terça-feira, 14 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 6

26 - Shrines of Enigma.

 Nesse jogo controlamos o que acredito ser um explorador, numa aventura de side-scrooling e plataforma, em que precisamos usar escadas, bombas, picaretas, e matar inimigos que estão no nosso caminho para irmos para a próxima fase. Tentei pesquisar mais para saber se a história possui algum tema mais profundo, mas a abertura não da a entender nada de diferente, e não encontrei o manual. A música é boa, e o jogo é claramente inspirado em Kings Valley 2 da Konami - há quem diga até que é um Kings Valley 3, mas não ponho minha mão no forno. 


27 - Bank Busters.

 Esse jogo é bem criativo: Embora o plot seja o roubo de um banco e na história somos o ladrão, o gameplay se passa todo nesse puzzle a la Breakout ou Arkanoid. Mas o diferencial para mim são que as fases não são fechadas, elas são todas interligadas, por exemplo: nessa imagem, caso a bola caia no buraco, ela só vai para a saleta anterior. Não estamos restritos a andar só na horizontal, somos livres até para seguir em frente sem a bolinha - apesar de que precisamos dela para coletar os itens valiosos como dinheiro e outros tesouros, e também para resolver alguns quebra-cabeças. Apesar dos prós, há bem poucos power ups. Esse jogo também foi lançado para MSDOS, Amiga e Atari ST, ouvi dizer que ele teve também versão para C64, procurei no CSDB, no Lemon 64 e My Abandonaware e foi uma procura sem sucesso. Eu poderia colocar ele na lista de jogos "Criativos", mas estou querendo que o próximo seja de jogos de C64.

28 - Bomberman 2 (Paragon). 

 Quem nunca jogou bomberman no Super Nintendo? Pra falar a verdade muitos nunca jogaram a campanha principal, preferiam o modo de jogo em que você precisava derrotar seus amigos - ao menos é assim aqui -, podemos considerar esse modulo de game um dos primeiros battle royale. Bomberman de acordo com o desciclopedia virou sinonimo de Ozama Bin Laden, e outros jihadistas terroristas de carater duvidoso. Tem também aquela música ridícula de funk carioca que peço para deus me dar amnesia e me fazer esquecer. Pelo titulo é perceptível que não se trata de um jogo licenciado da Hudson, gosto de ver a coisa como um fan game. No original tínhamos tarefas; muitas das vezes matar os inimigos da fase. Tínhamos um tempo considerável para realiza-lo, e em seguida deveríamos encontrar a porta da saída que levava para a próxima fase. Aqui as coisas funcionam de uma forma um pouco diferente: Temos pontuação, adquirida pelos itens como dinheiro, ou cristais do primeiro jogo. Assim como o original encontramos inimigos que nos dão dano e itens de buff e debuff, mas o que atrapalha é o tempo! O tempo que é nos dado alí não está descendo segundos, é muito mais rápido que isso. Acaba que nosso maior inimigo é o relógio, com certeza o maior desafio desse jogo. 

29 - Match Maniac.

  Não se trata de um jogo da memória, aqui em Match Maniac você usa o mouse para combinar imagens, mas não é algo simples; para combinar as imagens, elas criam uma linha imaginária, linha essa que só pode ser feita nas partes livres da tela. Se você erra essa lógica, o jogo fica travado até que o tempo acabe e você perde uma vida. São 3 músicas e 3 níveis de dificuldade. No decorrer a diversidade das figurinhas aumenta. 


30 - Pleasure Hearts. 

 Pleasure Hearts é um jogo de shoot'em up criado por M-Kai em 1999. Chego a me surpreender com a quantidade de devs que conseguem fazer um scroll tão suave, nesse o paralax se move de forma que eu me sinto estar em alta velocidade. Como está em japônes a história, não consigo entender o contexto, mas acho que isso é o de menos. A experiência é o que se espera de um jogo do gênero: vários power ups, inimigos e fases diversas, chefes grandes e chuvas de bala. Sinceramente, eu gosto muito dos efeitos de explosão do especial, fico me sentindo o Rambo. Adendo de que para os mais viciados no estilo navinha, vai ser fácil conseguir uma grande pontuação. 
 

EDIT: Estou tentando tirar esse efeito de cor rosada no texto mas não consegui :\


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