sábado, 27 de abril de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 18

 86 - The Dark Redux.


  Você é Alexander, filho de uma das sobreviventes do vale do vento - vale esse que outrora foi atacado por forças malignas da escuridão, devastando todo ser vivo existente. Alguns poucos no entanto, conseguiram fugir. Depois de certa idade, ao saber de sua história, munido de sua arma e tridente, você espera recuperar sua cidade natal. Embora o plot seja interessante, é a jogabilidade que brilha: Não se imagina um bom fps feito para o ZX Spectrum. No passado ocorreu de existir alguns clones de DOOM, mas todos estavam mais para protótipos enjoáveis, enquanto "The Dark" se mostra uma aventura completa e com rigor técnico quase perfeito; Há algumas limitações como a renderização da distância dos inimigos, mas funciona rápido, sem queda de frames em um computador de 48k. São nove telas, cheia de inimigos que as vezes é bom se evitar; Deve-se gerenciar a munição, pois elas não são infinitas. 
Você pode localiza-los no mapa e se guiar com sua bussola, se perder não é algo difícil. Você tem duas chances de terminar o nível, caso perca uma segunda vez retorna para o nível anterior. Gosto das animações da arma, principalmente dos corpos dos inimigos quando mortos no chão; os efeitos de sangue são similares a algumas partículas de Exolon. Foi lançado em 1997 inicialmente, mas a versão de 2021 é a atualização definitiva. 



87 - Hibernated 1: This Place is Death.


 Esse é o primeiro jogo de uma trilogia que se passa no universo de Olivia Lund, que após 200 anos dormindo numa nave interespacial acorda, sem sinais da humanidade e com naves alienígenas a espreita. Sua única companhia é uma inteligencia artificial. O jogo é um adventure de texto, daqueles que fizeram muito sucesso no inicio da computação, e como tal precisamos digitar palavras ou sentenças. Encontre o sentido da vida! (Jogo de 2018 com sequência em produção). Também foi lançado para Commodore 64, Commodore Amiga, Atari ST, Amstrad CPC, MSX e MSDOS. 


88 - Lirus.


  Retrosouls retorna na sua maestria técnica com Lirus; eles que são acostumados com o gênero de puzzle aqui se desafiaram a uma formula diferente: Controlamos uma nave em meio a um labirinto top down. Lembra levemente gauntlet, atiramos contra inimigos que se regeneram caso demore a acabar com todos. Esses inimigos se apresentam como blocos de pixel em led, de cores diferente que piscam diferente, também precisamos recarregar munição. É um jogo colorido, com rolagem de tela e sem color clash. Shoot'em up de 2015.


89 - Mysterious Dimensions.


  Mysterious Dimensions é um jogo de plataforma casual e colorido. Nele passamos por 3 fases longas, com ambientes como: florestas, castelo e cavernas. Não temos nenhum poder, e portanto qualquer coisa que pareça perigosa é bom evitar de tocar. Perpassamos as fases coletando itens que inicialmente podem ser diamantes, depois coroas e cálices. O que chama a atenção do jogo é sua aura juvenil, tanto da paleta como de sua música feliz, alguns guardas da segunda fase me lembram bonecos palito. Você precisa sempre achar a chave para abrir o caminho da próxima fase. O jogo começa com 99 vidas, não vai ser uma experiência difícil. 


90 - Rubinho Cucaracha.


   Jogo de corrida rápido e fluido, aqui precisamos ajudar o piloto Rubinho a ganhar o campeonato europeu. Para isso, competimos em 16 pistas, em 16 países diferentes. As voltas podem ser muitas ou poucas, mas o diferencial está em seus oponentes complicados, que além de rápidos tentaram te sabotar lhe jogando coisas; você vai precisar chocar-se com eles, para então se focar numa corrida honesta. Além do boost de speed, você não tem nenhuma vantagem considerável. É um jogo divertido com bons elementos de cenário, além de uma animação boa, te obriga a pensar com cuidado em como conduzir nas fases posteriores. Foi lançado em 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário