrar o portal final, são 15 níveis no total. O jogo apresenta um pequeno efeito de paralax com as estrelas se movendo ao fundo, e sendo um game muito ousado é compreensivo o pequeno raio de visão do draw distance. A diferença do modo casual para o arcade é que nele temos vidas infinitas e não recebemos pontuação. 

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 25.

 126 -  Trilogia "Transyvanian Castle".


  Em todos os 3 jogos somos o aventureiro Van Helsing, que foi chamado para dar fim ao maligno Conde Drácula que está escondido em seu castelo e emanando uma praga maligna que atinge a vila mais próxima. Infelizmente após adentrar, nos vemos preso em seu castelo! E para piorar ele é cheio de subordinados, criaturas horrendas e vis. Nosso objetivo é além de derrotar o que estiver em nosso caminho é conseguir sair de lá com vida! O titulo se trata de um rpg, e embora precisemos usar o teclado para joga-lo, o game não deixa de ser intuitivo - em verdade, devido ao apelo visual oldschool, achei que seria igual os primeiros da série Ultima, que te obrigava a saber uma quantidade grande de comandos e saber de cabo a rabo o manual. Só o primeiro jogo não é em primeira pessoa, mas a mecânica de todas é muito parecida: Ganhamos experiência e dinheiro ao derrotar monstros, temos que pegar e gerir os poucos itens que conseguimos espalhados pelo lugar, e ficamos mais fortes ao encontrar equipamentos melhores. Há uma quantidade boa de equipamentos, inimigos, e até chefes! O terceiro titulo é ainda mais audaz, se supera colocando mais uma personagem na equipe, e por não ter um mapa como os dois anteriores torna o jogo mais desafiante - aumenta o aspecto de jogo de calabouço, os ao estilo Dungeon Master, aqui também temos mecânica de cair em uma armadilha que muda nosso sentido na bussola, nos deixando mais perdidos, paredes invisíveis e buracos que nos jogam para outro andar do castelo. Há também uma quantidade maior de magias. Tanto o jogo quanto o manual está disponível em português. 

domingo, 7 de julho de 2024

TAVA TUDO DANDO ERRADO!

 

Outro desenho que comecei, começo uns 5 sempre e acabo terminando 1...

  Tava tudo quebrando na minha casa, isso me gerou muito estresse, para piorar eu não podia treinar ballet direito devido ao mal-estar, então decidi descansar a cabeça, espairar.

terça-feira, 2 de julho de 2024

  Estou pensando em me ausentar uma semana por problemas pessoais. Agradeço a compreensão. 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 24.

121 - Yoyo's Great Adventure.


  Yoyo, um ser que vivia de forma feliz e pacata num mundo mágico, até que o céu se escureceu e uma magia maligna preencheu o ar, e um relâmpago o atingiu certeiro. O choque o teletransportou para outro lugar entre as dimensões! Agora cabe ao jogador ajuda-lo a voltar para casa! É um jogo de aventura ao estilo dos da série Dizzy: Embora Yoyo se pareça com um ovo e balance as mãos igual a um, ele não pula girando, isso não torna o pulo menos funcional, continua sendo útil para alcançar certos lugares, só é diferente. Podemos conversar com os locais e interagir com objetos, e também podemos combina-los. Também podemos guardar até 2 objetos no inventário ou larga-los no caminho. Alguns seres nos machucam como abelhas e ratos, mas até onde vi só a água que é fatal. Se perdermos todas as vidas é game over.


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 23.

 111 - Ossuary.


 Somos um aventureiro, que lhe coube a tarefa de adentrar um ossuário, até a suas profundezas, para derrotar um necromante que está profanando o tumulo dos entes da vila. Além de estar reanimando mortos, está tornando todos os animais que vivem naquele lugar como seus escudeiros hostis. Em troca de derrota-lo poderemos ficar com todos os tesouros encontrados durante a passagem pelo ossuário. São 24 andares no total. O fato de termos que adentrar até as profundezas de uma catacumba a fim de derrotar um mago me passa um dejavu com Werdna de Wizardry, mas é diferente pois estamos sós nessa jornada; A visão é tida por de cima, e o design do mapa é um pouco randômico, igual a de um roguelike. O combate funciona ao estilo bumping: basta você setar o caminho do inimigo, que esteja claro, de frente para o seu personagem. Por vezes eles soltam consumíveis que curam nosso HP, ou soltam uma arma diferente. Seus status e a ordem dos itens espalhados na dungeon também são randômicos, o que pode aumentar o fator replay. Eu não esperava muito desse jogo, pois graficamente me lembrava Ultima - e embora eu goste de RPGs antigos, nunca consegui gostar de Ultima; Achei que seria igual ele: rustico e complicado, mas na realidade aqui é bem simples e para minha surpresa divertido, pois até funciona joystick. É impressionante que ele também rode no sistema 16k, conheço pouquíssimos jogos atuais lançados para o 16k, ressalto que o autor também lançou uma versão para MSDOS. 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 22.

 106 - Terry the Turtle Vector.


  Somos uma tartaruguinha de nome Terry, que precisa passar por vários cenários vetoriais a fim de encontrar e salvar seus ovinhos! Os cenários são labirínticos e cheios de perigos, tais como: borboletas, plantas carnívoras, caranguejos, e alguns seres espaciais e(ou) psicodélicos. O jogo possui algumas referencias, tais como visivelmente as vidas serem coloridas e dançarem, bem ao estilo de Maniac Miner, e um cenário em preto e branco com asteroides - visivelmente se assemelha ao jogo arcade Asteroids. São ao todo 68 ovos para encontrar! O jogo foi lançado em 2013.

sábado, 15 de junho de 2024

Ainda estou doente

 Essa semana foi pesada, além de 3 aulas de ballet, tive 2 dias fazendo uma limpeza geral, e o resto dos dias passei mal. As vezes quem me conhece me vê nas redes sociais, mas entro e logo saio. Teve um dia que fiquei até melhor, e decidi descansar, porque foi muito puxado... Mas depois fiquei mal, deve ser uma virose. Não se preocupem, mas vou pausar um tempinho até ficar melhor.

sábado, 8 de junho de 2024

Jogos Novos de MSX +20

 01 - Tomb Of Genghis Khan.

Jogo visivelmente inspirado por Abul Simbel Profanation, para me validar o personagem que controlamos também é Johne Jones; Abul Simbel é conhecido pela reputação de jogo de dificuldade elevada, e aqui não fica assim tão para trás, você também vai passar raiva com o timing dos inimigos e os pulos meticulosos, isso tudo se passando em telas interconectadas de uma ruina. Temos que ajudar nosso aventureiro na sua procura pela tumba de Genghis Khan. Participou da MSXdev8.


sexta-feira, 7 de junho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 21

 101 - Wonderful Dizzy.


 Jogo da série Dizzy criada pelos Oliver Twins; Wonderful Dizzy é o oitavo jogo da série, e foi lançado 28 anos depois de seu ultimo titulo, em 2020. A série passa por vários lugares de contos de fada, onde o personagem, um ovo antropomórfico, precisa salvar a família ou amigos. Aqui a história se passa no mundo do Mágico de OZ, Dizzy e Poggie estavam brigando quando um tornado apareceu de supetão levando consigo a casa onde estavam. Devemos resgatar Pogie que foi levado pela bruxa do Oeste, e encontrar o caminho para casa, e no caminho ajudar aqueles que precisam. 
 Assim como os outros jogos da série, nos aventuramos interagindo com objetos, levando-os para alguém ou algum lugar especifico. Também exploramos casas, pulamos plataformas e conversamos com muitos personagens que enriquecem a história, nos dão dicas e aumentam nossa imersão no ambiente. O maior desafio é coletar todas as moedas - que aqui são 99. Dizzy aqui está ainda mais colorido e usando um chapéu e uma mochila nas costas - adoro ele, quando ela balança os braços parece um viciado em café. 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

  Gente, tô andando doente, peguei uma gripe forte, sempre tô acordando capenga, ficando melhor de tarde e piorando a noite. Tô na base de remédios

 Não é que eu não vá escrever essa semana, ontem eu até escrevi um pouco, mas vou ser em passo de formiga. 

 Obrigada a compreensão.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

65 jogos Desconhecidos de MSX

  Muitos dos jogos aqui são homebrews, pois foram lançados no final da vida útil do MSX, mas estão em uma zona meio cinzenta, por isso acabei deixando de fora da outra lista. Muitos dos títulos não achei informação nem em site gringos, e tive que descrever do zero!


01 - Eggbert: In Eggciting Adventure.


  Anos no futuro, devido a agressividade dos humanos, as galinhas se rebelaram e tentaram fugir da terra através de naves espaciais. Algumas dessas galinhas sobreviveram, e criaram colônias em um grande planeta achatado no formato de um ovo. Elas evoluíram ao ponto de ficarem até mais inteligente que os humanos, e puderam então prosperar. Eggbert é uma galinha comum tentando cuidar de seus ovos, só que absorvido na leitura acabou dormindo; Ao acordar percebeu que seus ovos desapareceram! Agora precisamos guia-lo em seu mundo a procura de seus ovos. Primeiramente, esse jogo foi lançado em 1994, e é antecessor e não uma cópia de Toki Tori do GBC; Assim como nele, devemos passar por fases de plataforma em tela fixa, evitando perigos como armadilhas e monstros. Usamos também diversos itens limitados para avançar, entre eles podemos citar o tele transportador, um controle que aciona pedaços de uma ponte e uma bazooka congelante. São 70 níveis divididos entre mundos diferentes, alguns deles similares aos vistos em Toki Tori, e outros com design totalmente diferente. Confesso que sempre achei que o personagem fosse um pato e não uma galinha, e a habilidade de rebobinar fez muita falta - pois não há um botão para recomeçar. 


Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 12

61 - Moon Light Saga.
  Jogo de RPG lançado para o MSX Turbo R em 1996. O jogo se passa num lugar fantasioso de nome Elkador, onde controlamos uma garota de nome Luka, acompanhada por uma criatura mágica elemental de nome Wisp. Ela acorda e se vê numa floresta, e sai a procura de alguma cidade nas proximidades. No caminho, ela encontra um garoto sendo atacado por monstros e decide ajudar. Tendo derrotado os monstros, você se dispõe a leva-lo para casa - que convenientemente te leva para a cidade mais próxima. Mas nessa cidade acaba que Luka é tida como Bruxa e levada para a prisão. Um ancião é chamado, que revela que ela, na verdade, é a sacerdotisa da Lua! Dai pedem-na desculpas pelo mal entendido, sendo inclusive convidada a conhecer e falar com o chefe da vila. Na conversa, Luka declara que estava rumando para um templo Lunar a fim de realizar um trabalho, quando sofreu um acidente. O chefe da vila lhe garante que ela está no lugar errado, e que é para ela tomar cuidado, pois os moradores da vila a confundiram por medo de uma bruxa real que vive na floresta e sequestra criancinhas. Certeza que a partir dai, haverá muita história ainda para desenrolar. Os gráficos do jogo lembram muito o de um rpg de Super Nintendo, é tudo muito fluido e colorido, a música também é muito boa. O gameplay se resume a bater nos monstros com uma esfera de energia que a personagem solta. Por algum motivo, alguns designs do mapa me lembram o primeiro Ys, principalmente quando chegamos em um templo. No decorrer encontraremos itens diversos, sendo alguns de cura, elementais, e anéis que provavelmente irão aumentar nossos estatus, e uma quantidade variada de inimigos a se derrotar. Foi traduzido pro Inglês e Espanhol, por Takamichi e Manuel Pazos.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 11.

51 - Multi-Plex.


  Jogo shoot'en up horizontal lançado em 1993 para o MSX turbo R. Esse jogo é rápido, mas muito rápido! Parece o jogo mais rápido feito para uma plataforma 8 Bits, a profundidade de backgroud, e o efeito que ele da no cenário aumenta ainda mais essa percepção. Deve-se ter olhos de águia, pois se você for desajeitado que nem eu, vai morrer por conta disso até no very easy. São 6 fases, cada uma com um cenário diverso; a segunda é a que ilustra a imagem, e me lembra algum jogo de navinha famoso, mas não é Gradius. Será Super Darious? Ou Menace do Amiga? Desisto. O engraçado é que se você fica muito forte, a tela fica encoberta de projeteis, projeteis esses que saem de você ou das outras naves pequenas de suporte. Elas podem vir em formato oval, em formato de onda, fogo, entre outros power ups. A música também é muito legal.

Papo bobo antes de realmente começar a escrever.


  Como era feriado, gastei maior parte do tempo com a familia, agora vim começar a escrever e me distrai nesse desenho... Hoje o foco foi algumas partes do cabelo e as mãos.
 É visível que as mãos continuam estranhas, mas está menos, antes estava muito mais pior. Um experimento que tenho feito é usar o fundo escuro pra ter mais noção de contraste - da a sensação engraçada do personagem ser uma estatua também.
 O Fresh paint que é o programa que uso pra desenhar é muito limitado, não tem layers, me obrigando a fazer milagre num layer só.
Alguém me falou ao ver sobre ele que lembra vagamente a experiência de desenhar num papel, devido as limitações. Quando pronto eu faço os últimos detalhes no krita, ou desenho um fundo... Mas o Krita é complexo porque estranhamente ainda não aprendi a salvar o número dos lápis, tipo a gramatura deles. Ai vou usando, usando... Sem saber pra qual gramatura anterior usei... No Fresh Paint já tem uma escolha pra um lápis menor, mediano ou maior. Já vi gente usando uma ferramenta pra salvar as gramaturas, e até misturas de cores e efeitos, mas não lembro qual programa era. Torçam para um dia eu ter um tablet de desenho, eu queria ter a opção de fazer vários detalhes diferenciados como estampas, mas no mouse isso seria uma situação insuportável de fazer. 
 Enfim, quero compartilhar as músicas que me viciei, se trata de paródias, mas agora não saem da minha cabeça. 
 



  Eu costumo gostar mais de música clássica e instrumental, mas as vezes o youtube me mostra umas músicas estranhas, algumas são muito cancer tipo essa música do Coconut.





terça-feira, 28 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 10

46 - Troxx.

 Uma epidemia se alastrou pelo planeta Turtoise, causando a morte de muitas tartarugas. Esse efeito devastador gerou pressão em cima do rei do lugar! Por fim, decidiu que enviaram alguém para o mundo de Spellyoid, pois um mago a quem poderiam consultar poderia estar lá. Troxx é a tartaruga que se voluntariou em se aventurar na missão. Por erros técnicos, a nave colidiu durante o pouso, fazendo Troxx desmaiar. Quando a tartaruga acordou, deu de cara com o mago o encarando. Troxx explanou toda sua história ao mago, que deu-lhe uma solução para a epidemia; deu-lhe um medalhão que traria as tartarugas sorte eterna. O mago também ensinou-lhe como viajar para outros mundos sem a nave, só viajando por esses planetas que irá despertar o poder do medalhão! São 40 mundos no total! Devemos correr contra o tempo, desviando de lava, objetos pontiagudos, e qualquer coisa perigosa que estiver no nosso caminho. 

 

To treinando gravar, vou aprendendo a editar no decorrer. 

 Parece que estou rendendo nada, mas está tão frio! 

 Quem fica relendo o que escrevi vai perceber que mudei um pouco o que já escrevi nos: "Jogos Desconhecidos de MSX", o que eu achava novo demais, eu troquei por outros títulos, Pra melhor assinalar, troquei 3 títulos. Esses novos eu decidi por coloca-los num futuro update para a lista "100 jogos novos de MSX", mas creio que não irei adicionar lá jogos de 2022 adiante.

 Eu hoje também fui colando as ilustrações de todas as imagens que faltava para alguns jogos, isso me poupa certo tempo. 

 Gostaria de desabafar que é triste lembrar que eu queria fazer uma analise de A Rosa de Versalhes, e quando eu estava na metade da produção, naquela época meu pc quebrou. Sinto que, até onde escrevi ficou bem técnico, coloquei bastante profundidade histórica.

 Por enquanto é só isso, me sinto mal de não ter soltado nada hoje - gostaria de soltar no mínimo 3 textos na semana, espero conseguir a cota -, mas não é como se eu não tivesse feito nada hoje, demonstro com essa minha prestação de conta.  

 Enfim, frio me desanima, sinto que perco muito do meu rendimento. 

domingo, 26 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 9

41 - Arc.


  Ao iniciar o game, recebemos a seguinte mensagem: "Arc está em uma orbita estacionaria ao redor de Vectron. Penetre a base de Delmo e destrua Arc. Use as instalações inimigas e seu sistema de armamento a sua vantagem. Seu guia computacional irá ajuda-lo na sua missão de destruição". Eu não consegui avançar muito, mas até onde vise trata de um jogo de plataforma com exploração. Você pode saltar, interagir com computadores, hackea-los, trocar o armamento, e claro matar inimigos. Há certa variedade de ambientes a serem explorados, bem, começamos numa selva, mas posteriormente há desde caverna a laboratório. Foi lançado em 1990.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

100 Jogos Novos de ZX Spectrum

 Ainda tem um pouco mais de 100 pra eu escrever - a lista no total da um pouco mais de 200, mas é bom eu já ter uma lista grande com títulos pra me localizar, no caso de eu precisar re-analisar se não estou repetindo algum titulo. 


01 - Cocoa.


 É uma série que já possui 2 títulos: "Cocoa and the Time Machine", e "Cocoa Twenty Four Hour Pasley People", o jogo parece inspirado em Monty Mole, porém aqui controlamos um coelhinho de nome Cocoa; é um puzzle de plataforma vertical onde devemos interagir com os objetos. O que me impressionou de primeira foi além de terem portado para MSX, é o jogo ter uma tradução para português. (Jogo lançado em 2020)


quarta-feira, 22 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 8

 36 - F-Nano 2.

  F-Nano 2 é um jogo de corrida rápido feito para o MSX Turbo R - quando é exclusivo do Turbo R eu tento avisar. Ele te permite escolher seu piloto, cada piloto com seu respectivo carro, ou nave? Contendo suas vantagens e desvantagens. Ele tem uma certa quantidade de pistas, e algumas são longas e interessantes. O fator alto pra mim é a música, de excelente qualidade, ela de alguma forma no contexto me lembra F-Zero, mas não sei dizer se foi ou não uma inspiração. O carro pode pular, pegar impulso, e sofrer dano quando colide com alguma superfície. O único ponto negativo é que os sprites da tela fazem juz a fase: são nano, pequenos, quem for jogar terá de se acostumar a isso, senão lhe trará desconforto.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 7

 31 - Leprechaun.


  Em Leprechaun somos um duende irlandês buscando tesouros. Se trata visivelmente de um clone de Boulder Dash, mas inicialmente achei ser um port de Heartlight de Amiga para o MSX, devido ao sprite do personagem principal ser parecido, mas não, aparentemente o design das fases são bem diferentes. São mais de 80 fases contendo puzzles, temos também um editor de fases. No decorrer o desafio vai aumentando, e não precisamos só tomar cuidado com as objetos que possam cair na nossa cabeça, precisamos guiar bombas ou balões a fim de liberar nosso caminho. Coletando todos os tesouros da fase, liberamos caminho para a próxima. 

domingo, 19 de maio de 2024

Papo rápido descompromissado.

Ainda em andamento, preciso voltar a desenhar com mais afinco. 

 Agora consigo escrever 2 ou 3 textos na semana! O porém é que nesse fim de semana tem sido tão frio que a vontade é de ficar só de baixo da coberta. Estou tentando providenciar mais acessórios para frio, sou muito friorenta. 

 Como previ, depois que terminei de traduzir o que eu queria, arrumei mais tempo para escrever! A ideia é escrever tudo que quero de MSX e ZX Spectrum e depois quase aposentar o hobby - quase pois, eu acredito que eu ainda vou escrever de vez em quando, por exemplo durante algum concurso, ou quando eu testar algum jogo da MSXdev. Dai em diante ficarei mais na escrita criativa. 



quinta-feira, 16 de maio de 2024

Jogos Criativos de C64 - Parte 2.

 01 - Breakdance.

 É um jogo sobre Breakdance, por si só a temática é interessante. Tem vários modos de jogo, entre eles o de tentar copiar os movimentos da cpu, ou do amigo caso esteja jogando de dois; Noutro você tem uma experiência mais arcade onde você precisa imita-los para além de fazê-los sumir, você não seja empurrado para um rio. Há mais 2 modos que não me aprofundei, mas ele também te permite fazer suas próprias coreografias. Enfim, é um jogo de ritmo, e sinceramente, não gostei muito da música, pode ser só eu ou não envelheceu bem o som. 

terça-feira, 14 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 6

26 - Shrines of Enigma.

 Nesse jogo controlamos o que acredito ser um explorador, numa aventura de side-scrooling e plataforma, em que precisamos usar escadas, bombas, picaretas, e matar inimigos que estão no nosso caminho para irmos para a próxima fase. Tentei pesquisar mais para saber se a história possui algum tema mais profundo, mas a abertura não da a entender nada de diferente, e não encontrei o manual. A música é boa, e o jogo é claramente inspirado em Kings Valley 2 da Konami - há quem diga até que é um Kings Valley 3, mas não ponho minha mão no forno. 

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 5

21 -The Lost World.

 Ysseria era um mundo de magia onde a raça humana vivia de forma pacifica por séculos; Isso foi, até que druidas emergissem da luz. Possuindo grande poder e inteligência, eles se tornaram lideres de Ysseria, professores do conhecimento, guiando a humanidade por séculos no tempo... Um dia uma guerra ocorreu e esses druidas foram quase que completamente aniquilados. Nos dias atuais, os antigos druidas desapareceram, eles foram esquecidos, até há quem afirme que jamais existiram de verdade. Eles se tornaram lendas. Mas agora, um jovem garoto de nome Joshua Silver, descobriu que o mundo de Ysseria estava ameaçado por um mal antigo; Monstros e demonios estão morando nas terras a procura de sete talismãs perdidos. Cabe a Joshua seguir essa jornada, juntamente com outros companheiros, para derrotar o mal, um mal que sucumbirá a humanidade a um destino pior que a morte. Nessa jornada ele descobre a verdade sobre os druidas, e descobre também sobre seu passado. É um rpg de turnos tradicional, com um grande mundo a se explorar, cheio de cidades e dungeons. Tanto a música quanto os gráficos são bem bonitinhos, parece ser feito pelo mesmo pessoal que fez a trilogia do Pumpkin Adventure. 

terça-feira, 7 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 4

16 - Megadoom


 Megadoom é um shoot'n up horizontal onde controlamos um robô doméstico que está revoltado e em busca de vingança; Roubaram seu cérebro avançado e em troca colocaram um menos desenvolvido. Ele está tentando driblar isso, pois tem consciência que as leis da robótica o penalizariam. Foi lançado em 1993, é bem colorido, tem músicas divertidas e um scrolling fluido. 

domingo, 5 de maio de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum Parte 20

 

96 - Heart Stealer 2


  Eu joguei e gostei muito do primeiro, mas o segundo é interessante por colocar o elemento de flip: Ao invés de pular o personagem muda o rumo da gravidade. Esse elemento cheguei a ver também no clássico Indie VVVVVV; Não sei dizer se é um demake fiel ou reimaginado, mas assim como em VVVVVV ele é um jogo de dificuldade elevada. Ao menos não é assim tão punitivo, não há uma morte propriamente dita, você simplesmente visualiza o quanto você é ruim no contador de mortes - no meu caso esse screenshot é meu, e eu já morri 61 vezes. Aliás, gostei dessa rocha em formato de caveira roxa. São vários cenários interligados com puzzles usando esse elemento do flip; seja pra desviar de espinhos ou pulando em plataformas que re rebatem como se fossem cama-elástica. Seu objetivo é coletar corações, e sempre que você coleta um ganha uma musiquinha. Corri atrás de saber se ele possuía uma história, mas não encontrei, é do mesmo criador de Magical Tower Adventure.  

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum Parte 19

 91 - The Dark: Lost Pages.


  The Dark: Lost Pages veio no pacote de The Dark: Redux, e serve como um prologo para o jogador. Suponho que jogamos com o mesmo personagem: Alexander, filho de uma senhora que vivia num vale que foi devastado por forças malignas, que depois de certa idade tenta recuperar sua cidade natal. Diferente de The Dark: Redux, parte da jogabilidade é feita por labirintos em 2D, e não podemos usar nossa arma, apenas nosso tridente. Nosso objetivo é explorar quatro lugares a procura de 9 pergaminhos - o que não é tarefa fácil, pois a localização desses pergaminhos não é a mesma para cada jogador. Assim como em Valley of the Rains temos gráficos lindos e cheios de detalhe, com direito a paralax e efeito de partículas ao destruir os monstros. A outra metade do jogo é similar a The Dark: Redux, sendo um fps em primeira pessoa, mas adiciona inimigos diferentes. Foi lançado em 2021. 

sábado, 27 de abril de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 18

 86 - The Dark Redux.


  Você é Alexander, filho de uma das sobreviventes do vale do vento - vale esse que outrora foi atacado por forças malignas da escuridão, devastando todo ser vivo existente. Alguns poucos no entanto, conseguiram fugir. Depois de certa idade, ao saber de sua história, munido de sua arma e tridente, você espera recuperar sua cidade natal. Embora o plot seja interessante, é a jogabilidade que brilha: Não se imagina um bom fps feito para o ZX Spectrum. No passado ocorreu de existir alguns clones de DOOM, mas todos estavam mais para protótipos enjoáveis, enquanto "The Dark" se mostra uma aventura completa e com rigor técnico quase perfeito; Há algumas limitações como a renderização da distância dos inimigos, mas funciona rápido, sem queda de frames em um computador de 48k. São nove telas, cheia de inimigos que as vezes é bom se evitar; Deve-se gerenciar a munição, pois elas não são infinitas. 
Você pode localiza-los no mapa e se guiar com sua bussola, se perder não é algo difícil. Você tem duas chances de terminar o nível, caso perca uma segunda vez retorna para o nível anterior. Gosto das animações da arma, principalmente dos corpos dos inimigos quando mortos no chão; os efeitos de sangue são similares a algumas partículas de Exolon. Foi lançado em 1997 inicialmente, mas a versão de 2021 é a atualização definitiva.