domingo, 22 de maio de 2022

5 Jogos de Commodore 64 com gráficos maneiros.

 Commodore 64 foi um computador pessoal que ficou muito famoso na Europa e possuía gráficos em 8 bits. Eu só analisei por cima plataformas, mas com o tempo talvez eu encontre outras pérolas.

 Apesar de ser 8 bits, muitos jogos tinham gráfico inferior ao NES, justamente por ser um computador pessoal e muito do poder do sistema era realocado para outras funções da máquina.  Também tinha o fato de que muitos podiam ser ports de jogos de sistemas mais antigos como o ZX Spectrum, exemplo é Auf Wiedersen Monty - Do alemão "Adeus Monty".

 Eu não vou especificar jogabilidade, nem fazer review dos titulos citados, são só imagem para nós Brasileiros, não familiarizados com a maquina, possamos descobrir algum titulo considerado Hidden Gem. Até havia computadores nos anos 80 no Brasil, mas era para uma classe de elite muito restrita, e em sua maioria eram clones nacionais devido a reserva de mercado - não sei se o commodore 64 no entanto tenha sido lançado aqui, sei apenas que o ZX Spectrum foi lançado como TK90X e TK95, e que o TK2000 era um apple 2. Adendo aleatório que estou hiperfocada em computadores antigos faz um tempo, mas ainda não consegui me aprofundar como eu queria no sistema de terminais PLATO. 


 (clique para ler mais)



 Não está em ordem de melhor ou pior, é randômico. Optei dessa vez pelos jogos do gênero plataforma. Vamos aos títulos abaixo: 

1  -  Creatures 1 & 2

2 - Mayhem in Monsterland

3 - Rick Dangerous 1 & 2

4 - Its Magic 1 & 2 (Homebrew)

5 - Sam's Journey (Homebrew)

 Vale ressaltar algumas coisas; Rick Dangerous tem ports para outras plataformas como o seu sucessor o Commodore Amiga, porém não sei se tornou-se código aberto, pois assim como Doom foi portado por fãs para vários consoles, inclusive GBA, DS, 3DS, PS2, Wii... etc. Homebrews de qualidade até hoje são feitos para esse computador, muitos usando e abusando do poder da maquina, então tem muito o que escavar. Depois vou fazer um de MSDOS Underground.

Nenhum comentário:

Postar um comentário