156 - Federation Z.
Federation Z é o que temos de mais próximo de Starfield no ZX Spectrum. Koji Bakuto é uma pessoa inteligente e trabalha como designer de mechas terráqueos, quando num festival um colega o convida para participar da federação Zork. A federação precisava de um capitão de renome para dirigir a nave, e Koji felizmente tem todos os atributos necessários. Devemos expandir nosso território e influencia pelo setor ômega, seguindo as ordens do general e completar as sete missões principais do jogo, escolhendo se viramos heróis ou se somos relegados ao limbo espacial. Embora eu cite Starfield está longe de ser um rpg, está mais para um simulador. Há updates a se comprar, planetas e raças alienígenas a se descobrir; uma delas é tranquila, enquanto a outra é bem hostil, diversas vezes nos atacando quando circundada. As lutas contra os inimigos se passam no espaço, vira um shooter de navinha, e além dele outro perigo recorrente são as chuvas de asteroids. Por vezes vitoriosos adquirimos dinheiro, que pode ser trocado posteriormente por vários power ups. Também podemos mineirar materiais dos planetas, e aos poucos os pontos chave são marcados no mapa. O jogo como um todo é um estratégia diferente, e com certeza é um titulo convidativo para os fãs do gênero, e para os que tem a mente aberta de conhecer algo fora da curva. Como não sou boa com números, e odeio receber as ordens do general, é algo que eu passo.
157 - 4K Race Refueled.
Esse jogo se trata de uma continuação de 4K Race para o ZX Spectrum, porém devido as mudanças e adições mínimas pode muito bem se passar por mera atualização. A principal delas é o tamanho dos carros e da paisagem ao fundo. O objetivo é claro e simples: entre na pista e ganhe dos outros carros dando sete voltas na pista. Não há tela de seleção nem uma história muito elaborada, é tudo direto ao ponto. O jogo roda de forma suave, o que torna apesar dos pesares a gameplay convidativa. Nossa maior dificuldade, no entanto, é sem duvida desviar dos outros carros, e as curvas da pista que podem nos fazer derrapar e explodir. Ademais, a experiência teria sido ainda melhor se fosse adicionado alguma música para o modulo 128k.
158 - Dead End.
Inicialmente da-se a impressão de ser outro clone de sokoban, mas não, nesse jogo de puzzle escrito em basic e lançado em 2019 controlamos um robô que precisa empurrar caixas a fim de chegar a saída. Isso infelizmente não é tão fácil quanto aparenta, pois o robô precisa fazer um impulso antes de empurrar a caixa, precisando de um espaço extra atrás dele. Se tivesse penalidade para a quantidade de movimentos seria ainda mais difícil. São 10 fases no total, após isso voltamos para a primeira fase e o jogo se repete. Tem como inspiração o jogo DeadEnd lançado para Mac em 1990.
159 - Space Escape.
Em Space Escape tomamos controle de um astronauta, preso obviamente em algum lugar longínquo do espaço. Sua nave está distante, sem combustível, e cabe a nós explorar esse terreno cheio de ufos e extraterrestres. São 35 saletas interconectadas com algumas pequenas tarefas a serem concluídas, uma dimensão menor e mais minimalista de um metroidvania - como citado na brincadeira do desenvolvedor "Spectrovania". O engraçado é que o nome da nave do protagonista é ZX82. Em alguns aspectos, como o plataforma, ele lembra muito Jet Set Willy, mas com menos objetos psicodélicos e adiciona ação proporcionada de uma arma lazer que encontramos no caminho.
160 - Sardonic.
Sardonic é um Shooten Up vertical lançado para o ZX Spectrum em 2019. São cinco fases, cada uma com um chefe diferente, mas todos os inimigos são iguais: São quatro no total, e cada um deles da uma pontuação diferente. Por vezes quando detonados, eles soltam mais armamento, mais vidas, mais bombas ou pontos extras. Cada um desses inimigos é bem distinguível, pois cada um deles tem uma cor diferente; E tirando o ultimo chefe, os chefes são versões com sprites maiores dos inimigos comuns. O jogo é para os moldes do spectrum até fluido, mas não espere algo frenético. Ademais o efeito das bombas explodindo no cenário é bem gratificante. Embora haja uma música no menu, essa música não continua tocando durante o gameplay.
Sardonic foi feito por um português :)
ResponderExcluirTop, eu não sabia disso, eu já pensei em fazer listas com jogos brasileiros e portuguêses, ou que tivessem localização no idioma português mesmo. Mas não sei se farei isso... Quero terminar mais listas do que começar novas.
Excluir