quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 1.

 Muitos dos jogos aqui são homebrews, pois foram lançados no final da vida útil do MSX, mas estão em uma zona meio cinzenta, por isso acabei deixando de fora da outra lista. Muitos dos títulos não achei informação nem em site gringos, e tive que descrever do zero!


01 - Eggbert: In Eggciting Adventure.


  Anos no futuro, devido a agressividade dos humanos, as galinhas se rebelaram e tentaram fugir da terra através de naves espaciais. Algumas dessas galinhas sobreviveram, e criaram colônias em um grande planeta achatado no formato de um ovo. Elas evoluíram ao ponto de ficarem até mais inteligente que os humanos, e puderam então prosperar. Eggbert é uma galinha comum tentando cuidar de seus ovos, só que absorvido na leitura acabou dormindo; Ao acordar percebeu que seus ovos desapareceram! Agora precisamos guia-lo em seu mundo a procura de seus ovos. Primeiramente, esse jogo foi lançado em 1994, e é antecessor e não uma cópia de Toki Tori do GBC; Assim como nele, devemos passar por fases de plataforma em tela fixa, evitando perigos como armadilhas e monstros. Usamos também diversos itens limitados para avançar, entre eles podemos citar o tele transportador, um controle que aciona pedaços de uma ponte e uma bazooka congelante. São 70 níveis divididos entre mundos diferentes, alguns deles similares aos vistos em Toki Tori, e outros com design totalmente diferente. Confesso que sempre achei que o personagem fosse um pato e não uma galinha, e a habilidade de rebobinar fez muita falta - pois não há um botão para recomeçar. 

(clique para ler mais...)

02 - Pentaro Odyssey 1 e 2.


  Pentaro o pinguim, já conseguiu salvar sua amada do imperador uma vez, porém dessa vez, o imperador furioso decide o exilar em uma ilha distante. Pelo nome do pinguim já podemos presumir ser fortemente inspirado no clássico da Konami "Penguin Adventure" do MSX, pois controlamos o mesmo personagem, mas o gameplay aqui é totalmente diferente. Aqui seguimos mais a formula de plataforma de Mario Bros: São 27 fases com scroll suave onde precisamos atirar nos inimigos e pular sob plataformas e escalar paredes; também podemos procurar por áreas secretas. Não há muita variedade para inimigos ou chefes, o mesmo para as músicas que são poucas. Sua continuação evoluiu ao te permitir começar por onde quiser, e não te obrigar a resolver objetivos. Também te dá diferentes armas, mas continua com alguns problemas técnicos: entre eles a precisão dos controles. O primeiro é de 1997 e seu sucessor de 1999.


03 - Black Cyclon.


   Black Cyclon é um shoot'em up de visão top down lançado pela paralax em 1993. Pode de inicio aparentar uma experiencia comum, mas sua visão de cima contribui para a sensação de profundidade: Temos liberdade de ir e vir, por várias saletas interconectadas. Muitos inimigos, inclusive a nossa nave se assemelha a seres de natureza biomecânica. Precisamos libertar criaturas pacificas aprisionadas, matar chefes, adquirir upgrades e encontrar todos os cristais para conseguir chegar no final. A história é complexa com algumas pitadas de humor, exploramos desde o tema de aliens hostis a piratas espaciais. Considero a dificuldade difícil, te fazendo exercitar a memorização.

04 - Retaliator.


  Retaliator é um shoot'em up horizontal mais convencional. O jogo começa estranhamente em 1990, quando o sol se expandiu engolindo todo o sistema solar. Durante esse evento, os humanos foram obrigados a migrar! Criando naves e enviando pessoas para outros planetas distantes. Um pouco mais de um século essas pessoas ainda estavam vivas, adormecidas e mantidas pelo sistema de criogenia. Quase todas chegaram ao seu destino, exclui-se uma que sofreu um terrível acidente se explodindo em meio ao espaço. As almas dos acidentados não aceitaram a morte, e agora tentam hostilizar os vivos. Aqui começa a batalha contra um exercito de zumbis! Assim como um jogo de navinha convencional, temos upgrades, inimigos e chefes. Passamos por 3 mundos, e visualmente conta com scroll suave e paralax. Foi lançado em 1993.


05 - The Witch Revenge.


  Jogo de RPG provavelmente inspirado por Runemaster. Nele controlamos um guerreiro amaldiçoado explorando um mundo de tabuleiro, tentando achar e derrotar uma bruxa maligna. Assim como num rpg de mesa, muitas das nossas ações são decididas por dados: Nossos movimentos, o caminho que tomamos, nosso poder de convencimento e o tamanho do dano. Assim como num rpg temos dungeons, inimigos mais fracos ou mais fortes, chefes e cidades para abastecer. O maior diferencial aqui é o co-op, podem até 4 jogadores simultâneos! E um pode competir contra o outro. Foi lançado pela UMAX em 1993.



2 comentários:

  1. Plot interessante do Retaliator.
    E parabéns pelo trabalho de pesquisa e review.

    ResponderExcluir