sexta-feira, 12 de abril de 2024

Meus jogos favoritos de MSX de 2022


Ghostly Manor.


 O titulo já deixa subentendido que o jogo se passa numa mansão mal-assombrada. É um jogo de puzzle arcade onde controlamos o que acredito ser uma criança, e precisamos desviar de assombrações e de outros seres amedrontadores. Com a cabeça ou com a mão quebramos blocos que guardamos e podem nos servir de proteção contra o inimigo que esta andando em nossa direção, ou de plataforma para alcançarmos algum lugar. Precisamos pegar a chave para abrir a porta e termos acesso ao próximo nível. 




Lilly's Saga.


 Esse jogo aparenta uma proposta similar a Giana Sisters do Commodore, o de ser um clone divertido de Mario, mas confesso que me diverti mais com Lilly's Saga. Nele controlamos uma heroína mística na sua busca de resgatar as quatro pedras sagradas que foram roubadas pelo Lorde Abaddon. É um side-scrooling de passar fase, mas o rolar da tela é muito fluido, até mais se formos comparar com os primeiros Mario Bros. Assim como ele coletamos moedas para conseguir vidas extras e adquirimos power ups pra facilitar a jornada; também temos fases bonus e baus escondidos espalhados pelas fases. Eu gostei bastante das cenas animadas como a abertura, foi vencedor da MSXdev de 2022.


Bufonada.


  O seu desenvolvedor "Rolandoo" é o mesmo de S.O.L.O e La Relíquia - ambos muito bons aliás, muito bem humorados, pena que muito difíceis para uma pessoa noob como eu. No jogo controlamos um bobo ou arlequim, junto a seu animal espiritual um bode, e precisamos ir trocando entre eles para realizar os puzzles. Assim como em La Reliquia, Bufonada é muito leve, a música também é muito boa. Foi lançado em 2022 primeiro para ZX Spectrum e logo depois no mesmo ano para MSX. Levou o premio do Gotty ZX Spectrum game de 2022 na categoria de origem espanhola. 

Space Cat.


  Em 3122 os humanos conseguiram se espalhar pela galáxia, mas junto deles os ratos fizeram a festa! Cabe então aos nossos amigos felinos ajudar a combater essa praga. Nosso trabalho é ajudá-los a se formar primeiro nos testes espaciais, ajudando-os a controlar a nave e fazendo-o pegar os roedores. A forma de controlar a nave me lembra vagamente o Space Taxi de C64, se não tivermos calma e nos chocarmos com alguma coisa é morte na certa. Eu amo gatos, foi um participante do MSXdev2022.

Robo Rumble.


  Minha memória deve ser muito ruim, eu joguei esse jogo no ZX Spectrum e não lembrava de ser tão bom. A ideia é bacana: Não controlamos o robô, controlamos os imãs de cada lado da tela que ajudam a arrastar o robô pelo caminho, tendo que desviar dos obstáculos do planeta - é, o jogo se passa no espaço -, entre eles rochas radioativas e sentinelas. Para dificultar os imãs precisam de bateria, e não é um recurso ilimitado, se você ficar sem é game over. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário