01 - Tomb Of Genghis Khan.
Jogo visivelmente inspirado por Abul Simbel Profanation, para me validar o personagem que controlamos também é Johne Jones; Abul Simbel é conhecido pela reputação de jogo de dificuldade elevada, e aqui não fica assim tão para trás, você também vai passar raiva com o timing dos inimigos e os pulos meticulosos, isso tudo se passando em telas interconectadas de uma ruina. Temos que ajudar nosso aventureiro na sua procura pela tumba de Genghis Khan. Participou da MSXdev8.
02 - Slender - The Camping.
Demake ou re-imaginação do jogo de terror Slender: The Eight Pages, lançado em 2012; nele a gente era jogado numa floresta escura, sem ter nenhum ataque ou munição, só com uma lanterna em punho que ilumina o caminho e que no decorrer vai perdendo a bateria nos deixando no breu. Aqui não é muito diferente, só que ao invés de ser jogado em primeira pessoa, temos uma visão de cima, isométrica. Nosso objetivo é encontrar as anotações em papel esparramadas pela floresta, e talvez fugir? Um ser misterioso está sempre a espreita, e uma música diferente toca sempre que ele está mais perto. Participou da MSXdev13.
03 - Caverns of Titan.
Aqui temos de guiar um astronauta Willy através de 20 fases diversas, coletando os chips antes que ele perca todo o oxigênio. É um jogo de plataforma de tela única, com inimigos a serem evitados e com pulos que precisam ser milimetricamente calculados, bem ao estilo de Maniac Miner. Também podemos coletar mochilas no caminho par recarregar nosso oxigênio. Participou da MSXdev5.
04 - The Goonies R Good Enough.
Não se trata de um remake do jogo da Konami de 1986 - embora nele há certos elementos semelhantes, como as gotinhas de água que podem cair na nossa cabeça -, mas sim de um titulo também baseado no filme dos anos 80 "Os Goonies"; Nele a gente via as aventuras de um grupo de crianças que encontraram um mapa do tesouro, e os perigos que eles passam na busca dele. Aqui precisamos resgatar as crianças que estão presas, cada uma dela em uma das 6 fases, e cada uma delas tem um poder diferente. Se trata de um jogo de plataforma lançado em 2009, e seu nome e música é certamente é inspirado na música de Cyndi Lauper. Tem uma versão para MSX1, MSX2 e uma para Turbo R
05 - Treasure of Babylon.
Treasures of Babylon é um jogo de puzzle de MSX Turbo R lançado em 2016. Nele, você se vê preso nas ruinas da antiga cidade de Babylon, e para escapar precisamos perpassar por todos os 25 andares. Para abrir o portal que leva ao final da fase é necessário coletar todas as pedras esparramadas, mas com cuidado, tem-se em conta que o chão pode cair e te levar a morte certa! No decorrer também encontraremos outros tipos de chão, tais como: os que aguentam nosso peso sem sumir, ou que precisam ser pisados mais de 1 vez para cair. Também irá ter chaves que te levarão para pequenas áreas ilhadas, que são obrigatórias de serem exploradas por nelas também haver as pedras que ligam o portal. O sprite do personagem me lembra vagamente o de SaGa 1 de Wonderswan.
06 - Cold Blood.
Você recebe uma ligação, e é seu chefe o PacBoss te avisando sobre sua nova missão! Você precisa entrar na fortaleza de Ghost Heaven e comer todas as bolinhas do caminho. Fique despreocupado que elas são de baixa caloria, você não vai ficar obeso. Tente evitar os fantasmas e voltar da missão pra não perder o horário do jantar. Pela screenshot é visível que se trata de um jogo do Pacman, mas é bizarrice imaginar ele como um espião do exercito a lá Snake de Metal Gear. No decorrer encontramos itens para facilitar a missão, e sempre que tivermos alguma duvida podemos contatar o chefão. Após limparmos todos os cenários, nossa missão estará concluída. Desenvolvido pelo grupo Paxanga em 2009, ele vende a mídia física e lançou também uma versão para Colecovision.
07 - Shouganai.
08 - Factory Infection.
Foi lançado em 2004. Controlamos 2 canhões de laser, um deles a gente consegue mover usando as setas da diagonal, e o outro na horizontal. Há um vírus na fabrica, e precisamos torra-lo com cuidado, não podendo queimar outras mercadorias como disquetes, foguetes, entre outros objetos. Reconhecemos o vírus por ele ser verde, e ficar mudando de formato aleatoriamente. Se errarmos 3 vezes, perdemos o jogo, mas caso alcancemos o número da cota passamos de fase. A cada fase que passamos a cota aumenta.
09 - Grid Wars.
Jogo de uma pegada arcade: Somos lançados num grid, que pesquisando no google parece um papel quadriculado? Senti que lembrou uma teia, pois o ser que controlamos parece uma mosca na tela. Precisamos coletar todos os itens espalhados nessa teia, sem ser atingido pelas naves que atiram projeteis que estão na borda. Os objetos, e a forma com que são espalhados vária de fase para fase - que até onde vi, são mais de 14. Foi lançado em 2006, participou da MSXdev daquele ano.
10 - Blockbuster.
Imagina um jogo de combinar bloquinhos ao estilo Columns do Mega Drive, mas os blocos são maiores, o espaço limitado, e você pode realocar blocos abaixo daqueles que você já deixou cair. Porém aqui temos tempo limitado pra alocar o bloco, isso é visivel na barra do meio que vai enchendo uma linha vermelha até chegar ao topo. Temos também duas telas a se gerenciar, e precisamos pensar de forma que nossa jogada não ultrapasse o limite de uma delas. Caso uma cor apareça numa tela, mas você quer noutra, da pra você alternar. No decorrer o game vai aumentando a pontuação, e a dificuldade vai aumentando. O jogo participou da MSXdev de 2021.
11 - Word Invaders.
Nesse jogo de 2006 as "palavras" ficaram raivosas daqueles que não as digitam corretamente, agora ameaçam de atacar nosso sistema. É um jogo de digitar palavras, deve ser útil para quem não é familiarizado com o teclado, você vai ganhando pontos conforme vai acertando, e conforme você vai acertando a velocidade em que as palavras descem vai aumentando. O nome do jogo parece visivelmente inspirado no titulo "Space Invaders", acho que é proposital.
12 - Perfect Fit.
Jogo de quebra-cabeças minimalista e bem divertido. Vejo ele como um clone de sokoban que conseguiu diversificar, afinal, temos que levar blocos para seus respectivos lugares; e esses blocos não andam, deslizam. No decorrer vamos encontrando outros elementos que dão variedades aos puzzles, tais como: blocos de cores diferentes, setas que te guiam para um caminho diferente, elementos do cenário movíveis - usados para apoio durante o deslize -, e paredes penetráveis. Ele vem com um editor, da pra brincar e ficar muito tempo entretido. Tem sistema de passwords.
13 - MayQ Busters.
Na época pensei em coloca-lo entre os jogos novos de MSX, acredito que só não coloquei pela falta de informações. Eu reviro a internet e acho nada sobre, tentei procurar o site do desenvolvedor que é japônes, mas não ficou claro do que se trata o universo da série; sim, se trata de uma série! Mas em cada jogo com o nome "MayQ" ele põe uma gameplay diferente; num deles ficou um rpg de bumping nos inimigos a la Hylide, noutro ficou cheio de masmorras com inimigos que pelo visual me lembrava Xanadu, noutro ele até tentou se reinventar misturando masmorra com escavação. Quando pesquisava essa série, aparecia "Dragon Busters", e realmente lembra pelas imagens desse jogo, mas como nunca joguei digo que experimentei algo parecido com Adventure do Atari. Me senti jogada ali sem saber a história e tinha que me virar. São varias saletas interconectadas contendo inimigos, e em muito deles contendo chefes; alguns desses chefes te dão como recompensa chaves para abrir baús ou poções que curam todo seu HP. Por eu poder ir pro lado que eu quiser, e as saletas não serem sempre retas - algumas contem andares com lances de escada - senti uma liberdade boa de ir e vir. O autor parece ter um trabalho bem interessante, pelo site oficial da a entender que ele também mexe com produção de homebrews para NES e até 3DS.
14 - Nanake's Bridgedrome.
Jogo de puzzle lançado em 2005 e também participou da MSXdev5. Aqui o mistério é fazer o pinguim chegar no ponto marcado como final da fase. No entanto temos um desafio: Só podemos caminhar uma quantidade de vezes igual ao do numero que pisamos; assim se cria uma plataforma rumando o caminho que escolhemos. Porém, não é possível rumar para um lado cujo espaço entre um número e outro seja muito pequeno, ou entre o número e uma parede. Usemos de exemplo essa imagem, não seria possível criar uma plataforma para baixo se pisássemos no número quatro, nem para a esquerda dele, só para a direita. Temos tempo e um número limitado de vidas.
15 - Cuncuna.
Jogo com a temática de cobrinha, daqueles que quanto mais comemos os itens no mapa, mais nossa cobrinha fica maior, e devemos tomar cuidado para não tocar no nosso próprio corpo - caso contrário, é game over. Temos no entanto um desafio a mais: temos de perambular por um labirinto, ao estilo de um clone de nibbly. Não controlamos a movimentação da cobra sempre, muitas vezes só a direcionamos enquanto ela segue descontrolada; não parece algo sempre assertivo. Participou da MSXdev20.
16 - QBIQS. Jogo lançado em 2010, participou da MSXdev daquele ano! É um titulo fortemente inspirado em Quarth, um dos últimos jogos lançado pela Konami para o MSX. Nele controlamos uma nave que fica na parte inferior na tela, e solta blocos ao invés de munição propriamente dita. Esses blocos se acoplam a outros esparramados na fase, objetos esses que se destroem quando tomam uma forma geométrica simétrica; cuidado para não confundir a forma própria do objeto com a do todo, você vai se desengonçar todo e perder o timing perfeito para destrui-los; afinal a fase rola consecutivamente na horizontal, e se os blocos ultrapassarem a linha branca é game over. Temos também um modo co-op, onde dois podem jogar simultaneamente ou até mesmo escolher uma fase favorita.
17 - Pickin X. Em Pickin X precisamos organizar as caixas coloridas dentro de redutos com suas respectivas cores. Posso estar soltando um achismo, mas o jogo parece se passar numa visão isométrica e minimalista de uma central de correios. Você tem um tempo determinado para cumprir sua tarefa, e uma garra que perambula pela sala as vezes desorganiza as caixas. Vejo o titulo como uma diversificação dos puzzles de Sokoban, as vezes quando você está quase terminando aparece um redemoinho que te leva para varias direções e te limita totalmente os movimentos por alguns segundos. Pena que faltou uma musiquinha. Participou da MSXdev21
18 - Ball Quest.
Guiamos uma bola através de fases de plataforma side scrooling, nosso objetivo é coletar chaves, mas também podemos coletando frutas ou outros objetos como os cristais para aumentar a pontuação. Sendo uma bola, você pode quicar para alcançar um pulo maior, e dependendo da intensidade também sua velocidade. Enfim, o controle dessa bola exige técnica, o que pode ser desafiador, já que se você cair do céu você perde uma das suas 3 vidas. Foi lançado em 2007.
19 - Pixiedust.
Jogo lançado em 2010, participou da MSXdev daquele ano! É um titulo fortemente inspirado em Quarth, um dos últimos jogos lançado pela Konami para o MSX. Nele controlamos uma nave que fica na parte inferior na tela, e solta blocos ao invés de munição propriamente dita. Esses blocos se acoplam a outros esparramados na fase, objetos esses que se destroem quando tomam uma forma geométrica simétrica; cuidado para não confundir a forma própria do objeto com a do todo, você vai se desengonçar todo e perder o timing perfeito para destrui-los; afinal a fase rola consecutivamente na horizontal, e se os blocos ultrapassarem a linha branca é game over. Temos também um modo co-op, onde dois podem jogar simultaneamente ou até mesmo escolher uma fase favorita.
17 - Pickin X.
Em Pickin X precisamos organizar as caixas coloridas dentro de redutos com suas respectivas cores. Posso estar soltando um achismo, mas o jogo parece se passar numa visão isométrica e minimalista de uma central de correios. Você tem um tempo determinado para cumprir sua tarefa, e uma garra que perambula pela sala as vezes desorganiza as caixas. Vejo o titulo como uma diversificação dos puzzles de Sokoban, as vezes quando você está quase terminando aparece um redemoinho que te leva para varias direções e te limita totalmente os movimentos por alguns segundos. Pena que faltou uma musiquinha. Participou da MSXdev21
19 - Pixiedust.
Eu jurava que era um jogo de navinha, mas não, embora a animação da tela seja de um, aqui precisamos guiar uma fada através de várias florestas desviando de inimigos. Tendo tomado o devido cuidado com os perigos da mata, e perdurado vivo até certo tempo, você é levado para a próxima fase. Foi lançado em 2012.
Eu jurava que era um jogo de navinha, mas não, embora a animação da tela seja de um, aqui precisamos guiar uma fada através de várias florestas desviando de inimigos. Tendo tomado o devido cuidado com os perigos da mata, e perdurado vivo até certo tempo, você é levado para a próxima fase. Foi lançado em 2012.
20 - Mr.Mole.
20 - Mr.Mole.
Jogo de quebrar blocos ao estilo de Breakout ou Arkanoid. São 20 cavernas diversas onde controlamos uma toupeira; não podemos deixar a bolinha cair, e passamos de fase assim que terminamos de quebrar todos os blocos. No decorrer esses blocos aparecem de cor diferente, e insetos indesejáveis passam a bloquear nossa bola. Participou da MSXdev7.
Menção honrosa:
Dungeons & Dragons. RPG baseado no desenho Caverna do Dragão que fez muito sucesso no Brasil; No desenho acompanhávamos crianças que depois de passarem por um brinquedo num parque de diversões são transportados para um mundo de fantasia, e nele cada um deles tem uma habilidade especial. Sempre são guiados pelo Mestre dos Magos, que quase sempre sumia, provável alusão ao universo de D&D onde aquele que mestra no decorrer vai quase que "sumindo", tamanha a narrativa que ele conta a fim de nos trazer imersão. Enfim, eles procuram o caminho para casa, mas nunca encontram. Há boatos de que não teve um final concreto, e se teve é perdido e cancelado. Se popularizou em alguns recantos da internet boatos bizarros de que foi cancelado porque no final descobre-se que as crianças estavam na verdade, presos no inferno! Mas se trata apenas de um boato? Não sei! Enfim, esse jogo foi lançado em 2004 para o MSX Turbo R e foi desenvolvido por um brasileiro de forma comercial, e de acordo com um site que li, ele é impossível de se rodar num emulador. Até ai tudo bem, não preciso necessariamente "jogar" para tomar uma conclusão e escrever sobre um titulo, mas me é obrigatório encontrar uma gameplay, e infelizmente só acho imagens e há pouquíssima coisa sobre o titulo na internet. Seria interessante no futuro assistir alguém que tenha o jogo e uma placa de captura, mas cada dia que passa pode se tornar mais difícil? Afinal, o que mais tem é piada do Turbo R estar valendo mais que barras de Ouro, que agora não precisa investir em Dollar, e sim num Turbo R e deixá-lo para as futuras gerações em testamento.
Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.
Dungeons & Dragons.
RPG baseado no desenho Caverna do Dragão que fez muito sucesso no Brasil; No desenho acompanhávamos crianças que depois de passarem por um brinquedo num parque de diversões são transportados para um mundo de fantasia, e nele cada um deles tem uma habilidade especial. Sempre são guiados pelo Mestre dos Magos, que quase sempre sumia, provável alusão ao universo de D&D onde aquele que mestra no decorrer vai quase que "sumindo", tamanha a narrativa que ele conta a fim de nos trazer imersão. Enfim, eles procuram o caminho para casa, mas nunca encontram. Há boatos de que não teve um final concreto, e se teve é perdido e cancelado. Se popularizou em alguns recantos da internet boatos bizarros de que foi cancelado porque no final descobre-se que as crianças estavam na verdade, presos no inferno! Mas se trata apenas de um boato? Não sei! Enfim, esse jogo foi lançado em 2004 para o MSX Turbo R e foi desenvolvido por um brasileiro de forma comercial, e de acordo com um site que li, ele é impossível de se rodar num emulador. Até ai tudo bem, não preciso necessariamente "jogar" para tomar uma conclusão e escrever sobre um titulo, mas me é obrigatório encontrar uma gameplay, e infelizmente só acho imagens e há pouquíssima coisa sobre o titulo na internet. Seria interessante no futuro assistir alguém que tenha o jogo e uma placa de captura, mas cada dia que passa pode se tornar mais difícil? Afinal, o que mais tem é piada do Turbo R estar valendo mais que barras de Ouro, que agora não precisa investir em Dollar, e sim num Turbo R e deixá-lo para as futuras gerações em testamento.
Os desenvolvedores interessados em fazer propaganda precisam conversar comigo primeiro! Não coloco links por medo deles quebrarem depois, isso está dando problema na revisão. Obrigada pela compreensão.
O nome do jogo é Caverns of Titan, plural.
ResponderExcluirVou corrigir! Obrigada
ExcluirAgora fiquei com medo de ir num parque nesses brinquedos! Ninguem nunca me avisou que existia esse perigo!
ResponderExcluir