sexta-feira, 28 de maio de 2021

Um pequeno papo sobre Shoujo.



 Esse post não é pra explicar como funciona, todos sabem que shoujo é voltado para meninas ainda juvenis. Não gosto no entanto, de pensar que a maior parte assiste somente pelo romance.

 Quando algo é para menina é taxado de romance e pronto, mesmo que em shonen também apareçam casais, de forma menos trabalhada mas possui. Não é como se eu não tivesse conhecimento, cresci assistindo Bleach, Naruto, Dragon Ball, One Piece... E em todos menos One Piece tem de certa forma romance - eu tenho a teoria de que os personagens de One Piece são assexuados.

 Essa reflexão eu criei enquanto forçava meu namorido a assisti comigo Onii-sama E... E eu perguntei insistente, caso o anime o irritasse eu não o forçaria a nada. Suas observações foi de que tudo ali parecia um pouco fútil; nos episódios mostravam disputas e meninas competitivas com o interesse de participar de um grupinho escolar. Ele também falou que não tinha filler, mas que tudo se assemelhava a uma novela. 

 Eu já assisti novelas, embora hoje em dia não gaste mais tempo com isso. Expliquei-o então que aquilo que mostrava nos episódios era muito real, eu mesma já passei por algo semelhante; na escola no ensino fundamental tinha um grupinho que se criou ao redor de uma menina com personalidade por elas cativante, mas que eu percebia desde começo como manipuladora. Ela me ofendia, colocava as outras meninas contra mim, eu não tenho rancor, mas eu sei que isso ocorre, é fútil, mas ocorre. 

  Ele cogitou que tal comportamento inapropriado voltado a futilidade fosse coisa meramente de criança, todavia lembrei-o de quê há por ai muitos adultos tóxico; tenho inclusive a tese de que um ambiente sem ordem, onde tais situações são estimuladas são onde mais ocorrem esse tipo de agressão e desafetos, tais como na internet ou quando entra um grupo contrário numa manifestação politica. 

 Mesmo numa empresa depois de adulto você sofre a pressão de se preocupar com as intenções dos outros, se os colegas do seu serviço realmente são colegas ou se usaram suas informações contra você para te boicotar. 

 Tirando mahou shoujo que iniciou como uma inspiração a Bewitched com clássicos como Himitsu no Akko-chan e Mahou Tsukai Sally -, depois pegou traços do meccha; tais como os efeitos especiais durante transformações e as poses de impacto como Sailor Moon, grande parte dos shoujos são pé no chão, e muitas meninas se interessam por eles mesmo não sendo algo tão maduro como um Josei devido a isso e as relações interpessoais. Como se identificar com uma garota e sua personalidade em meio a suas amigas, suas intrigas e rivalidades, e inclusive seu crescimento.

 Maior parte das minhas amigas só assistem shoujo pelas relações inter-pessoais, essa parte sim que lhes é relevante. Existe sim quem assiste só pelo romance, mas shoujo não deve ser moldado só ao redor disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário