96 - Heart Stealer 2
Eu joguei e gostei muito do primeiro, mas o segundo é interessante por colocar o elemento de flip: Ao invés de pular o personagem muda o rumo da gravidade. Esse elemento cheguei a ver também no clássico Indie VVVVVV; Não sei dizer se é um demake fiel ou reimaginado, mas assim como em VVVVVV ele é um jogo de dificuldade elevada. Ao menos não é assim tão punitivo, não há uma morte propriamente dita, você simplesmente visualiza o quanto você é ruim no contador de mortes - no meu caso esse screenshot é meu, e eu já morri 61 vezes. Aliás, gostei dessa rocha em formato de caveira roxa. São vários cenários interligados com puzzles usando esse elemento do flip; seja pra desviar de espinhos ou pulando em plataformas que re rebatem como se fossem cama-elástica. Seu objetivo é coletar corações, e sempre que você coleta um ganha uma musiquinha. Corri atrás de saber se ele possuía uma história, mas não encontrei, é do mesmo criador de Magical Tower Adventure.
97 - Crimbo.
O dia em que escrevo ainda não é Natal, mas é bom vivenciar o Natal fora de época. Jogando Crimbo senti falta de jogar Santa Clauss in Trouble que relançaram recentemente na steam. Aqui os duendes deixaram de ajudar papai noel, e para piorar esconderam todos os seus presentes! Agora cabe a nós a tarefa de ajudar o bom velhinho a salvar o natal! Se trata de um jogo curto de só 10 fases, não temos nenhum poder especial e a jogabilidade se resume a pulos estratégicos e nos distanciarmos de inimigos natalinos; tais como pinguins e árvores de natal. Esse jogo é muito colorido, me lembra um bolo, ou aquele castelo russo Mikhailovsky. Tem umas animações bem bacanas também, como a dancinha coordenada dos presentes e o efeito pseudo 3D do bloco de gelo girando.
98 - Tenebra 2.
O jogo contém uma paleta mais minimalista, mas passa essa bem essa ideia sombria de você estar preso num limbo escuro a procura de uma luz. Para progredir precisamos levar tochas de um ponto a outro, as vezes abandona-la ou realoca-la; algumas possuem um alcance distinto, também há outros objetos espalhados no local como chaves e machados, itens também uteis para a resolução dos puzzles dessa aventura. Sua falta de música ambiental também contribui para essa sensação de angustia, algo similar a claustrofobia? Não sei direito ao certo. O primeiro titulo da série Tenebra ganhou na categoria puzzle do Gotty ZX Spectrum de 2022 - naquele evento eu consegui ser uma das juradas, mas depois fiquei inapta pois sabem que fiquei sem computador.
99 - Monty Mole and the Lost Souls.
Olhando minhas reviews antigas, relembrei que no quarto jogo da série o Monty estava tentando se aposentar; Aparentemente não conseguiu já que nesse está tentando saquear uma tumba! O que alguém não faz pelo beneficio social. Enfim, eu gosto muito do Monty, ele é um daqueles mascotes antigos do ZX por quem tive mais simpatia. Nas versões que joguei do quarto jogo, eu sentia que apresentava elementos surrealistas beirando o LSD igual o de Maniac Miner, só que eu achava as músicas mais animadas e o gameplay mais fluido que o titulo citado. Nesse novo jogo - ainda considero, é de 2022, tanto o menu quanto as músicas fazem alusão a Indiana Jones, entregando que a experiência será de uma aventura. Parece que ele estava numa excursão e se perdeu do guia, mas vai aproveitar pra coletar as relíquias da tumba. Nela há almas penadas, escorpiões, e armadilhas, mas o que mais me fez morrer mesmo foi o fato do personagem não aguentar quedas longas.
100 - Gravibots.
Como o nome sugere, esse jogo tem como tema principal robôs e gravidade; Só não compreendo se o que controlamos também é ou não um robô. Conseguimos ao pular grudar noutro plano, como um planeta que puxa nossa gravidade, é isso que acontece nas plataformas do cenário. Temos o poder de realocar esses blocos coloridos, conseguimos assim guiar esses "robôs" para o destino desejado. Depois de matar - ou desativar - todos os robôs, passamos de fase. A temática desse jogo me lembra um lemmings maligno, pois ao invés de guiar nossos amigos para o fim da fase, guiamo-los para a morte certa nos espetos. Esse jogo recebeu uma versão para Mega Drive, e eu prefiro a versão do Mega, mas a versão de ZX não deixa de ser criativa e divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário