segunda-feira, 23 de maio de 2022

Jogos Novos de ZX Spectrum Parte 01

 ​No meu artigo anterior cito que a comunidade ZX Spectrum não morreu, a Europa nunca aceitou bem a morte dele.  Decidi me aprofundar um pouco nesses jogos não licenciados criados por desenvolvedores independentes e também fãs da maquina. Adendo que pode vir a ter uma parte 2 no futuro.

1 - Cocoa

 É uma série que já possui 2 títulos: "Cocoa and the Time Machine", e "Cocoa Twenty Four Hour Pasley People", o jogo parece inspirado em Monty Mole, porém aqui controlamos um coelhinho de nome Cocoa; é um puzzle de plataforma vertical onde devemos interagir com os objetos. O que me impressionou de primeira foi além de terem portado para MSX, é o jogo ter uma tradução para português. (Jogo lançado em 2020)


(clique para ler mais)



2 - Bean Brothers.

Esse jogo me lembrou uma versão simplificada de "Humans" que saiu para Amiga e MSDOS. Nesse jogo precisamos desviar dos obstáculos e controlar os 2 irmãos até a porta da saída.  (Jogo lançado em 2018)

3 - Old Tower.

Talvez a imagem não demonstre bem, mas a partir daqui eu sinto que colocaram um pouco de modernidade nos jogos de ZX Spectrum, no que se diz respeito a design gráfico, acredito muito bem que um jogo desses poderia se passar como um indie qualquer de celular ou computador. Os outros poderiam ser avançados, mas o esquema de cores característicos do spectrum entregava que se tratava de um jogo antigo. É um puzzle mas acho difícil explicar o gameplay, pois é algo bem único.  (Jogo Lançado em 2018)

4 - Yazzie,

 Aparentemente todos os jogos dessa lista são de puzzle,  acredito que deve combinar com o computador em si. Aqui controlamos um bonequinho branco que precisa coletar moedas, porém ele pode cavar para se livrar dos inimigos, isso me lembrou o arcade Lode Runner.  (Jogo Lançado em 2019)

5 - Gluf.

 O jogo mais impressionante se tendo em consideração sua palheta de cores. Em Gluf controlamos um sapinho animado que precisa colorir alguns espaços no chão; as vezes isso é uma tarefa difícil tendo em vista o fato de que as vezes tais plataformas somem. É um jogo com uma vibe bem feliz. (Jogo Lançado em 2019)

 Os criadores além da rom vendem também a mídia física, porém boa parte deles distribui gratuitamente seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário