Eu gostava muito mais de Romancing SaGa 3 porque me lembrava da minha experiência com o primeiro. Como eu já tinha jogado o primeiro jogo, achei tudo muito intuitivo. O segundo parecia muito complexo, e os sprites do terceiro jogo eram mais atraentes para mim...
quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 31.
156 - Federation Z.
Federation Z é o que temos de mais próximo de Starfield no ZX Spectrum. Koji Bakuto é uma pessoa inteligente e trabalha como designer de mechas terráqueos, quando num festival um colega o convida para participar da federação Zork. A federação precisava de um capitão de renome para dirigir a nave, e Koji felizmente tem todos os atributos necessários. Devemos expandir nosso território e influencia pelo setor ômega, seguindo as ordens do general e completar as sete missões principais do jogo, escolhendo se viramos heróis ou se somos relegados ao limbo espacial. Embora eu cite Starfield está longe de ser um rpg, está mais para um simulador. Há updates a se comprar, planetas e raças alienígenas a se descobrir; uma delas é tranquila, enquanto a outra é bem hostil, diversas vezes nos atacando quando circundada. As lutas contra os inimigos se passam no espaço, vira um shooter de navinha, e além dele outro perigo recorrente são as chuvas de asteroids. Por vezes vitoriosos adquirimos dinheiro, que pode ser trocado posteriormente por vários power ups. Também podemos mineirar materiais dos planetas, e aos poucos os pontos chave são marcados no mapa. O jogo como um todo é um estratégia diferente, e com certeza é um titulo convidativo para os fãs do gênero, e para os que tem a mente aberta de conhecer algo fora da curva. Como não sou boa com números, e odeio receber as ordens do general, é algo que eu passo.
terça-feira, 17 de setembro de 2024
Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 30.
151 - Space Racing
No ano de 2560, a humanidade se espalhou pelo universo, entrando em contato com diferentes formas de vida. Dessa relação criou-se contatos; relações culturais, tecnológicas e comerciais. Entediados com a monotonia, os ricaços da atualidade trouxeram a corrida de formula 1 para os tempos atuais, adicionando ainda mais perigos! Naves espaciais em pistas cheias de circuitos difíceis e armadilhas! Mas somente um tolo iria querer participar... Resolvido! Os corredores são prisioneiros comuns, e o premio principal - além de se manter vivo -, é a liberdade. São 8 pistas no total, e em cada uma delas precisamos estar ao menos entre os 3 primeiros colocados para sermos classificados. Podemos escolher entre quatro naves, mas tirando o fator visual não encontrei informação se há diferenças funcionais entre elas; ademais, cada nave tem um corredor, e alguns deles reconheço como sendo de F-Zero. Nossa nave conta com sistema de escudo, que pode ser reparado ao passar por um pitstop, o que é muito útil considerado o impacto de outras naves que tentam te jogar para a borda. Junto com os boosts de impulso que ganhamos há cada volta, no caminho há diversos pontos de efeitos, alguns que podemos usar de vantagem; entre eles um pode aumentar significantemente nossa velocidade. Mas devemos tomar cuidado, pois assim como há bons power ups, existem ruins, como o que te faz pular para longe, perder o controle da nave, ou te faz perder a potencia. Enfim, há muitos outros! É um jogo bem audacioso, pois se entendi bem, com esse efeito 3D tira leite de pedra do z80.
quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 29.
146 - The Order of Sleeping Dragon.
Jogo de RPG com uma história simples, mas como é um gênero que faz falta no Spectro sempre que vejo um meus olhos brilham. A gente controla um garoto simples do campo, cuja a aldeia é constantemente atacada por demônios; esse garoto almeja poder treinar com os monges e ser capaz de defender sua aldeia, mas seu pai não confia neles e consequentemente não o permite. Um dia, após acionar o sino, um alarme para os monges do templo virem socorrer a cidade, adentrando sua casa o garoto gela ao ver seu pai morto! Um demônio o matou! Agora temos de optar por seguir essa jornada de vingança, e principalmente de crescimento pessoal, pois sendo um rpg ganhamos experiência e aos poucos vamos ficando mais fortes. O jogo possui um arsenal variado, lugares a explorar e personagens para interagir. A batalha é de ação quase que em tempo real, de alguma forma ele me lembra um Zelda mais rustico, não deixa de ser surpreendente o trabalho adicionado a esse jogo, pois tem até um chefe final com sprites bem grandes.
segunda-feira, 9 de setembro de 2024
Andei e ando hiperfocada na série SaGa
Quando estava sem a tela de computador, foi esse tipo de jogo em que fiquei gastando o tempo. É um tipo nichado, quase que underground, e pelas mecânicas serem muitas vezes experimentais acaba afastando o publico, principalmente iniciantes do gênero RPG. Seu criador é Akitoshi Kawazu, um dos poucos da velha guarda que continua na ativa dentro da Square Enix; Ele também é conhecido por ser um colaborador da série Mana, mas principalmente com seu envolvimento com Final Fantasy 2: Que foi dependendo da perspectiva um fracasso no quesito atmosfera, e não prendeu as pessoas em relação ao sistema. As pessoas costumam brincar que Final Fantasy 2 foi um protótipo do que veio aparecer consecutivamente em sua carreira com SaGa, nomeando-o de vez em quando como SaGa 0.
Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 28.
141 - Super 48k Box.
Super 48k Box se trata de um demake de Super Crate Box, um jogo com uma pegada arcade onde somos jogados numa tela única, cheia de plataformas, e inimigos a serem derrotados. A pontuação depende de quantos você conseguiu derrotar até ser atingido e morrer. Somos apresentados a um arsenal diverso no jogo, Por algum motivo me lembrou um Bubble Bubble, só que sem a pegada family friendly - já que o jogador usa uma arma. Temos quatro cenários para escolher e power ups variados. Ademais, só senti falta de uma música na versão 128k
Assinar:
Postagens (Atom)