terça-feira, 21 de maio de 2024

Jogos Desconhecidos de MSX - Parte 7

 31 - Leprechaun.


  Em Leprechaun somos um duende irlandês buscando tesouros. Se trata visivelmente de um clone de Boulder Dash, mas inicialmente achei ser um port de Heartlight de Amiga para o MSX, devido ao sprite do personagem principal ser parecido, mas não, aparentemente o design das fases são bem diferentes. São mais de 80 fases contendo puzzles, temos também um editor de fases. No decorrer o desafio vai aumentando, e não precisamos só tomar cuidado com as objetos que possam cair na nossa cabeça, precisamos guiar bombas ou balões a fim de liberar nosso caminho. Coletando todos os tesouros da fase, liberamos caminho para a próxima. 

 32 - Replicart.


  No século 22 os humanos criaram um robô articulado em forma de cobra, cujo o intuito será o de enfrentar uma raça alienigena que invadiu a terra em busca de cobras. O titulo é baseado naqueles jogos de cobrinha que muitos provavelmente conheceram naquele celular tijolão da Nokia - celular esse cujo os boatos poderia sobreviver a um apocalipse nuclear de tão resistente. Similar a ele, as fases se passam numa tela parada, cercada por uma parede, mas diferente dele por vezes haverá outros obstáculos como pedras soltas. Tal qual nele, se a cobra bater em alguma superfície, ou se chocar consigo mesma, ela morre. Não controlamos o animal, ele anda initerruptamente e ao invés disso só sinalizamos sua direção. Certos objetos aparecem de forma aleatória na fase, e precisamos coleta-los, no entanto quanto mais coletamos mais a cobra aumenta de tamanho. Depois de certo período de tempo, tendo passado por tal desafio, podemos rumar para a porta da próxima fase. 

 33 - Solid Snail.


  Você é um caracol, que nasceu e cresceu, e decidiu no decorrer da vida entrar pro exercito para se desafiar e mostrar do quê é feito. Lá você evoluiu na carreira, mas um dia seu chefe aparece e te manda para uma missão de vida ou morte, em que você precisa derrotar os terroristas que estão aparecendo na vizinhança. São 3 fases para derrotar 3 terroristas! É um jogo de plataforma, onde maior parte dos seus inimigos são insetos, muitos deles armados igual você. A munição não é infinita, você tem que aprender a gerenciar bem o equipamento que lhe é dado; você tem um menu para gerencia-lo, que também serve para salvar o jogo, e assim como munição você encontra frutas espalhadas pela fase para te curar. Temos conosco também um oki toki, onde podemos entrar em contato com o chefe que esporadicamente nos da informações. Outro facilitador são as lojas espalhadas pelo mapa, onde podemos trocar o dinheiro que adquirimos por bombas, granadas e outros tipos de alimento. Temos também elementos de rpg, já que após certo nível de experiência aumenta nossa vida. Sinceramente, esse caracol é o rambo, ou o Snake dos caracóis. 


34 - Tataku Mania. 

 Eu achava que era um tipo Guitar Hero para o MSX, não estava totalmente errada pois se trata de um jogo de ritmo, todavia como o layout é de um tecladinho, podemos dizer que ele está mais para Beatmania da Konami. Tentei procurar nas opções a fim de descobrir se ele era compatível com o teclado musical do MSX, mas não encontrei nada a respeito; talvez ele reconheça o acessório mesmo sem ter nada nas configurações? São catorze músicas com níveis de dificuldade diferentes, mas também temos a opção de editar e converter músicas, além de gravar alguma criação nossa. Aviso que esse titulo é exclusivo do Turbo-R.

35 - Tako & Ika 3.

 Jogo bem colorido com uma boa pegada arcade, Controlamos um polvo em várias fases de tela únicas, cheias de trampolins, e precisamos pegar várias chaves a fim de abrir a porta e seguir adiante. Ganhamos pontos coletando moedas e pisando sob os inimigos. Por vezes há pedras no teto, e conseguimos quebra-las ao bater com a cabeça durante o pulo, de forma a la arkanoid; dentro delas há recompensas tais como moedas e power ups. É fofo, me lembra a vibe dos jogos da Hall Laboratory.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário