terça-feira, 16 de julho de 2024

Jogos Novos de ZX Spectrum - Parte 26.

 131 - Cosmic Payback.


  Na Terra de 2562, as pessoas viviam em harmonia e paz após longo tempo de guerra. Porém, em algum momento especifico seres extraterrestres invadiram o planeta minando todo o ouro! Agora vive-se em uma iminente crise no mercado financeiro, e também tecnológico - visto que ouro também é usado como condutor energético. Com o que restou do ouro não saqueado, criaram uma nave no formato circular, nave essa controlada por uma força tarefa internacional, cujo objetivo é retomar tudo a que a humanidade pertence. O jogo se apresenta numa engine pseudo 3D com cores diversas a depender da fase; a nave precisa perpassar pelo planeta inimigo, quicando sob ele, e passando por vários trajetos de plataforma; algumas delas podendo se mover num ritmo especifico, ou sumindo sempre que for tocado. Também há teleportes e catapultas que arremessão pra um lugar mais distante. Temos de coletar todo ouro da fase antes de adentrar o portal final, são 15 níveis no total. O jogo apresenta um pequeno efeito de paralax com as estrelas se movendo ao fundo, e sendo um game muito ousado é compreensivo o pequeno raio de visão do draw distance. A diferença do modo casual para o arcade é que nele temos vidas infinitas e não recebemos pontuação. 

 132 - Flype.


  Flype é um jogo de puzzle lançado em 2015 para o ZX Spectrum 48k; nele controlamos um robô que parece mudar o seu ponto de gravidade quando pula, grudando assim na plataforma mais próxima como se ela fosse um planeta. O objetivo é dar 3 cabeçada em todas as esferas do cenário para ir para a próxima fase - são 20 no total. Em meio a aventura há objetos pontiagudos e criaturas transitando no cenário que devem ser evitados caso não queira perder uma vida. A dificuldade aumenta gradativamente com o aumento da quantidade deles ou novas mecânicas que vão nos sendo apresentadas. Eu acho a ideia do jogo bem parecida com a de um jogo underground de MSDOS de nome Cool Croc Twins. 

 133 - BoxeS.


   Em BoxeS somos um organizador de caixas, e nos é requerido em cada fase organiza-las de acordo com um modelo apresentado, quanto mais rápido organizar melhor será nossa pontuação, mas caso percamos demais o horário estipulado podemos além de perder o jogo perder o emprego! A complexidade da tarefa está no fato de que ao controlar uma caixa, acabamos por controlar todas, e temos de usar inconsistências do cenário a nosso favor; como alguma fresta que pode ser usada pra elevar ou freiar uma delas. Porém, deve-se ter cuidado! Aparentemente o conteúdo dentro das caixas é frágil, você não pode pressionar duas na mesma linha contra a parede e não querer que elas sejam esmagadas. 

 134 - Oddi the Viking.


  Embora Oddi the Viking tenha uma engine isométrica similar as da Ultimate Play the Game, o jogo não se trata muito de puzzles e exploração, seu objetivo é bem direto: Encontre a saída do castelo! São vários cenários coloridos com algum elemento estético aqui e acolá, alguns se ambientando em pátios e cemitérios, mas resumidamente se trata de um labirinto de turnos. Conforme você da um passo, os esqueletos também o fazem; Só que eles tem a vantagem de andar dois passos ao invés de um só. Então nos cabe melhor calcular o caminho, visto que dependendo do lado que o esqueleto for ele pode vir a ser barrado por uma parede. Ele sempre se move no sentido leste-oeste, e quando não consegue vai no sentido norte-sul. O jogo foi lançado em 2010.


 135 - Biscuits in Hell.


  Jogo para os fãs do Cookie Monster, o alucinado monstro azul comedor de biscoitos do Vila Sésamo. Em cada fase há um tipo de biscoito diferente e precisamos coletar todos eles! Numa dificuldade praticamente dos infernos! O gameplay é side-scrooling, e podemos usar as finas plataformas coloridas como atalho para o andar de baixo; ao descer o ultimo você volta para o começo. O andar de cima também pode ser alcançado ao caminhar para a extrema esquerda da tela, o mesmo podemos dizer se você quiser descer, basta ir para a extrema direita. Embora não haja uma barra de pontuação, a sensação é a de estar num arcade punitivo com uma quantidade generosa de vidas - que chega a mais de 100; não basta ter que andar desviando dos monstros, precisa tomar cuidado com o raio colorido que passa de tempos em tempos devastando o andar. Além das bombas que aparecem explodindo tudo menos o inimigo! Jogo lançado em 2017. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário