segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Jogos Criativos de ZX Spectrum + 10

01 - Husband Chores (Homebrew).


 Husband Chores fala nada mais nada menos da escravidão do homem moderno. Sabe o trabalho chato que sua esposa te manda fazer de jogar o lixo fora senão ela vai ficar falando na sua cabeça?  É isso mesmo, você vai ter que lidar com isso, mas aqui o lixo acumula e nunca acaba! Precisamos também desentupir as privadas. A maior ameaça caso não termine seus serviços a tempo é ir dormir na casinha do cachorro. Foi lançado em 2016.

(Clique para ler mais...)

02 - Mike the Guitar - The Shooter (Homebrew).


 Primeiramente existem 2 jogos com esse nome, e isso me confundiu sobremaneira. Além do mesmo nome, possuem o mesmo tema! Acredito que seja ambos do mesmo autor - caso contrário, é muita coincidência. O primeiro da imagem funciona como um labirinto repleto de inimigos - esse infelizmente não consegui jogar na internet, e o arquivo tap que achei aparenta danificado. O segundo é um shoot'em up horizontal que foi lançado em 2019; Controlamos uma guitarra em um cenário que lembra uma partitura, derrotando outros instrumentos musicais. Todos estão dentro de um jukebox. 


03 - The Hair-Raising adventures of Mr Hair (Homebrew).


  Embora a história nos conte que somos um fio de cabelo a procura da liberdade, infelizmente ela não diz o porquê e nem onde nos situamos. Se é uma metáfora para a dificuldade da vida, cabe ao jogador compreender o que achar mais importante, mas isso não é relevante. Apesar do personagem ser criativo, o jogo é um plataforma padrão para o spectrum: Precisamos coletar estrelas para abrir barreiras mágicas e evitar tudo que for hostil, dentre eles morcegos, aranhas e objetos pontudos. A titulo de curiosidade, se der Game Over você vai acabar escutando um remix de uma música conhecida do Queen. 

04 - Omelettes for Breakfast (Homebrew).


  Bora acordar e atormentar o galo? Ops, ou melhor dizendo, galinha... Somos o mestre cuca do rei, e ele exige omelete para o café da manhã. Mas o robô assistente está aparentemente com defeito, roubando os ovos quando pode, nos atacando e deixando biruta; As vezes ele também tenta matar a galinha. O estagiário cujo o intuito também é ajudar, também é outro que só sabe atrapalhar. É um jogo de plataforma com pegada arcade: faça de tudo para pegar os ovos e colocá-los na frigideira. Foi lançado em 2017.

05 - Birdy Cantabile (Homebrew).


  Birdy é um pássaro que sonha em ser maestro, mas justo no dia que teria a audiência de teste as folhas da partitura saíram voando. Agora é preciso procurá-las nos salões de ensaio, desembaralha-las e coloca-las em ordem no atril do salão principal. Em cada sala tem um desses apoios de partitura, só que sem o metal, onde Birdy pode verificar a numeração da página. O jogo é um plataforma interessante lançado em 2019, mas o inicio pode ser um pouco complicado, pois efeitos visuais podem por vezes confundir jogador. As vidas não são infinitas, portanto cuidado com as notas voadoras que gostam voadoras e dançantes que gostam de frequentar os salões.

06 - Homebrew (Homebrew).


  Você é um barril de cerveja tentando adquirir licor das frutas atirando nos insetos. Pegue 8 frutas indicadas e terá um bônus, encha seu frasco e fermente o liquido para passar de fase. A capa do jogo me lembra Pssst, embora a jogabilidade lembre vagamente Cookie, pois também é um shoot'em up arcade de tela única. Seus primeiros inimigos são abelhas, mas com o tempo passa a ter mais diversificação. Foi lançado em 2009.


07 - 
 Paintball 2048 (Homebrew).


  Paintball 2048 não é futurista só no nome: O conceito de se jogar paintball aqui evoluiu, adicionando armas mortais, além de outras quinquilharias que você pode adquirir na loja usando o número da sua pontuação. É realmente um paintball, pois você pode pintar as paredes com a sua cor. Temos que proteger nossa bandeira e derrotar os inimigos - os inimigos podem ser trocados por um amigo, deixando a partida mais divertida e estratégica. Foi lançado em 2019.




08 - Spider Mami (Homebrew).


  Jogo de puzzle de tela fixa onde controlamos uma mamãe aranha, que precisa levar moscas para seu ninho. Sendo uma aranha, você consegue grudar em qualquer superfície, seja ela chão ou teto. Devemos tomar cuidado com plantas negras que nos são venenosas, o mesmo digo para os escorpiões que querem nos caçar. Me pergunto que raça de aranha é essa, pois li que algumas acabam servindo de comida para os próprios filhos. Foi lançado em 2020.

 

09 - Pinky Pills Maniac Moritz and the Meds (Homebrew).


 Lançado em 2017, o jogo se passa nos pesadelos de um cachorrinho, que está sedado no hospital veterinário. Ao menos em e meio aos pensamentos mais horríveis ele encontra ossos, e ao coletar todos abrimos uma nova fase. O gameplay é visivelmente inspirado por Maniac Miner, e você pode escolher a versão com ou sem cronômetro. Embora o conceito seja interessante por si só, o que está por detrás do jogo é melhor ainda: Moritz existe, e as aventuras são invenções de um dono amoroso e criativo - até tirinhas de HQ ele protagoniza. Reconheci a música Sweet Dreams da abertura e primeira fase.

10 - Azzurro 8 Bit Jam (Homebrew).


 Bora ficar chapado? O barman vai colocando a bebida na mesa, e tu precisa virar o copo na ordem certa! A ordem nos é mostrada pela barra na lateral, e não podemos demorar muito, pois o barman não sabe parar, se encher a mesa é game over. Me pergunto quem está bancando isso tudo. Jogo de puzzle de 2011, também tem versão para MSX.


2 comentários:

  1. Existem dois Mike the Guitar (do mesmo autor). O normal, que tens na foto em cima, e o The Shooter. Se fizeres uma busca no Planeta Sinclair vês a review de cada um :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia disso, eu até encontrei uma review do primeiro, mas não consegui achar um .tap que rodasse - ficava travado no menu.

      Excluir