quarta-feira, 24 de abril de 2024

Tentando retornar para a escrita, uma saga: Parte 4.

  

Não sei se esta terminado, se eu coloco mais coisa, tô pensando em colocar uma lua agora.

  Não se trata de encheção de linguiça, são monólogos internos, ou um pequeno desabafo. Eu sinto que não tenho tempo pra me divertir, e quando tenho não me permito direito. 
 Deve ser alguma ideia mal concebida internalizada na minha mente: Se não é algo útil que esteja exercitando o cérebro, de forma a agregar, não é uma ocupação valorosa. 


 Mas sinto falta de descontração, sinto que isso me afasta dos poucos amigos que cultivei. Então tento, com força de vontade gastar meu tempo assistindo a um filme, ou jogando alguma coisa de forma descompromissada, a fim de lutar contra essas ideias mal concebidas. É com força de vontade, pois bem sabes que me cobro muito. 
 Não é uma ideia totalmente equivocada, se não me ocupo realmente com coisas que agregam, não estou totalmente realizada. Sou uma pessoa que se sente realizada aprendendo e criando. Eu gosto muito de aprender! Sinto aliás que muito tempo no ensino básico comum mais me distanciou desse proposito do que me estimulou.
 Desde o começo meu interesse era começar a traduzir mangá pra estimular novamente meu gosto pela leitura - que tem estado parado por conveniência, ou por ansiedade de não conseguir me desligar -, mas no decorrer aprendi sobre fontes, algo que me lembra a área do design gráfico, aprendi um pouco sobre edição também e como usar o gimp. Lembro-me que quando criança eu almejava fazer uma história em quadrinhos, mas sabia nada de edição; Hoje em dia eu consigo editar uma imagem feita à mão de forma que pareça mais limpa possível no ambiente virtual. Talvez se eu me esforçar até aprendo a fazer os balões de fala. 

Página de Fushigi na Melmo que traduzi, agora falta só 1 capitulo para finalizar.

 Adiante, assim como escrever no blog foi uma experiência divertida, pois teve alguma interação - mesmo que mínima, não recorrente - com o publico. Nisso se acendeu um impulso em mim, pois era algo junto com o blog que estava dando retorno, que estava me dando uma satisfação pessoal. Assim como o blog que tem estado levemente parado, esse impulso veio de forma abrupta e ininterrupta: Eu não parava, só pensava nas traduções. Eu questionava se era saudável, pois virou um hiperfoco obsessivo. 
 Reparei que não estava sendo saudável, e marquei então um dia pra finalizar e aposentar esse hobby de uma vez. Pode parecer radical, mas não vejo como algo que eu não possa retornar futuramente anos depois, é só que não vai ser mais minha prioridade.
 Nisso voltei-me para o que seria minhas prioridades: Desenhar, escrever e dançar - nessa ultima tenho me sentido medíocre, acredito que eu poderia dar mais meu melhor. E senti leve vontade de aposentar também a escrita - talvez não do blog, mas sim dos meus textos criativos mesmo, contos, livros e poemas -, mas uma voz mental sussurrou na minha mente:
 - Se quer assim, ao menos termine o que você precisa terminar, sem começar mais nada. Só coloque um ponto final, faz isso e corrija tudo que já está terminado. 
 Não é como se eu já não tivesse amor pela escrita, sinto um misto de sensações conflitantes. Dentre elas o fato de que escrever, depois de eu ter começado a fazê-lo de forma voltada a publicar um dia, tornou-se um habito muito, mas muito solitário. 
 Lembro-me da época em que eu escrevia fanfics, o quanto me preenchia ver uns vinte comentários em uma página da internet, num texto meu que na época era desprovida de técnica - bem mal feita para meu olhar perfeccionista atual. Mas foi outro tempo, eu tinha só 14 anos. 
 Eu já tive amigos no ramo, e em muitas vezes eu me prestei a ler o trabalho deles, não sentia que faziam o mesmo por mim. Se liam algo que eu mandava era um conto de 1 ou 2 páginas, enquanto eu lia deles 200 páginas, sentia não ser reciproco. Sentia falta daquele feedback que eu só conseguia receber quando tornava a obra publica. 
 Não sei ao certo se é culpa totalmente da minha falta de organizar melhor os horários, não tenho dormido direito, tenho trocado o dia pela noite - mas é algo que estou tentando resolver. Penso seriamente em ter uma agenda para marcar todos os meus horários, pois me perco em todos eles. 
 Não posso dizer que é falta de amor por escrever, porque eu sei que quando eu voltar posso muito me divertir, mas todo esse esforço pra conseguir voltar a escrever escrita criativa... É complicado, poderia estar me dedicando com mais afinco aos meus exercícios de ballet, pois como sou iniciante, preciso correr para pegar força muscular e flexibilidade. Eu sinto que vai ficar menos pesado também assim que eu adquirir, e não é uma ideia sem fundo, porque já ocorreu muito do que previ: Já não chego mais tão exausta dos treinos, nem estou passando mal com os treinos de pirueta. 
 Ressalto que preciso adquirir certos objetos para certos exercícios, e também é algo que quero correr atrás de adquirir: colchonete, barra, tatami. Se apoiar na parede não te da a mesma segurança que uma barra. 
 Finalizo dizendo que posso também unir o útil ao agradável, tenho me estressado muito com o jogo que eu estava jogando - estou num ponto que é obrigatório usar um guia.

Se tens curiosidade, eu começo muitos jogos e paro voltando anos depois, mas amo a ost da série SaGa; tou a jogar o 3, Valkyrie Profile, Ys IV dentre outros títulos. 

  E o legal dos jogos de MSX e ZX Spectrum, na sua maior parte, é que são mais curtos e mais direto ao ponto. Não me lembro do porque fiquei entusiasmada em escrever sobre MSX na semana passada - tenho uma matéria quase pronta dele, só preciso de uma revisão -, mas sei que isso em algum momento vai me fazer voltar para o ZX. 
 Hoje mesmo eu queria ter escrito algo, mas cheguei muito cansada. Ah, eu tenho por desafio soltar NO MINIMO um texto sobre games por semana. Devido ao fato de que estou quase aposentando as traduções, talvez eu passe a escrever mais, mas não é certeza já que eu posso usar esse tempo também pra corrigir textos ou desenhar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário