segunda-feira, 24 de junho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 23.

 111 - Ossuary.


 Somos um aventureiro, que lhe coube a tarefa de adentrar um ossuário, até a suas profundezas, para derrotar um necromante que está profanando o tumulo dos entes da vila. Além de estar reanimando mortos, está tornando todos os animais que vivem naquele lugar como seus escudeiros hostis. Em troca de derrota-lo poderemos ficar com todos os tesouros encontrados durante a passagem pelo ossuário. São 24 andares no total. O fato de termos que adentrar até as profundezas de uma catacumba a fim de derrotar um mago me passa um dejavu com Werdna de Wizardry, mas é diferente pois estamos sós nessa jornada; A visão é tida por de cima, e o design do mapa é um pouco randômico, igual a de um roguelike. O combate funciona ao estilo bumping: basta você setar o caminho do inimigo, que esteja claro, de frente para o seu personagem. Por vezes eles soltam consumíveis que curam nosso HP, ou soltam uma arma diferente. Seus status e a ordem dos itens espalhados na dungeon também são randômicos, o que pode aumentar o fator replay. Eu não esperava muito desse jogo, pois graficamente me lembrava Ultima - e embora eu goste de RPGs antigos, nunca consegui gostar de Ultima; Achei que seria igual ele: rustico e complicado, mas na realidade aqui é bem simples e para minha surpresa divertido, pois até funciona joystick. É impressionante que ele também rode no sistema 16k, conheço pouquíssimos jogos atuais lançados para o 16k, ressalto que o autor também lançou uma versão para MSDOS. 


112 - Robobro Episode 1.


  Uma aventura de plataforma onde precisamos ajudar um robô a derrotar o chefe do ultimo mundo. São 4 mundos no total. Esse robozinho carismático é vulnerável a quase todos os inimigos, e por isso devemos evita-los - apesar de que podemos derrotar um que parece um gomba pulando na cabeça dele, somos frágeis até contra peixes! PEIXES! No decorrer você encontra outro perigo mortal: Espetos, esse robô deve ser um parente daltônico do Megaman. Temos algumas poucas vidas, mas encontramos algumas, assim como o dinheiro, espalhados pelo caminho. 

113 - Archeomania. 


  Clone de Tetris com uma mecânica nova: Já não bastasse ter que juntar blocos na horizontal para fazê-los sumir, temos de coloca-los de forma que abram caminho para a menina que aparece em tela, consiga descer ao chão. Ela consegue escalar, então devemos tomar o cuidado para não empilhar os blocos até o teto, pois senão a menina toca a serra e perdemos uma vida. Conforme o tempo vai passando essa serra vai descendo ficando mais próximo da menina. São 50 fases no total. 


114 - Deep Blue.


 Se lembra de Knight Lore e outros jogos 3D isométricos lançados na época do ZX Spectrum? Então, esse é bem parecido - embora não tenha foco em puzzles e seja muito curto. Somos um escafandro explorando as profundezas do mar em busca de tesouros num navio naufragado. O lugar é cheio de criaturas hostis, mas ao menos estamos munidos de nosso arpão. A ambientação claustrofóbica a lá Bioshock é bem bacana, e quando não tem muitos itens no mapa a movimentação é bem fluida, pena que aqui o mínimo toque do inimigo é morte certa, e algumas vezes o projetil dele me atingiu no mesmo momento que eu adentrava a sala. 


115 - The Vectornauts.


  Como o nome diz e já podemos presumir, se trata de um jogo de plataforma cujo o layout é feito através de vetores. Nosso personagem é um Vectornaut, ou seja um astronauta de vetores, e nosso objetivo é nos infiltrar no covil da Voltek, encontrar o Vectornauta vermelho e sair de lá com vida depois de por a nave em processo de autodestruição. A jogabilidade é intuitiva, e tanto a música como a forma que o nosso personagem caminha passa no titulo o aspecto de descolado. No decorrer há inimigos metálicos no nosso caminho; quase sempre são robôs e até temos uma arma, mas ela só serve para congela-los por um tempo, ao menos até juntarmos os créditos necessários para upgrada-la; dai sim podemos derrota-los e eles são destroçados em pedacinhos. Os microchips espalhados no caminho servirão para hackear o computador da nave e abrir o elevador, no final do jogo há um chefe a ser derrotado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário