sexta-feira, 19 de abril de 2024

Meus jogos favoritos de MSX de 2023

Snake & Rhino in Sketchbook

 Aparentemente esse jogo venceu o MSXdev de 2023, e dou certa razão, porque se é difícil fazer um jogo aparentar um desenho se feito num pc atual imagina num antigo? Ele se passa num caderno e passa essa aura de adaptação de um programa infantil. No jogo controlamos 2 animais, cada qual com uma habilidade, seus pros e contra, e devemos guia-los até a saída rumo a próxima fase. O titulo pode ser jogado com duas pessoas, cada uma controlando um dos animais. A música do jogo também me passa a vibe daqueles clássicos da época dos 8 a 16 bits. Não há muito mais a dizer, eu gosto muito de jogos de quebra-cabeças. 

Eggy Maze.

 Aqui jogamos com o que acredito ser um parente do Lolo? O esprite do bonequinho me lembra o de Eggerland Mystery da Hal Laboratory. Me causa um leve estranhamente essa sensação do gráfico parecer um pseudo 3D com visão isométrica. Temos várias áreas interligadas de labirintos, com puzzles que envolvem muitas vezes empurrar as caixas ou as bolas de praia espalhadas no cenário - aliás, adorei a física delas, e então coletar ovos. A música me faz sentir que estou indo dar um passeio no parque, mas logo me perco nesse jogo feliz e bonito, e passo a me sentir extremamente burra. 

Duckstroma Parte 2.


 Voltamos a saga da pata Aura, cujo o trabalho continua sendo o de entregadora. Por algum motivo, ao cair no limbo encontra uma nota dizendo-a assim: "Encontre as cinco estrelas e então você nos libertará". Assim como no primeiro jogo, o pato tem o poder de soltar um ovo que explode nos fazendo dar um pulo mais alto. Aqui ele também está com uma roupinha de cavaleiro e atira espadas - o que torna o jogo mais fácil que o anterior? A versão do ZX Spectrum foi o primeiro jogo de ZX que terminei desde que fiquei sem computador por quase 1 ano e meio, vou tentar gravar ele depois. A versão de MSX me pareceu ter as cores e sprites levemente mais suaves que a de ZX.

Tenebra 2.

  O jogo contém uma paleta mais minimalista, mas passa essa bem essa ideia sombria de você estar preso num limbo escuro a procura de uma luz. Para progredir precisamos levar tochas de um ponto a outro, as vezes abandona-la ou realoca-la; algumas possuem um alcance distinto, também há outros objetos espalhados no local como chaves e machados, itens também uteis para a resolução dos puzzles dessa aventura. Sua falta de música ambiental também contribui para essa sensação de angustia, algo similar a claustrofobia? Não sei direito ao certo. O primeiro titulo da série Tenebra ganhou na categoria puzzle do Gotty ZX Spectrum de 2022 - naquele evento eu consegui ser uma das juradas, mas depois fiquei inapta pois sabem que fiquei sem computador. 

The Goblin.


 Foi lançado primeiro no ZX Spectrum e só depois recebeu uma versão para MSX. Os demônios de Morleck fugiram, e cabe a nós controlarmos um Goblin beberrão cujo o intuito de prendê-los de volta. Quando ele arrota seu bafo deixa os monstros irados, momento pertinente para guia-los até um portal que os levará de volta para sua prisão demoníaca. É um jogo de arcade rápido, e como tal há limite de tempo, comportamento distinto dos inimigos e plataformas espalhadas. De cara já é visível a inspiração em Bubble Bubble, apesar de não controlarmos um ser fofinho continua um gameplay divertido. Ah, a cachaça não é eterna e por isso precisamos diversas vezes voltar para recarregá-la. 

Como podem ver, os que mais gostei eram jogos com quebra-cabeça ou plataformas, por esse motivo não leve essa lista para algo pessoal, não sou alguém de renome e nem falo por nenhuma revista especializada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário